Plantas em casa
Falta de tempo, ausência de espaço, pouca intimidade com o manejo das espécies... Os motivos para dificultar a entrada de plantas em casa até parecem convincentes. Mas os benefícios que elas proporcionam a você e à casa são inúmeros. As plantas enchem os ambientes de vida com suas cores, texturas e formas. Imagine um apartamento lindamente decorado, com uma varanda sem qualquer vestígio de verde. Mesmo que ele abrigue móveis de área externa, a sensação será de aridez.
As plantas inevitavelmente pedem cuidados, mas são generosas nas retribuições. Na sacada do meu quarto, tenho uma romãzeira e um pé de laranja kinkan. É uma delícia acompanhar o desenvolvimento das duas, e principalmente, comprovar como os seus ciclos são bem definidos. A transformação das flores em frutos leva pouco mais de duas semanas. Um presente para os olhos. Tem mais: na sala, tenho uma espécie chamada pleomele, que cabe tanto em áreas de meia-sombra como de sol pleno. Dia desses, me surpreendi com um novo broto, que cresce com todo o vigor. Tem ainda as plantas perfumadas, as que quase não precisam de água, as que gostam de sombra, e por aí vai.
A minha experiência em escrever sobre paisagismo me permite apontar os três principais motivos pelos quais algumas pessoas não têm plantas: 1. aguá-las em excesso; 2. regá-las pouco; 3. esquecer das regas. Para você não se transformar em um ‘serial killer’ de plantas, a dica é simples. Finque o dedo na terra e sinta a umidade. Esse é o segredo para não regar demais nem de menos. A partir desta semana, vou falar sobre paisagismo e jardinagem aqui no blog da Tecnisa. Estou à disposição para tirar dúvidas e conto com vocês para criarmos um espaço de bem bacana de debate sobre a natureza. Até a semana que vem.
A jornalista Thaís Lauton é autora do blog Cheiro de Mato, da revista Casa e Jardim.