Quarto de menino: decorações coloridas e cheias de movimento

Meninos e meninas podem ganhar quartos com características diferentes, de acordo como pensam e agem. Veja exemplos de decoração infantil.

24 de maio de 2021

Em se tratando de planejamento de interiores, não devemos sustentar a ideia de que existiria uma composição perfeita para cada sexo. 

Na verdade, é bem provável que homens possam produzir decorações de características femininas e vice-versa. Mas, naturalmente, alguns grupos de pessoas podem apresentar certo perfil de comportamento semelhante e preferir o mesmo tipo de ambiente. É o caso dos modelos de quarto de menino deste texto.

Olhando rapidamente para os exemplos de imagens, quais as conclusões que você tiraria? Como poderiam ser as composições mais ousadas para ambientes infantis nessa linha? Será que as características desses ambientes revelariam um pouco da personalidade dos meninos em idade menor? Quais as preferências que essas crianças teriam para decoração de quarto? Confira as respostas no tópico a seguir.

Katia Llaneli

#1 Muitas cores

Meninos e meninas podem ter personalidades e até gostos semelhantes. Então, como já dissemos antes, nada impede de que a decoração de ambientes pensados para ambos os sexos tenha características semelhantes também. 

Contudo, se pensarmos no tipo de comportamento que geralmente os meninos têm, podemos tirar algumas conclusões que poderiam nortear os nossos projetos.

Não que seja uma regra, mas os meninos costumam gostar mais de histórias e de atividades com mais ação. Eles também podem ser crianças com bastante energia. E essa energia pode ser retratada, através da decoração, por elementos com bastante cor e linhas que trazem bastante movimento para os ambientes. Eis o porquê dos exemplos que trouxemos para ilustrar esse texto.

Decore Planejados Idélli

Só evite uma decoração assim se o seu filho for agitado demais. Especialistas em medicina e pedagogia alertam que as cores das decorações podem influenciar o comportamento das crianças. 

Se naturalmente elas possuem uma hiperatividade, cores muito intensas e escuras aplicadas ao seu quarto poderiam atrapalhar a sua concentração nos estudos de lição de casa e também o seu sono.

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
Bordin & Soares

#2 Formas atrativas

Além das cores, outro recurso que pode tornar as decorações de quartos de meninos mais atraentes é a forma dos objetos. Muito disso pode estar relacionado com o estilo de decoração proposto – que deve ter um tema. 

Como o ambiente tratado precisa agradar uma criança, devemos pensar que toda a produção precisa visar o lúdico, ou seja, apresentar um visual que estimule a criatividade e sobretudo a imaginação.

Aqueles pais que consideram os instrumentos de pedagogia no momento de planejar a decoração do quarto de seus filhos estão certos. É que, por incrível que pareça, os ambientes que habitamos também podem nos educar. 

Especialmente dentro dos quartos infantis, podemos nos valer de luminárias, quadrinhos, papel de parede, colchas, almofadas e mais em cores e formatos que representam e orientam sobre a vida.

Espaço do Traço Arquitetura
Izabela Lessa

#3 Personagens

Por que existem desenhos animados e longa-metragens para crianças? Você sabe? Bem, não se trata apenas de uma forma de entretenimento, mas também de educação. 

O discurso colocado nessas histórias deve ajudar a construir a identidade destes pequenos seres que um dia se tornarão os adultos responsáveis pelo destino do nosso planeta. E estes mesmos personagens das histórias podem ser representados nas decorações de interiores.

Por causa desses desenhos, muitos meninos dizem que desejam ser, no futuro, médicos, bombeiros, policiais e mais. 

E podemos incentivar estas lindas ideias colocando na decoração de seus quartos elementos que representem aquilo que os levaram a ter tais pensamentos. Por exemplo, almofadas, cortinas, adesivos de paredes e tapetes dos super heróis que eles mais adoram.

Érica Salguero
ACF Arquitetura

#4 Hobbies

Às vezes, é na escola ou com a família que essas crianças aprendem atividades divertidas que poderão fazer parte da sua vida adulta. 

Elas encaram isto, no período da infância, como se fosse um hobby – jogar bola, surfar, cuidar de animais, tocar músicas, consertar carros, e  mais. E, novamente, estas ideias podem ser representadas na decoração – inclusive exigindo um espaço no layout do cômodo para a realização destas atividades.

Você viu algumas orientações sobre como começar a decoração de um quarto de menino. Agora você já sabe que são boas alternativas móveis, acessórios e ornamentos bem coloridos e em formatos ousados, ilustrando as paixões. Mas, não pare por aí, use sua criatividade e crie outras boas ideias para o quarto do seu filho!

MeyerCortez Arquitetura & Design
Ark2 Arquitetura

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.