Psicologia das cores: muito além do azul para meninos e do rosa para meninas

Descubra o significado das cores e saiba escolher as cores perfeitas para seu quarto de bebê e como harmonizá-las com a decoração.

 

É claro que se você sempre sonhou em fazer um quarto azul para seu filho que está chegando, ou um quarto de bebê rosa para a menininha, não tem problema algum: realize seus sonhos.
Mas a verdade é que é possível ir muito além dessas cores ao decorar seu quarto de bebê. As cores têm uma forte influência sobre o comportamento e as emoções e podem dizer muito sobre a personalidade das pessoas.

Você sabe como funciona a psicologia das cores?

A psicologia das cores é uma área de estudos que analisa a maneira como o cérebro humano interpreta e transforma as cores em sentimentos e sensações e como elas podem influenciar nosso comportamento.

Neste post, selecionamos uma série de modelos de quartos de bebê para você se inspirar em suas cores, além disso, fazemos uma breve descrição do significado das cores usadas.

Como fazer para escolher cores para o quarto de bebê

1- Azul claro: equilíbrio e serenidade

“Você é responsável pelas pessoas que cativa”, conhece esta frase do livro “O pequeno príncipe”? Quanta responsabilidade em ter um filho, hein?

Além do azul claro, a cor do céu que nos protege e acalma, este quarto de bebê usou um papel de parede com a figura deste famoso personagem do livro escrito por Saint Exupéry que, aliás, está usando um sobretudo militar azul.

Deborah Basso

 

2- Branco: paz e pureza

Imaculadamente branco, este quarto de bebê passa toda paz, harmonia e pureza que você espera que seu recém-chegado encontre no lar que o acolherá com tanto amor.

Note que a iluminação dá um tom rosa claro ao ambiente, graças às cúpulas das luminárias nas paredes, para gerar um contraponto levemente mais quente nas cores do ambiente.

 

Leonardo Muller

 

3- Verde: juventude e prosperidade

É claro que o verde também remete à natureza e à ecologia, mas, em nosso cérebro, o verde é a cor das plantações viçosas, uma promessa de colheitas fartas.

Além disso, o verde se associa à juventude, em contraposição à cor marrom que as folhas tomam depois que morrem.Neste quarto, o tom de verde é ressaltado por uma iluminação embutida na parede e tudo fica ainda mais divertido com o painel cheio de bichos da floresta.

Arq&Design

 

4- Rosa: feminilidade e ternura

Devido ao tom mais queimado de rosa usado, e da textura nas paredes, este quarto de bebê transmite também uma certa intensidade, deixando sua aparência menos infantil e mais romântica.

Fernanda Guizi

 

5- Xadrez: azul com amarelo

Toda tradição do azul integrada à luminosidade e riqueza do amarelo conferem um ambiente divertido a este quarto de bebê, que é realçado pela presença de diversos bichinhos para seu filhote brincar.

 

Luciana Holanda

6- Areia: calma e aconchego

O tom bege claro da areia acalma e traz sensações de acolhimento, como quem faz seu castelo de areia para se refugiar nele.

Esse sentimento é reforçado pelos apliques brancos, ilustrando árvores, borboletas e pássaros, que cercam o berço do bebê.

Maria Clara Clarinha

7- Todas as cores

Por que escolher uma cor principal? Se você quer um quarto alegre, divertido e cheio de vida, use muitas cores, como neste modelo de quarto de bebê, em que o tema circo transmite alegria por todos os lados.

Arq&Design

8- Tons pastel

Um toque artesanal de patchwork nas paredes combina uma série de tons pastel, com predominância do azul e do rosa, transmitindo calma, harmonia e serenidade para o quarto do bebê.

Grazi Ela

Ficou mais claro para você o que fazer na hora de escolher a cor do quarto do seu bebê?

Então, não perca mais tempo e comece agora a mesmo a idealizar seu projeto.

Esta seleção de sugestões de cores para quarto de bebê foi escolhida pela equipe Viva Decora