Decoração de casa 2021: o que muda neste ano?

O ano de 2021 pode estar nos guardando boas surpresas. Já podemos saber, agora, um pouco sobre como serão os projetos de decoração de casa.

21 de janeiro de 2021

2021 será um ano de recomeços e também de novas oportunidades. Afinal, o mundo se transforma e a Decoração de Interiores também. Especialistas no assunto já fazem as suas apostas sobre quais as tendências que irão dominar o mercado no próximo ano. 

Algumas destas nós iremos explicar e exemplificar neste texto. Inspire-se com as dicas e imagens apresentadas na lista a seguir.

Quartos Etc

#1 Branco e tons neutros

As imagens que escolhemos para ilustrar este texto tem tudo a ver com aquilo que os decoradores acreditam que seja tendência para o ano de 2021. Para começar, vamos falar sobre cores. 

Por alguma razão, é provável que as pessoas prefiram, nos próximos meses, criar ambientes de casa com um pano de fundo mais neutro. E uma cor que está com tudo no momento é o branco.

Nada melhor do que a cor branca para o futuro, porque ela é a união de todas as cores, ou seja, é a união de todas as boas energias que podemos desejar para esse recomeço.

Também deve estar em destaque em 2021 os revestimentos e móveis em tons neutros e também em cores claras. Nos últimos anos, duas cores que foram destaque nos projetos de interiores foram verde e azul. 

Certos tons das mesmas ainda poderão ser vistos aplicados a vários produtos vendidos nas lojas de artigos para casa. E os mesmos poderão ser utilizados justamente para pontuar estas decorações de fundo branco, neutro ou claro.

Suite Arquitetos

#2 Madeira e preto

Claro que as propostas de decoração de interiores contemporâneas podem levar muitas outras cores e também texturas. Tudo vai depender da estratégia adotada pelo projetista ou das preferências de seu cliente. 

Uma forte tendência que vem vindo nos últimos anos e que permanecerá em 2021 é a utilização de peças em texturas de madeira natural. Afinal, este material é o melhor para deixar os ambientes de visual mais confortável.

Outra tendência já vista no passado e que está sendo resgatada em 2021 é dos ambientes com inserção de elementos na cor preta. 

Ou seja, neste caso, uma cor que é considerada complementar será colocada como protagonista nos cenários, fazendo dupla com outras cores mais vivas – como amarelo e laranja. E o mais legal do preto – do absoluto escuro ao cinza – é que ele pode deixar os ambientes com visual mais moderno e sofisticado.

Revista Viva Decora e Classicfi Reservices
Pinterest e Nix Design Brasil

#3 Grandes painéis

Vamos falar agora sobre aquilo que irá preencher todas estas paredes brancas ou em tons neutros e claros dos ambientes decorados. A ideia para 2021 é utilizar grandes painéis. 

Por exemplo, quadros vivos de jardim vertical. Também molduras ornamentadas e pinturas a óleo feitas à mão. Trabalhos artesanais de tapeçaria. Ou, então, as lousas – que podem ser personalizadas todo dia com mensagens criativas e desenhos coloridos e bem humorados.

Claro que nós não poderíamos deixar de falar dos espelhos. Trata-se de um material bastante poderoso, capaz de criar efeitos visuais surpreendentes nas decorações de interiores. 

Dentro de casa, eles podem aparecer em diversos ambientes, revestindo paredes inteiras ou estando dentro de molduras. E eles podem ser utilizados para duplicar imagens positivas e fazer com que certos ambientes pareçam maiores e mais bem iluminados.

Kika Junqueira
SharonFliter Arquitetura e Interiores

#4 Estilos modernos

Agora vamos destacar aquilo que irá mais impactar o Design de Móveis em 2021. Por certo, aquelas peças de linhas retas, sem muitos ornamentos, ainda serão bastante utilizadas em decoração de interiores – até porque elas combinam com muitas composições. 

Mas a ideia para o próximo ano é inserir nos cenários alguns itens de design contratante. Na verdade, que ajudem a enfatizar certos estilos em alta na moda, como provençal e escandinavo.

E para tornar estas composições ainda mais interessantes, vários itens menores serão acrescidos aos cenários de modo a complementá-los.

As luminárias, por exemplo, podem trazer mais charme e destacar certas áreas estratégicas das propostas. 

A textura das plantas é bem vinda também, sempre enriquecendo, de forma neutra, os espaços. E as mantas e almofadas, além de deixarem os ambientes mais confortáveis, podem vir em estampas diferentes, combinando com a temática da decoração.

Observe novamente as imagens deste texto e tente adivinhar o que será tendência para 2021. Será que os especialistas irão acertar? E o que você pode adotar desta lista para atualizar a decoração dos ambientes da sua casa? Reflita sobre isto.

The Holk
Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.