Sessão de cinema em casa: passo a passo para ajudar a transformar sua sala de estar em home theater

Precisa ficar em casa? Já imaginou adaptar a sala para criar momentos especiais de cinema em família? Veja como montar um Home Theater.

15 de janeiro de 2021

2020 nos fez especialistas em encontrar formas divertidas de tirar proveito do tempo que passamos em casa. Pelo menos percebemos como é gostoso estar em família e tivemos a chance de aproveitar mais a nossa residência. 

Uma atividade bem bacana que podemos realizar é transformar a nossa sala de estar em um verdadeiro Home Theater. A ideia é promover pequenas sessões de cinema. O que acha? Confira as sugestões dadas a seguir.

Aquiles Nicolas Kílaris

#1 Alteração de layout

Responda, neste momento, qual é o foco principal da sua sala de estar. Por acaso é um quadro, um sofá ou uma lareira? Se o ambiente for virar um Home Theater, é melhor que toda a atenção do observador seja voltada para uma tela de TV ou tela de projeção. 

Se você já possui a dupla rack com painel na decoração do cômodo, observe se as peças dispostas ao redor, principalmente os estofados, estão voltadas para isto.

É importante analisar outras questões do layout desta sala para ter certeza de que jamais a sessão de cinema em casa será comprometida.

É melhor, por exemplo, que não haja mesinha ou puffs barrando a circulação. As pessoas precisam transitar livremente no local, sem ficarem se batendo umas nas outras. E, de cada lado deste conjunto, é interessante ter peças auxiliares onde podemos colocar pontos de luz ou apoiar os lanches. E tudo isto pode ficar bem demarcado na área de piso por um tapete.

Iara Kilaris

#2 Mudança de itens mobiliários

Agora, vamos pensar na seguinte questão: a sala da sua casa pode sempre ter sido uma sala de estar. Então, de algum modo, muitos itens colocados na sua decoração já são para este fim, o de descanso. Mas durante uma mini sessão de cinema, você pode querer relaxar ainda mais o seu corpo, pensando em aproveitar muito mais o filme. Talvez seja o caso de repensar principalmente o modelo de sofá colocado na decoração deste cômodo.

O sofá ideal para Home Theater é aquele que pode reclinar o encosto e mudar os acentos para esticar as pernas. Pode-se ter no local também pufes extras ou mesmo algum tipo de chaise. E claro que é bom ter também, junto a isso, algumas poltronas extras, para receber os visitantes à casa.

O ideal, pensando novamente naquela questão do foco visual, é ter todos estes acentos da mesma cor e textura – sobretudo, em estilo e tonalidade neutros, para que não chamem muito a atenção.

É fundamental que o revestimento das peças seja no tecido mais macio e resistente possível – que não fique frio nem quente demais em contato com a pele. E que o interior destas peças tenha uma espuma adequadamente densa, nem fofa ou dura demais, pois a ideia é fazer as pessoas relaxarem, porém não adormecerem no local.

Revista Viva Decora
Iara Kilaris

#3 Novos sistemas de vídeo e som

O que seria do Home Theater se não tivesse um sistema de áudio e vídeo perfeito, não é?. Esclarecendo melhor, para ter aquele tipo de sessão cinema em casa que você tanto sonha, é possível que se precise muito mais do que uma simples televisão, mas todo um conjunto de amplificadores e caixas de som.

Já existe até um kit de aparelhos à venda no mercado, justamente chamado de Home Theater. E basta distribuir as peças corretamente no ambiente –  de acordo com que recomenda o fabricante – para tornar a experiência muito mais especial.

Distribuição para equipamentos sistema Home Theater:

  • atrás do sofá, uma caixa de som (surround) mais alta de cada lado;
  • do lado oposto, de cada lado da tela da TV, uma caixa de som;
  • uma caixa de som na linha de centro da TV, acima ou abaixo; e
  • no rack, a unidade de subwoofer, mais equipamentos complementares (como DVD).

Distâncias recomendadas para sofás e TVs:

  • TV 32” –  1,8m do sofá;
  • TV 42” –  2,4m do sofá;
  • TV 60” –  3,4m do sofá; e
  • TV 71” –  3,8m do sofá.
MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017

#4 Tratamento de luz

Óbvio que, quando assistimos um filme que gostamos, preferimos ficar totalmente no escuro, somente com a luz da tela da TV. Mas perceba que não é bem isso que acontece nos cinemas. 

Até nas grandes salas existem alguns pontos de luz para guiar as pessoas e tornar o ambiente mais cálido. Devemos replicar este mesmo pensamento na nossa sala de estar de casa.

Para tornar o cenário visualmente mais confortável, é preciso trabalhar corretamente com a sua iluminação – de forma difusa e também pontual. 

Pode ser interessante ter faixas de luzes no teto, em sancas, e em volta do painel, com fitas. E é importante ter perto do sofá algumas luminárias de mesa e de piso que possam ser acesas em um momento de necessidade.

Outra dúvida é com relação à luz natural. É claro que precisamos de uma janela neste ambiente. Mas, durante o momento de sessão de cinema em casa, ela precisará ficar bem fechada. Opte por uma cortina que tenha uma camada extra de tecido blackout. Esta poderá barrar quase que completamente os raios de luz solar. Enfim, tanto a luz artificial quanto a luz natural não podem comprometer a visão da tela, nem mesmo ofuscá-la.

Revista Viva Decora
Camila Klein

#5 Personalização da decoração

E, para finalizar todo este novo tratamento de decoração para dentro de casa, devemos pensar em como personalizar o Home Theater.

Na verdade, pode-se dizer que você tem dois caminhos: completar o ambiente com elementos neutros ou completar o ambiente com peças que remetem justamente à esta temática dos filmes. 

Na primeira você tem muito menos chances de errar. Fora que esta decoração não deve enjoar com o tempo ou mesmo sair de moda, sendo uma opção mais duradoura. O que acha destas dicas? Tire mais ideias dos exemplos deste texto.

Revista Viva Decora

Essas dicas de como transformar uma sala em Home Theater foram criadas pela equipe Viva Decora.