O brasileiro é realmente apaixonado por carros isso é verdade, mas, também é verdade que o brasileiro não pensa duas vezes antes de financiar a compra do automóvel e se endividar. É claro, que a maioria das pessoas consegue de certa forma arcar com os valores do financiamento, mas muitos se enrolam e criam um problema que cresce a cada mês. A falha no planejamento para compra emperra no esquecimento de que a compra financiada do carro carrega consigo outras despesas: IPVA, combustível, seguro, manutenção corretiva e preventiva, estacionamento, lavagem, estacionamento, multas, etc.
A conta é simples, o valor pago na parcela do financiamento do carro é muito parecido com o valor que precisará ser pago com as outras despesas, infelizmente na hora de optar pela compra dificilmente paramos para analisar os números do custo da manutenção do carro.
Carro não é investimento
Muitos defendem a compra do carro como um investimento, pois bem, se o carro não tem um objetivo meramente comercial o discurso cai no vazio, se alguém ainda acredita que carro é investimento melhor rever os conceitos o mais rapidamente possível.
Muitos vão torcer o nariz para o que irão ler agora, mas comprar e manter um carro no Brasil é pra quem pode não para quem quer. Faça as contas, com calma irá perceber que o automóvel pode ser um luxo que não vale a pena manter. Utilizar o serviço de taxi mais vezes e alugar um automóvel na necessidade de uma viagem pode ser muito mais econômico.
É claro, no final a decisão será sempre sua. As boas decisões criam a expectativa positiva de lá na frente poder optar sem a preocupação do que acontecerá no final do mês. É sábio quem sabe esperar.
Na última semana tive a oportunidade de abordar a compra do automóvel no Programa Top Money do Portal de notícias InfoMoney. O tema do programa foi: Vale a pena comprar um carro via leasing:
Durante o programa que contou ainda com a presença dos educadores financeiros Conrado Navarro, André Massaro, Antonio De Júlio e Sinésio Alves foram discutidos os seguintes temas:
Quais as principais diferenças entre o leasing e o financiamento tradicional?
Como funciona o leasing em termos práticos? É um aluguel com opção de compra ao final?
Questões como propriedade do bem e carência podem influenciar a decisão de compra através do leasing, portanto é importante informar-se antes de tomar qualquer decisão;
O perfil do brasileiro dá preferência ao financiamento tradicional, enquanto outros países optam muito mais pelo leasing. O que isso significa?
Convido você a assistir ao vídeo e fazer uma reflexão sobre o papel do automóvel nas despesas da família. Lembre-se que todos podem errar o fundamental é perceber o erro e acabar com o problema.
Até a próxima.