Presente de ano novo
Tem presente de estreia de casa nova, certo? Por que não presente de estreia em um ano novo? É só uma folhinha virada no calendário, você pode argumentar. É verdade. Mas o que importa é investir em atos simbólicos. E começar um ano novo com alguma novidade em casa me parece uma boa ideia. Arrumar a casa é como arrumar um pouco nós mesmos. Realizar pequenos caprichos que podem deixar um dia comum um tantinho mais especial. Moças caprichosas investem em flores para enfeitar os cabelos, em brincos novos para uma noite de festa. Em casa, os adornos são mais práticos. Estrear um jogo de lençol, uma toalha novinha e felpuda, finalmente levar para a cozinha a panela que você namora há tempos – para repetir o prazer de cozinhar um prato especial em um dia comum.
São Paulo é uma cidade em que não faltam opções de endereços para momentos de amor ao lugar em que se mora. Nutro especial apreço por feirinhas de antiguidades, como a do Bixiga, aos domingos, e a da Praça Benedito Calixto, aos sábados. Nas duas, além de poder garimpar à vontade, você ainda descobre as delícias de uma cidade sem fila para parar no estacionamento do shopping. Você pode encontrar um espelho dos anos 40 que certamente mudará a cara da sua sala. Ou então se dar de presente um novo/ velho jogo de copos para cerveja. Iniciar uma coleção de xícaras, por que não? Delícia completa escolher uma peça de cada modelo e servir às visitas um cafezinho diferenciado. Uma luminária que dê vida ao quarto ou à mesa de trabalho. Uma poltrona especial para ler os livros reservados há tempos em um canto qualquer da casa.
Seu sonho de consumo de ano novo também pode estar em um colchão que deixe suas noites mais prazerosas. Ou em um ventilador de teto que espalhe uma brisa de verão pela casa, um clima de férias que pode ser esticado para o ano inteiro!
Pode parecer bobagem, futilidade, mas fazer um “mimo” para a casa faz sim diferença em um dia como outro qualquer. Se você ainda não experimentou, não sabe o que anda perdendo. Se perca em 2010, sem medo de ser feliz!