Sofá de canto: dicas para otimizar e valorizar sua casa com este móvel tão versátil

Sofá de canto é um modelo de sofá que pode ser a resposta para resolver a planta baixa daquele ambiente mais complexo da sua casa. Saiba mais.

21 de julho de 2021

Atualmente, quando nós podemos ficar em casa, algo que mais desejamos é poder compartilhar mais do nosso tempo com a família. 

De fato, queremos estar mais perto daqueles que amamos, preenchendo a vida com mais momentos de alegria. E justamente estes momentos podem acontecer na sala de estar, frente a uma televisão ou lareira bem quentinha; todos juntos, reunidos, sentados em um sofá de canto, por exemplo.

Imaginou essa cena? Agora responda o que sofás de canto teriam a ver com isso? Será que, de algum modo, tal móvel ajudaria na reunião dos membros da sua família? E que outro papel será que ele teria nas decorações de interiores como salas de estar? São estas as perguntas que iremos responder neste texto!

Korman Arquitetos

Por que se diz que sofás de canto poderiam otimizar áreas de salas compactas?

Exatamente, eis a primeira qualidade que podemos destacar do design de sofás de canto. Esse tipo de sofá possui um formato diferenciado. 

Conforme o seu nome, ele formaria um desenho igual à letra L; podendo, assim, ser encostado estrategicamente no canto da sala, ficando próximo a duas paredes livres do ambiente. E é justamente por isso que se diz que este modelo de sofá poderia otimizar salas compactas.

Pense assim, em um cômodo de medidas tão reduzidas, devemos priorizar ainda mais por tudo aquilo que é necessário para o funcionamento deste espaço. 

Salas de estado não podem ser salas de estar sem assentos confortáveis onde as pessoas possam se sentar. E o desejo dos moradores é sempre poder oferecer o máximo de opções de assento para os seus visitantes, e desejando que isso não comprometa a circulação no local.

Os modelos tradicionais de sofá são aqueles com dois e três lugares e que são vendidos em conjunto. 

Nas salas, essas duas peças são posicionadas de frente ou de lado uma para outra, formando um desenho em L, ficando o canto da sala sem utilização; neste caso, a área é preenchida por uma mesinha auxiliar. Agora, se o sofá já é em formato de L, quer dizer que o canto não precisa ser preenchido e ainda terá um assento a mais a oferecer.

E pensando em otimizar mais ainda as plantas de salas compactas, os fabricantes de móveis para casa oferecem outras peças que podem combinar com estes sofás de canto. É o caso, por exemplo, dos puffs revestidos com mesmo tecido. 

Nas decorações modernas, estas peças são colocadas no centro da sala como substituto das mesinhas de centro – podendo ser eventualmente aproximadas do sofá, para descanso das pernas.

Vivian Coser
SP Estudio e Revista Viva Decora

Por que os sofás de canto também são uma boa ideia para solucionar plantas de salas amplas?

De fato, queremos tirar de você qualquer impressão de que os sofás de canto serviriam apenas para solucionar cômodos de salas compactas. 

Na verdade, dependendo da situação, estes modelos de sofás também contribuíram para o arranjo de cenários de salas amplas. Inclusive, se fizermos uma busca nas lojas nesse exato momento, veremos uma boa variedade de sofás de canto com dimensões bem grandes. Mas por quê?

É que justamente o desenho deste sofá pode ajudar a preencher melhor aqueles ambientes que geralmente os designers encontram mais dificuldade de trabalhar. Os planejadores de interiores utilizam essas peças, em conjunto com outras – como poltronas, cadeiras e aparadores -, para marcar zonas de estar e orientar a circulação no local. E para dar uma ideia fluidez espacial, preferem que as laterais do sofá sejam sem braço ou mais 

E a lógica para a orientação desse tipo de sofá, o sofá de canto, é a mesma utilizada para muitos outros modelos de sofá. Quando utilizamos o conjunto de dois e três lugares, voltamos a peça com mais acentos para o ponto focal principal da sala. 

Do mesmo modo, quando utilizarmos o sofá de canto, devemos voltar a parte maior do L para a televisão, lareira, painel e outro destaque desta decoração.

Estudio Sespede Arquitectos
Fernanda Moreira Lima
Revista Viva Decora

Quais as opções mais modernas de sofá de canto e como o seu design pode se destacar em decorações contemporâneas?

Existe, hoje, praticamente uma infinidade de opções de sofás à venda no mercado. É essencial estudar as medidas dessas peças e também o seu estilo para saber o quê seria  adequado para a decoração da sua casa. 

Na categoria ‘sofá de canto’ também existem os modelos tradicionais e aqueles de design mais arrojado. Os sofás mais simples devem apresentar cores neutras, pouca textura ou estampa, costuras discretas e linhas retas.

Agora, você também poderá optar por aqueles sofás de visual mais ousado. É o caso, por exemplo, dos sofás com cores bem chamativas. 

Existem também aquelas peças com costuras mais marcantes que, propositadamente, servem para disfarçar a grande quantidade de acentos e equilibrar a proporção dos elementos com amplitude da sala. E ainda aquele sofá com duas frentes, bordas arredondadas ou até curvos.

Recomendamos que você escolha sofá de canto apenas se realmente esse modelo de sofá puder contribuir positivamente para a decoração da sua casa. Do contrário, avalie outras opções, pois existem muitos outros tipos de sofás além desse. Mas, por hora, reveja as imagens deste texto e inspire-se para a sua escolha.

CASA COR 2016
Anna Maya Arquitetura

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.