Mercado

Aprenda a lidar com suas dívidas

A principal dica é: Para sair da dívida não entre em desespero.

Nas últimas semanas falamos sobre como a educação financeira é importante para o desenvolvimento das pessoas seja em casa no convívio com a família ou mesmo no trabalho onde os problemas financeiros costumam se refletir na produtividade dos funcionários.

Conversamos sobre cartão de crédito e como os juros altos impactam nas finanças de quem utiliza a ferramenta de maneira incorreta, sobre tudo para quem faz o pagamento mínimo do cartão. É claro, que o cartão é apenas um dos exemplos e outros podem ser facilmente detectados: cheque especial, carnê do financiamento do carro, etc.

Para quem está passando por um período de dificuldades e se viu envolto em dívidas, mantenha a calma, esse é o primeiro passo. É comum muitas pessoas nesse momento se desesperarem e cometerem erros grandes que se refletirão durante um bom tempo.

Agora que você entendeu que é preciso se controlar vamos estabelecer um plano para acabar com as dívidas. É importante levantar todos os débitos na ponta do lápis saber quanto se deve, quanto já foi pago, a taxa de juros que está sendo cobrada e toda a informação possível.

Esse levantamento será importante para definir prioridades levando-se em conta sempre os maiores valores e maiores juros.

Negociação, uma arma a seu favor

Lembre-se que você terá que ter uma postura ativa nesse processo, inclusive se esforçando para conseguir uma boa negociação para enquadrar o pagamento da dívida dentro de seu orçamento.

Faça uma proposta e busque um bom acordo, se a negociação não avançar com o credor uma boa alternativa é buscar ajuda junto ao Procon de sua cidade. Eu sei, pode demorar um pouco na fila, mas o resultado final é normalmente muito positivo.

Outra observação importante é registrar todos os detalhes da negociação: nomes, datas, horários etc.

Oportunidade

A alta inadimplência fez com que a Serasa Experian criasse mais uma forma de recuperar o crédito, dessa vez usando a internet: as pessoas receberão uma carta avisando do débito com uma senha. Com essa senha e o próprio CPF ela vai poder entrar no site e terá acesso a todas suas dívidas com companhias que estiverem participando da iniciativa.

Quem aceitar as condições de renegociação poderá imprimir o boleto e pagar no banco, quem não aceitar, deverá procurar a empresa e fazer uma contra proposta.

Até a próxima.