Descubra a maneira ideal de usar cama box na decoração do seu quarto

A cama box é um objeto de desejo de muita gente. Mas por quê? Quais as suas vantagens? Como usar na decoração do quarto?

7 de junho de 2019

Quem, depois de um longo e desgastante dia de trabalho, não gosta de saber que pode chegar a casa e descansar o corpo em um colchão confortável?

De fato, o quarto é um dos ambientes mais queridos da casa; justamente por isso, porque é onde se encontra a cama! E existem muitos modelos diferentes desse móvel à venda nas lojas.

Acontece que a cama box é a mais queridinha do momento. E por quê?

imagem de uma cama box
Meet Arquitetura e Interiores

Características gerais da cama box

Não existe um, mas vários modelos diferentes de cama box à venda nas lojas. Então, é normal que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual peça adquirir para a sua casa.

Aliás, muita gente até desconhece o que é a cama box e suas características gerais, incluindo suas vantagens e desvantagens. Mas, uma coisa é certa, na hora da compra, sempre será preciso primar pelo conforto e pela qualidade – nada menos!

imagem de um quarto com cama box de casal
Habitare Arquitetura

Camas box costumam ter um visual moderno e minimalista.  Seu design é diferente do padrão conhecido. Primeiro, pois não possui estrado e nem cabeceira. Na verdade, trata-se de um uma base ou suporte com um colchão em cima – independente ou conjugado.

E geralmente, a parte interna da peça possui um sistema de molas que aumenta a densidade do sistema, melhorando a postura das pessoas enquanto deitadas.

imagem de um quarto de casal
Leonardo Muller

Algumas vantagens apontadas para a cama box

De fato, a tecnologia das camas box mudou consideravelmente os trabalhos de design para quartos de casal e de solteiro.  Ganhou-se mais conforto, mais valor estético e mais funcionalidade.

Os ambientes parecem mais amplos, pois tal peça permite maior otimização dos espaços. Mas, claro, são as características do modelo escolhido que determinarão como a proposta ficará no final.

imagem de um quarto de casal
Roberta Devisate

O projetista de interiores precisa estar atento às características dos modelos de cama box disponíveis no mercado. Cada um pode ser mais ou menos vantajoso de várias formas – afetando diretamente, depois, na rotina e saúde de seus clientes.

Algumas camas são mais práticas; outras têm espaço de armazenamento extra; e, por fim, há aquelas que oferecem mais condições para uma boa noite de sono.

imagem de um quarto de casal
Avner Posner

Repetindo, o quarto é um dos ambientes mais importantes da casa. Não se pode escolher nenhum item para ele sob o critério da beleza. A cama tem que ser resistente, confortável, e servir ao seu propósito – simples assim!

Então, depois, no momento de harmonizar a peça com a decoração local, os detalhes menores é que vão contar – como o design da cabeceira, a altura dos travesseiros e o estampado do edredom.

imagem de um quarto de casal
RBP Arquitetura e Interiores

Modelos de cama box a venda no mercado

Em geral, todas a cama box possui estrutura leve e resistente. Seu colchão tem variações de densidade e é volumoso, mas não chega a prejudicar o layout dos quartos. Na parte de baixo, o sistema de rodízios permite o deslocamento da peça, facilitando a higienização do cômodo.

O móvel não vêm com cabeceira.  Contudo, pode ter um baú na parte interna, onde é possível guardar roupas de cama.

quarto de casal
Manoela Lustosa

Tendo uma cama box no quarto, não é tão necessário ter um armário, cômoda e mais outros itens. Esse é um detalhe que realmente faz diferença quanto à otimização do layout do cômodo.

Mas para que o resultado seja mesmo satisfatório o projetista precisa estar atento às dimensões da peça escolhida. Esse tipo de cama, a cama box, pode apresentar medidas bem maiores do que uma cama tradicional!

quarto de casal
Espaço do Traço Arquitetura

São medidas usuais para cama box:

  • Cama de solteiro comum com 0,88 cm de largura e 1,88m de comprimento.
  • Cama de casal comum com 1,38m de largura e 1,88m de comprimento.
  • Cama Queen Size com 1,58m de largura e 1,98m de comprimento.
  • Cama King Size com 1,93m de largura e 2,03m de comprimento.
quarto de casal
Leonardo Muller

Pois bem, agora você já sabe das características e vantagens do uso de cama box em decorações de quartos, inspire-se nas imagens deste post e escolha o modelo ideal para o seu quarto.Estas dicas de decoração com cama box foram criadas pela equipe Viva Decora.