Dicas especiais de decoração de lavabo

Lavabo é um ambiente de muita funcionalidade para uma casa, atendendo bem aos visitantes. Sendo assim, ele merece ser muito bem decorado.

11 de dezembro de 2020

Sabe dizer qual a diferença entre um lavabo e um banheiro? Bem, o segundo é mais completo, contendo área de banho. Mas o primeiro também possui muita funcionalidade.

Em casas mais amplas, o lavabo serve para atender os visitantes, tendo os seguintes equipamentos: pia e bacia sanitária. E a sua decoração costuma ser ainda mais bonita, seguindo a mesma linguagem do restante do imóvel e fazendo os usuários se sentirem confortáveis. Saiba mais sobre o assunto no texto a seguir.

Iara Kilaris e Revista Viva Decora

Características da arquitetura de lavabos

Lavabos são ambientes mais compactos  – afinal, a sua função e quantidade de equipamentos não exige muito. Sua área geralmente só pode ser ocupada por um usuário por vez. 

Para parecer maior, sua arquitetura e decoração precisarão ser bem planejadas. Primeiro, tentando, ao máximo, jogar com todos os itens para um lado do cômodo, deixando uma faixa livre de circulação do outro lado.

MIS ARQUITETURA E INTERIORES e Renata Mosena

Por uma estratégia de projeto, quase sempre os lavabos não apresentam ventilação natural – quando podem, melhor. 

Então, evitando qualquer sensação desagradável, é prevista a instalação de uma ventilação forçada e também de um espelho bem grande, fazendo o ambiente parecer mais fresco e amplo. E toda a sua sofisticação visual será obtida através dos detalhes menores da decoração, sobretudo com o design das louças e metais.

É preferível escolher cuba e bacia do mesmo fabricante. Contudo, a pia do lavabo também pode ser esculpida em pedra – lindíssima alternativa. 

Ela até mesmo poderá ser do tipo de piso, já que não é necessária a instalação de armários no local, pois este não é um ambiente para se guardar pertences, mas apenas itens básicos – papel, toalha e sabonete. E estes, no caso, podem ficar dentro de cestas, em nichos abertos, ou em suportes.

Marlette Lima
Andréa Esteves e Tria Arquitetura

A iluminação será também outro detalhe muito importante para a arquitetura de lavabos. Num ambiente compacto assim, ela ganhará muito destaque – às vezes, assumindo um papel quase cenográfico. 

São opções muito utilizadas nestas decorações os rebaixos de forros com sancas, plafons embutidos e spots com lâmpadas direcionadas. Também arandelas, luminárias pendentes ou faixas de LED ao redor do espelho.

CSDA arquitetura + decoração e Iara Kilaris

Estilos de decoração para lavabos

Há duas coisas que precisam ser ditas sobre as decorações de lavabos. A primeira delas é que estes ambientes, mesmo pequenos, podem receber um tratamento especial, como uma continuidade da decoração da casa. 

Sua estética deve parecer coerente com o restante do imóvel. Contudo, também pode ter seus toques únicos de personalização – como certo uso de revestimentos de parede e mais.

Para tentar combinar com os modelos de louças mais vendidos no mercado, pode ser coerente pensar em uma decoração de traços modernos para o lavado. 

Mas ainda existem peças comercializadas em um visual clássico também, permitindo-nos criar, para os lavabos, uma decoração com uma pegada mais voltada ao passado. Outra opção bem interessante seria contrastar itens de características antigas e novas. O que acha?

Piloni Arquitetura e Kátia Barni

Agora, certamente, o estilo de decoração que mais poderia combinar com lavabos é o clean. Neste caso, ele seria decorado com revestimentos, equipamentos e mais peças de cores neutras e linhas retas ou curvas sem recortes. 

Espelhos teriam molduras simples ou mesmo moldura alguma. Os rejuntes seriam quase imperceptíveis. E os ornamentos seriam poucos e de menos impacto possível, quebrando sutilmente a monotonia do cenário.

Andréa Buratto e Maíra Marchió

Formas de personalizar decoração de lavabos

Não há muito a fazer, além dos detalhes já previstos no próprio projeto de arquitetura, como forma personalizar a decoração dos lavabos. Há poucas superfícies para se trabalhar. 

Porém, por se tratarem de ambientes menos úmido do que um banheiro completo, podem ter suas paredes revestidas de papel. Depois, só resta aproveitar o pouco de bancada ao redor da pia.

Outra opção para as paredes dos lavabos são os quadrinhos e as luminárias de parede. Já para as bancadas podemos contar com os vários tipos de porta-trecos – como saboneteira para sabonete comum e saboneteira para sabonete líquido ou álcool em gel. 

Também com os arranjos de flores, velas ornamentais e difusores aromáticos. Tire das imagens deste texto mais referências de como decorar lavabos.

Como você viu, um lavabo bem decorado faz toda diferença, por que não ter um assim em sua casa?

Essas dicas de como tornar o lavabo um cômodo mais interessante foram criadas pela equipe Viva Decora.