Plantas aquáticas

Você não precisa ter um espelho d’água, uma fonte ou bica no jardim para cultivar plantas aquáticas. Na verdade, você nem precisa de espaço para criá-las. Este universo particular de plantas, que troca a terra pela água, é uma ótima opção para quem dispõe de pouquíssimo tempo para regas e adubações periódicas.
Em geral, as plantas aquáticas se encarregam de oxigenar a água. Isso significa que é possível tê-las em bacias, caixas de aço galvanizado e vasos para plantas, sem a necessidade de bombas de aquário.
As espécies mais comuns são, em ordem de aparição na foto, da esq. para a dir., alface d’água, aguapé, ninféia, flor de lótus, papiro e salvínia. A flor de lótus e o papiro têm comportamento diferente, precisam ser plantados em vasos, que ficam imersos na água. As demais têm raízes superficiais, só flutuam na água.
Se a ideia é ter um canto com plantas aquáticas, você só precisa impermeabilizar o vaso da mesma maneira que faria com o plantio na terra e, pelo menos uma vez por semana, acrescentar água no vaso. No mais, é só curtir o seu pedaço de verde dentro de casa.