A parceria, e a importância dos Objetivos para o dinheiro
A internet é um campo fértil de idéias e um instrumento poderoso de aprendizado. Com essa mentalidade a partir de hoje levaremos aos internautas do Blog da Tecnisa artigos de Finanças Pessoais, Economia e Educação Financeira.
Meu nome é Ricardo Pereira e sou editor de economia e sócio do Dinheirama, o Blog mais relevante de Educação Financeira no Brasil.
Para iniciar essa parceria, nada melhor do que falar da necessidade das pessoas definirem objetivos para seu dinheiro.
Na verdade quando observamos a forma inconseqüente com que muitos lidam com o dinheiro, caindo facilmente no consumo sem critério percebemos que a grande maioria das pessoas não possui um sonho estabelecido.
Estabeleça suas metas
Nesse cenário onde a cultura ao poupar por um bem maior no futuro não existe fica evidente o motivo do por que a maioria das pessoas passa por graves dificuldades financeiras.
Falando nisso, que tal seguir algumas dicas para ter um futuro financeiro melhor?
• Crie objetivos de curto, médio e longo prazo – Dependendo do objetivo o tempo será seu aliado, pois quanto maior o tempo para se chegar ao objetivo, você precisará dispor de menores valores mensais.
• Precifique seus sonhos – Dificilmente as pessoas sabem ao certo quanto precisam para alcançar o objetivo, seja ele uma viagem, uma casa nova ou mesmo a independência financeira. Pesquise quanto você precisa para chegar lá, essa informação será importante para que no decorrer tempo você escolha e planeje a melhor forma de alcançar seu sonho.
• Fique atento aos pequenos valores - Aquele cafezinho diário se somado durante um ano representa muito dinheiro. Que tal escrever seu sonho e deixá-lo na carteira ao lado do cartão de crédito/débito? Quando for usar os cartões na hora você pensará se esse consumo é necessário e se não comprometerá a realização de seu objetivo.
• Fale sobre dinheiro com a família – Hoje percebemos que poucas famílias possuem o hábito de conversar sobre as finanças. Perceba que os sonhos financeiros precisam ser compartilhados por todos, é imprescindível que todos dediquem energia e não poupem esforços para que o planejamento dê resultado.
• A importância do fundo de reserva – Ter e manter um fundo de reserva para emergências é um passo fundamental. Ele garante que durante períodos críticos você não precise usar o dinheiro investido nos seus sonhos. Para o fundo de emergência você precisa deixar seu dinheiro em um investimento de boa liquidez e que tenha segurança, uma boa pedida atualmente é destinar esses recursos na caderneta de poupança.
Mais do que tudo é fundamental que as pessoas passem a ter o controle de suas vidas financeiras. O envolvimento e uma postura ativa na vida econômica da família farão toda a diferença.
Ricardo Pereira – Educador Financeiro, é sócio do Blog Dinheirama
http://www.dinheirama.com.