Buscando um novo lar: 5 pontos importantes para verificar nos imóveis

Buscar uma nova residência tem seus desafios, e são muitas opções de projetos de casas. Mas montamos uma lista de dicas que vão te ajudar, confira!

12 de março de 2021

Quando você está procurando uma residência nova para morar, quais são as coisas que prioriza em sua vida? Veja, os novos imóveis vêm com ambientes, distribuição e formatos variados de plantas. E sabe por quê? 

É que se entende que o novo conceito de projetos de casas deve proporcionar uma experiência diferente, mais de acordo com a vida contemporânea que o homem leva.

Então, ao olhar um imóvel pela primeira vez, pense no seu estilo de vida, nas atividades que executa no cotidiano e o que é necessário para você se sentir bem. Mas, por hora, não se preocupe se tiver dúvidas. 

Durante este texto, vamos lhe ajudar a fazer uma lista de pontos a serem observados em todas as construções e projetos que você selecionou para a sua busca de casa nova. Vamos lá?

Paola Ribeiro

Item 1 | Localização e vista da paisagem

Uma coisa que você sempre ouvirá dos bons corretores de imóveis é que “a localização é tudo”. Sim, você pode admirar um palácio, mas se esta construção estiver em um endereço pouco valorizado e sem muitos recursos ao redor – compatíveis com as suas necessidades -, investir na sua compra será um erro. Primeiro, antes de tudo, decida em qual cidade e bairro deseja e pode morar.

Segundo, quando entrar na casa à venda, observe a vista que se tem das suas janelas e portas para o mundo exterior. É claro que você irá habitar o lado de dentro. Porém, tudo que verá do lado de fora pode impactar a impressão que terá deste imóvel no futuro. Por exemplo, de que adiantará se o mesmo tiver varandas, sacadas e terraços, mas estiver envolto de paredões de edifícios, torres de energias e mais?

Revista Viva Decora
Pietro Terlizz

Item 2 | Iluminação e ventilação natural

A verdade: em parte, compramos os imóveis pela vista que eles têm da paisagem da cidade, praia, flores ou campo. 

Agora, precisamos também verificar se as suas aberturas de janelas e portas funcionam mesmo não só como um quadro do mundo exterior, mas para captar bem a luz e os ventos para dentro dos cômodos. Isto definirá, e muito, o conforto ambiental desta construção.

Vamos explicar melhor. Em regiões de clima frio, o ideal seria escolher uma casa de paredes largas e com janelas de tamanho convencional, com sistema de fechamento bem eficaz. 

Já em zonas de clima quente, o ideal seria uma casa de janelas mais amplas, que pudessem criar um sistema de ventilação cruzada. E em ambos os casos, quanto mais se puder aproveitar a luz natural, melhor – uma boa forma de economizar energia.

Revista Viva Decora
Elaine Carvalho

Item 3 | Distribuição e integração dos ambientes

Recentemente, entendemos melhor como é importante uma boa distribuição de ambientes residenciais. 

Agora sabemos mais o quanto é importante ter uma zona de recepção e circulação paralelas que levem às áreas de serviços, tendo um ambiente separado como lavanderia. E também aprendemos a valorizar plantas baixas que preveem cantinhos para montagem de home office.

Obviamente, estas são coisas importantíssimas para se verificar em um imóvel novo. Porém, também há alguns aspectos diferentes, que envolvem as preferências e necessidades da sua própria família – e que nem todos os projetos de casas vão se adequar. Será preciso, então, buscar aquela residência que realmente tem os ambientes – em tamanho, formato e número – que facilitará a sua vida e da sua família.

A maioria das pessoas valoriza, hoje em dia, qualquer boa possibilidade de interação social. Estas vão adorar aqueles imóveis que possuem áreas como cozinhas, salas e varandas integradas. 

Inclusive, sabendo disso, muitas construtoras adoram este modelo de Arquitetura. E o mais legal destas casas é que elas, por serem assim, parecem muito mais claras, bem arejadas e amplas. O que acha desta opção?

Fabiana Montandon
Carla Felippi

Item 4 | Acabamentos e equipamentos de Arquitetura

A questão dos acabamentos não pode passar batida na sua vistoria. Se você adquirir um imóvel em melhores condições será o investimento perfeito. 

Isto porque estará valorizando o seu dinheiro inclusive em longo prazo, já que é provável que, com o tempo, tenha que fazer menos manutenções. Ter coisas boas desde o começo e saber mantê-las depois fará com que sempre a sua casa esteja em alta no mercado.

Fabiana Montandon

Outra coisa que você deve considerar são os equipamentos de Arquitetura: lareiras, churrasqueiras, piscinas, jacuzzis, claraboias, adornos de fachada e mais. Pode ser que sua família, de acordo com os seus hábitos, pense em jamais usar coisas assim. 

Porém, tê-las dentro de casa deve ser um bom investimento. Isto porque a maioria dos compradores gosta disso. Então, entende-se que revender um imóvel com tais itens será mais fácil.

Juliana-Pippi

Item 5 | Pontos de saídas de sistemas

Para o bom funcionamento de uma residência é necessário o apoio de vários sistemas e subsistemas. Por isso, dentro dos imóveis, vamos encontrar pontos de água, luz, esgoto, Internet, exaustão, e mais. 

O problema é que os projetos de casas antigas não previam certas tecnologias que temos hoje, precisando passar por adaptações agora. Você deve considerar, portanto, neste caso, consultar um especialista em estruturas.

Já os imóveis novos vêm mais preparados. Seus ambientes têm, por exemplo, muito mais pontos de tomada. Seu quadro de luz possui esperas para a instalação de ar condicionado. 

Muitas canalizações de água passam por nichos ou rebaixos de gesso especiais que facilitam reformas e permitem decorações mais bem personalizadas. Fora as esperas prontas de cabos para instalação de TV e Internet.

Jóia Bergamo

Estas foram as nossas dicas. Agora você já está preparado para ir atrás do seu imóvel dos sonhos. Mas, antes, reveja os projetos de casas que trouxemos como ilustrações para este texto e use-os como referência para inspiração.

Essas dicas de projetos inspiradores foram criadas pela equipe Viva Decora.