O primeiro blog corporativo do mercado imobiliário desde 2006

Segredos para escolher a luminária perfeita

Nas lojas, podemos encontrar todo o tipo de luminária – teto, parede, piso ou bancada. Saiba como elas são utilizadas em decorações de casa.

A decoração de uma casa tem semelhanças com a construção de um cenário teatral. São escolhidos cores e objetos que refletem o gosto e a personalidade dos moradores – que, neste caso, são os personagens principais. 

Depois, são acrescentados elementos pesando em fazer a recepção dos visitantes – que são os coadjuvantes. E, é claro, as cenas precisam de uma excelente iluminação. É nessa hora que as luminárias desempenham seu papel!


Eduarda Corrêa

Sim, as luminárias são aparelhos que desempenham funções importantes em todo o tipo de decoração – incluindo também as de interiores residenciais. Sabe-se que elas são capazes de criar efeitos visuais incríveis, sobretudo à noite. 

Mas nem sempre o resultado sai como o esperado. O motivo é a falta de conhecimento sobre os modelos vendidos nas lojas, suas características e potencialidades. Por isto, vamos estudar um pouco o assunto.

Neste texto, falaremos sobre quais os modelos de luminárias considerados como os queridinhos dos designers e arquitetos no momento. E também onde e como estas peças podem ser acrescentadas em projetos de decoração para tornar os ambientes residenciais mais confortáveis, bonitos e sofisticados. Continue lendo para conferir as nossas dicas.

Cristina Reinert e Cris Paola

Como iluminar bem seu imóvel

Antes de falar sobre os muitos tipos de luminária que podem ser utilizados, é preciso entender como pensar a questão luminotécnica dos ambientes residenciais. 

Sim, isto porque cada espaço do lar vai assumir funções diferentes – algo enfatizado por sua decoração. Têm-se as áreas sociais, como a sala e a varanda; as íntimas, como os quartos; e as funcionais, como o banheiro, a cozinha e a lavanderia.

Então, se cada ambiente possui uma função específica, quer dizer que dentro de cada um serão realizadas atividades diferentes – como dormir, comer e mais. Concluindo, é óbvio que estes espaços não devem receber a mesma proposta de iluminação. 

Mas, sim, uma proposta que ajude a destacar os pontos altos da sua decoração e ainda a sempre manter  as pessoas confortáveis naquilo que fazem.

Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza Arquitetos

Dicas de iluminação para cada ambiente

Halls de entrada podem ter uma combinação bem variada de lâmpadas. Trata-se de um ambiente de recepção, que deve surpreender as pessoas e fazê-las entender todo o conceito de decoração do restante do imóvel. 

Na sala de estar também deve haver luminárias variadas que possam ser ligadas e desligadas em combinações diferentes, de acordo com cada situação. Isto já que este é um espaço para descanso e também de lazer.

Na sala de jantar a combinação sugerida também é a mista. A diferença, neste caso, é a necessidade de uma luminária que faça a iluminação direta da mesa, permitindo que as pessoas enxerguem bem umas às outras, além dos seus pratos. 

Na cozinha também é importante uma iluminação forte – preferencialmente que destaque as áreas de bancada e o fogão. E no lavabo pode-se ter algo mais suave.

Máira Ritter
Juliana Pippi

No banheiro privativo é interessante ter uma luminária geral, com uma luz difusa, e várias complementares, sendo algumas com iluminação direta. 

Uma ideia é ter luminária dentro da área do box e algumas ao redor do espelho – mas que não provoquem sombras no rosto da pessoa. Já no quarto também o mesmo, uma geral e várias outras luminária – ao lado da cama, sobre uma bancada de estudos, dentro dos nichos do armário, e ao redor de uma TV.

A.M Studio Arquitetura

Que luminária escolher?

Ao percorrer algumas lojas no mercado, pode-se ver uma infinita variedade de luminárias à venda. Mas não quer dizer que qualquer uma vai servir para aquilo que se deseja fazer na decoração de casa. 

Há um motivo de elas apresentarem designs distintos e poderem receber lâmpadas diferentes. É porque cada qual foi projetada para servir à uma situação diferente.

Basicamente, existem os seguintes modelos de luminárias. Primeiro, luminária para ser fixada no teto. Segundo, luminária de parede. Terceiro, luminária de piso. E destas três existem as de embutir e as de sobrepor. E, quarto, luminária de bancada – que ainda pode ou não ser luminária articulada. 

Lembrando que é possível regular a intensidade de todos estes aparelhos com a ajuda de um sistema elétrico com dimmer.

Como tipo de luminária de teto, podemos destacar os plafons, lustres, pendentes, spots e trilhos. De parede, podemos citar as arandelas. Tem ainda as luminárias de piso, como os balizadores. E, por fim, as de mesa, como os abajures. 

Mas esta lista não pode ficar por aqui, já que existem muitos outros modelos de luminárias que podem ser utilizados de acordo com a criatividade de cada decorador.

Mariela Uzan
Mariela Uzan

Ouse na escolha de luminárias

Não se pode esquecer-se do tipo de luminária que, por si só, é uma obra de arte. E estas luminárias podem ser utilizadas de modos diferentes, conforme a proposta decorativa idealizada para a casa. 

Aquelas improvisadas com materiais reaproveitados – como as luminárias feitas à base de garrafas de bebidas – podem ajudar a embelezar cantos diversos, como uma mesinha lateral ou um aparador.

Iara Kilaris e Ana Yoshida

Agora, existem também alguns aparelhos elétricos prontos à venda nas lojas que somam lindos efeitos às propostas como nada igual. É preciso citar, nesta linha, as fitas de LED. 

Certamente, trata-se de uma forte tendência. Algo que pode ser utilizado em substituição a outras luminárias para a iluminação de rodapés, parte inferior de armários, bordas de prateleiras e painéis, fundos de nichos, e mais.

A.M Studio Arquitetura

Você já sabe que existem muitos tipos de luminárias e que elas têm diferentes funções. Quais acha que combinam com a decoração de sua casa? Use todo seu bom gosto e criatividade e escolha a luminária perfeita para cada ambiente!


Essas dicas de como usar luminárias na decoração da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.