Varanda Hygee

Tendências nórdicas para inspirar a decoração da sua varanda neste inverno.

O termo hygge é usado pelos dinamarqueses para traduzir situações diversas de bem-estar e contentamento. Ainda que se refira a um estilo de vida na Dinamarca, recentemente, a palavra passou a ser usada também por arquitetos e decoradores de todo o mundo para denominar ambientes que privilegiam o bem-estar.

E, como a varanda co09stuma ser utilizada para relaxar, escolhemos quatro tendências nórdicas em decoração que combinam com o ambiente e que podem inspirar você a criar um espaço ainda mais aconchegante durante o inverno.

REGNSKABS MINIMALISM | MINIMALISMO ACONCHEGANTE
Mesmo com estilo minimalista em alta nas decorações nórdicas, em uma casa dinamarquesa não faltam mantas e cobertores em tecidos felpudos – feitos de lã, algodão e até pelúcia. Estas peças costumam ficar dispostas no sofá, chaise longue e também dentro de cestos de vime – dica perfeita para manter aquecidos todos que resolverem curtir um dia de inverno na varanda.

VARMT LYS | LUZ QUENTE
Pelo frio rigoroso, na região nórdica é comum existir dentro de casa uma lareira, que ajuda a aquecer e iluminar o ambiente com uma luz bastante aconchegante. Para o Brasil, onde o item não é usual, podemos replicar o conforto provocado pelas chamas das toras de madeira por uma iluminação com velas. E, se ainda assim precisar de mais pontos de luz na varanda, invista em lâmpadas LED amarelas e espalhe no ambiente algumas lanternas.

NATURLIGT | AO NATURAL
Projetos de decoração na Dinamarca priorizam móveis feitos de materiais naturais, como a madeira. Além disso, a presença de plantas também é frequente em espaços nórdicos, potencializando a sensação de aconchego trazida pela proximidade à natureza. Como ambas escolhas combinam bastante com ambientes externos, esta tendência fica fácil de ser aplicada na varanda, ao incluir um banco de madeira e alguns vasos com flores e até pequenas árvores.

FARVE HJÆLP | FELICIDADE COLORIDA
Marrom, bege e branco formam a paleta de cores mais comum em decorações nórdicas. E, para levar alegria nestes tons intensos em sobriedade, dinamarqueses costumam decorar os ambientes com alguns pontos de cor, seja em um único móvel ou em itens decorativos menores. O mesmo pode ser aplicado na sua varanda – que tal uma rede em tramas coloridas para ler um livro ou um tapete felpudo em cor neon para aquecer os pés, enquanto toma um chocolate quente? Inspire-se!