14/12/2017 | por

Um brinde à harmonia

Escolha o espumante ideal para cada etapa da ceia do Réveillon.

Compartilhe

Segundo o IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), nos meses de novembro e dezembro existe uma concentração maior de vendas de espumantes por conta do protagonismo da bebida em brindes nas festas deste período, principalmente, na noite do Réveillon.

E para ajudar você a ressaltar os sabores de aperitivos, pratos principais e sobremesas, reunimos algumas dicas para harmonização do espumante com cada etapa da ceia da virada.

ENTRADAS & APERITIVOS
Se a entrada for apenas uma salada de folhas ou até algo com frutos do mar e peixes, recomenda-se harmonizar estes pratos com um espumante brut. Mas se a escolha do do aperitivo incluir carne vermelha, como carpaccio ou steak tartare, um espumante rosé Pinot Noir tende a combinar mais.

PRATOS PRINCIPAIS
Por ser uma bebida suave, o espumante harmoniza melhor com pratos leves. Por isso sommeliers geralmente não recomendam que a bebida seja consumida com carnes vermelhas de sabor intenso. Se a sua escolha para a ceia de Réveillon for nesta linha, vale trocar o espumante por um vinho tinto.

No entanto, se os pratos serão contemplados com carne branca – incluindo peixes, lagostas, frango e peru – ou apenas com ingredientes vegetarianos e veganos, sugere-se duas variedades: Vintage, feito com uvas provenientes de uma única safra; e o Blanc Noir, espumante produzido com uvas tintas.

SOBREMESAS
Para finalizar a ceia com o espumante certo, o ideal é harmonizar os pratos adocicados com rótulos que contemplam maior concentração de açúcar: o demi-sec é uma das classificações mais doces e é possível também harmonizar as sobremesas com espumantes Asti ou à base de uva Moscatel.

HORA DO BRINDE
Os principais fatores que determinam uma boa harmonização de espumante são a variedade de uvas e a quantidade de açúcar usados em sua composição. No entanto, para o momento do brinde, o fator mais importante é você, seus amigos e familiares – por isso, para a chegada do novo ano, escolha o espumante que mais agrada o paladar de todos e tim-tim a 2018!

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS