Fogão cooktop: opção clean e moderna para sua cozinha

Cooktop é um modelo de fogão moderno, que deixa a decoração da cozinha mais clean e promove uma boa interação do cozinheiro com convidados.

26 de julho de 2019

Para ambientar uma cozinha, há três itens que não podem faltar: a geladeira, a pia e o fogão. Este último é essencial para o cozimento dos alimentos e, hoje, esse equipamento pode ser encontrado nas lojas em formatos, tamanhos e cores bem diferentes. 

Há outro ponto que difere esse modelos, que é o seu sistema de funcionamento. Existem fogões a lenha, fogões a gás e fogões elétricos que acompanham forno. E também os cooktops.

Agora, o que seriam os cooktops? No que eles diferem dos fogões tradicionais? E qual as suas melhores características? 

Lania Lacorte

O que é cooktop | características e funcionamento

Em 1798, o inventor Benjamin Thompson apresentou o primeiro modelo oficial de fogão ao mundo. Já em 1826, James Sharp patenteou o primeiro modelo de fogão gás. Claro que antes disso o homem já cozinha seus alimentos, mas em estruturas um tanto quanto primitivas. 

Realmente, nada que se compare com os equipamentos altamente tecnológicos que se pode encontrar hoje nas lojas.

Atualmente, é possível ver no mercado modelos fogões de todo o tipo. Mas, aqueles que mais chamam a atenção são os cooktops. Estes, certamente, são os mais requisitados e vendidos. 

Diferente dos fogões tradicionais, eles não possuem forno. São peças pensadas para serem sobrepostas ou embutidas em bancadas de pedra. E a maior vantagem disso é, definitivamente, a economia de espaço.

Studio Ecoara

Se a pessoa possui um imóvel mais compacto, com uma cozinha pequena, e também sente que não precisaria de um forno, pode dispensar o fogão tradicional e usar um cooktop. Deste modo, se somado tal equipamento a geladeira e a pia, o ambiente estaria completo. 

E todo o espaço livre deixado pela subtração do forno poderia ser completado com mais balcões. Afinal, nichos extras para guardar os utensílios são sempre algo positivo!

GF Projetos e Ana Yoshida

Os modelos de cooktop existentes no mercado

Um fogão tradicional, alimentado por gás, geralmente necessita ser instalado próximo a uma parede. Muitos cooktops também têm o mesmo tipo de alimentação. Contudo, outros já são elétricos. 

Tem até aqueles que, no lugar de acendedores, apresentam uma chapa lisa que aquece por indução – numa precisão total de temperatura. Isso abre um leque de possibilidades sobre formas de organização para cozinhas modernas.

Agora, antes de falar sobre decoração de interiores, é preciso destacar mais informações sobre os cooktops. Primeiro, que os modelos a gás são os mais baratos, econômicos e de fácil instalação. 

Segundo, que os elétricos são mais resistentes. E, por fim, que os por indução, usando uma superfície magnética, consomem menos energia e esfriam mais rápido. Na hora de optar por um ou outro, é preciso avaliar inclusive a potência de todos!

Abreu Coimbra Arquitetura

Os benefícios do uso dos cooktops em propostas de decoração de cozinha

Como dito antes, os cooktops são modelos de fogões sem fornos e instalados sobre superfícies. Por conta disso, o arquiteto de interiores pode prever balcões extensos, em uma linha contínua, aproveitando muito mais o espaço de planta. 

Isso tornará o desenho de layout da cozinha muito limpo e moderno. E, dependendo do caso, a instalação de tal equipamento poderá ser prevista até para um balcão ilha. 

Bender Arquitetura
Samia Sarayedine Testa

Tudo é uma questão de projeto! Se as medidas da cozinha permitirem, ter um balcão ilha com cooktop pode ser bastante interessante. 

Esta solução normalmente só é vista em propostas onde é realizada a integração espacial do cômodo com outros ambientes, como sala de estar e jantar. Este móvel também pode ser utilizado como balcão de refeições, sendo o centro de interesse principal do ambiente.

Renata Basques
Pricila Dalzochio

Se o projetista achar interessante a ideia de criar um balcão ilha na cozinha, é preciso tomar as medidas mais adequadas. Para segurança de todos, se no local for mesmo instalado um cooktop, será preciso colocar uma pedra fria e um protetor de vidro separando-o da área de refeições. 

Isso evitará que alguém um ponha as mãos em área incorreta ou que um respingo quente voe nas pessoas ao redor.

Ana Hamacek

Esta solução, num primeiro momento pode não parecer certa. A questão de ter de instalar uma coifa no centro da cozinha não agrada muita gente. Mas, isso pode trazer boas vantagens. 

Um cooktop em ilha fará o cozinheiro se sentir menos deslocado do grupo. Assim como fazer o próprio pessoal do grupo ser mais participativo neste momento de preparar os alimentos – já que pratos e panelas ficarão no mesmo nível.

Consuelo Jorge e Studio Scatena Arquitetura

Cooktop é um tipo de fogão muito resistente e, por certo, fácil de limpar. Eles fazem as cozinhas parecem mais atuais. Há modelos em várias cores. A peça pode ficar visualmente bem integrada à bancada, quase desaparecendo na visão, deixando o cenário mais clean. 

Mas, se a pessoa quiser pode deixar o aparelho em destaque, o que também é muito bonito. E aí? Já decidiu o que poderia ser melhor para sua casa!Estas dicas de decoração com fogão cooktop foram escritas pela equipe Viva Decora.