Tomie Ohtake. Conheça um pouco do legado da artista plástica que decorou São Paulo.

Conhecida pelas grandes e especiais esculturas que mudaram a paisagem urbana paulistana, a artista, durante seus 101 anos, fez mais de 50 exposições individuais e participou de inúmeras coletivas.
Japonesa que se naturalizou brasileira aos 55 anos, Tomie Ohtake foi uma das figuras mais importantes das artes plásticas no Brasil, principalmente, pelas consagradas curvas coloridas das grandes obras que hoje decoram a cidade de São Paulo.
São de Tomie Ohtake as esculturas que homenageiam a imigração japonesa na Avenida 23 de Maio; o painel na lateral do prédio que leva seu no nome no Itaim Bibi; a escultura em tubo de aço, localizada em frente ao Museu de Arte Contemporânea; as ondas vermelhas no teto do Auditório do Ibirapuera; os quatro painéis no metrô Consolação que representam as estações do ano; escultura no aeroporto de Cumbica em Guarulhos; o arco vermelho no Brooklin; e, uma de suas últimas obras, a escultura ondulada vermelha que decora o parque do bairro Jardim das Perdizes, junto com obras de outros artistas. Esta escultura foi feita em 2010, usa aço e pintura vermelha e possui 6 metros de altura.

Tomie Ohtake deixa um legado artístico com inúmeras obras de beleza original e talento inconfundível.