Lava e seca: as lavadoras que combinam a agitada vida moderna [e são lindas!]

Máquinas de lavar roupas já são velhas aliadas dos donos e donas de casa. Mas por que será que as ‘lava e seca’ parecem ser mais vantajosas?

26 de novembro de 2019

As novas tecnologias realmente surpreendem. Agora, as pessoas podem contar com verdadeiros robôs para ajudar nas tarefas domésticas. Dentro de casa, os eletrodomésticos comuns deram lugar a aparelhos super potentes. Não é mais necessário esperar as roupas serem recolhidas do varal para usá-las. Basta colocá-las em uma máquina ‘lava e seca’.

Tetriz Arquitetura e Interiores

Por que adquirir uma máquina ‘lava e seca’?

Na contemporaneidade, quase todos possuem uma rotina agitada. Para amenizar a correria, ter uma lavadora de roupas em casa é um diferencial. 

Há anos já se podem encontrar máquinas assim a venda no mercado. A diferença agora é que muitos modelos vêm tipo “dois em um”. Quer dizer que eles podem lavar e, na sequência, secar as peças automaticamente – por isto o nome ‘lava e seca’.

As máquinas de lavar roupas ‘lava e seca’ são o sinônimo de praticidade e de eficiência. É uma das melhores alternativas que se tem nos dias de hoje para facilitar a rotina doméstica. Custa um valor mais elevado do que as lavadoras tradicionais. Contudo, possui inúmeras vantagens além. Por isto é o sonho de consumo de muita gente.

Renata Romeiro
Antonio Armando de Araujo | MAV ARQUITETURA

Vantagens e desvantagens das máquinas ‘lava e seca’

Comecemos a falar sobre as desvantagens das máquinas ‘lava e seca’. Poderia se dizer que não há nenhum, mas seria um exagero – afinal, nada nesta vida é perfeito. 

Na verdade, a complexidade das operações deste tipo de aparelho pode confundir algumas pessoas. E o ‘front load’, ou abertura frontal – uma das suas principais características –, nem sempre agrada todos os donos e donas de casa.

Revista Viva Decora

Porém, mesmo com estas desvantagens, as ‘lava e seca’ podem ser uma melhor aquisição para o lar. 

De fato, sua relevância entre os modelos de máquinas de lavar roupas já é percebida nos projetos de design de lavanderias. Este modelo tem agradado os projetistas porque permite uma melhor otimização dos espaços, garantindo mais área livre para outros itens – como a instalação de armários, por exemplo.

Revista Viva Decora

Então, resumindo, as máquinas ‘lava e seca’ possuem mais vantagens do que desvantagens. 

A começar, elas oferecem bastante economia – e sob muitos aspectos. Economia de espaço, como já foi dito antes – sendo ideal para residências compactas, tipo lofts e apartamentos. Economia de água. Economia de eletricidade. E economia de tempo – atendendo com agilidade a muitos modelos de famílias.

Em termos operacionais, quase nem dá para comparar os benefícios do uso de uma máquina ‘lava e seca’ em comparação a uma lavadora de roupas tradicional. 

Além disso, o design delas também imprime mais sofisticação às áreas de serviço, deixando o ambiente com um visual mais bonito e moderno. Não é a toa que eletrodomésticos assim estão entre os mais queridinhos do momento.

Tetriz Arquitetura e Interiores | MIS ARQUITETURA E INTERIORES
Bárbara Dundes | Inside Arquitetura e Design

Modelos de máquinas ‘lava e seca’

Então, para roupas mais limpas, cheirosas, secas e bem cuidadas, nada melhor do que as novas lavadoras de roupas. Seu design e acabamento – muitas vezes em branco ou inox – são mesmo incríveis, combinando bem com vários estilos de decoração contemporânea. Mas são os seus recursos tecnológicos que surpreendem mais, suprindo todas as necessidades que as pessoas possuem na agitada vida que levam.

Há modelos de máquinas ‘lava e seca’ com várias capacidades – de três, dez, doze e até dezessete quilos. Umas foram projetadas pensando em um uso diário ou para serem usadas de um a três dias por semana. Para serem usadas em microapartamentos ou em residências amplas. Também para lavarem poucas peças – sobretudo as íntimas – ou edredons pesados.

Eco Bubble

As máquinas com sistema ‘eco bubble’ possuem ciclos de lavagem mais eficientes, gastando menos energia para limpar o maior volume de roupas sem danificar os tecidos. Nesse modelo, o detergente é muito bem dissolvido e transpassa as tramas das peças com mais facilidade – mesmo o enxágue sendo feito em água fria.

Revista Viva Decora

Inverter

Algumas máquinas ‘lava e seca’ possuem um motor digital com a opção ‘inverter’. Ele promove, entre outras operações, uma lavagem a seco bem silenciosa. Seria uma desodorização e uma higienização – ou seja, uma retirada de odores e bactérias – feita apenas com ar quente. Não há a necessidade de utilizar água ou outros produtos para isto.

Smart Things

Certos modelos de ‘lava e seca’ vêm com um sistema integrado que permite uma conectividade e um gerenciamento através de comando de voz. Pode-se pedir para acionar, pausar, parar e até reinicializar o processo à distância – feito por meio de um aplicativo para aparelhos smarts que é fornecido pela própria fabricante.

Marcelo Rosset Arquitetura | MAV ARQUITETURA
Aquiles Nicolas Kílaris | Lugama Lugama

Mini Duo

Enfim, existem as mini-máquinas de lavar roupas ‘lava e seca’. Elas são tão pequenas e compactas que cabem em pequenos banheiros e até em bagageiros de motor homes. E foram pensadas para ficarem suspensas, fixadas a uma parede.

E aí? Convencido se vale a pena comprar uma ‘lava e seca’? Então, escolha um modelo e deixe sua lavanderia mais espaçosa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.