Papel de parede pode deixar seu hall de entrada muito mais charmoso

Papel de parede ainda é uma boa opção de revestimento, sinônimo de bom gosto, modernidade e requinte. Veja como usá-lo no hall da sua casa.

22 de julho de 2020

Usar papel de parede em decoração de interiores é uma moda que vai e volta. No passado, as residências dos nobres apresentavam lindas salas ornadas com este revestimento. 

E, hoje em dia, o tal material voltou a ser sinônimo de bom gosto, modernidade e requinte, sendo queridinho de arquitetos e designers. Contudo, os novos papéis são de melhor qualidade e oferecem muito mais possibilidades. 

Conceição Estrela Pinto Barbosa e Lili Giudice

As principais vantagens dos novos papéis de parede

Papel de parede pode contribuir positivamente para a decoração de muitos ambientes de casa, incluindo o hall de entrada, tornando-os mais modernos e harmoniosos. Também é capaz de tornar os cômodos mais confortáveis, pois é um bom isolante térmico. 

Não é necessariamente preciso contratar mão-de-obra especializada para instalá-lo às paredes e quase não gera nenhum resíduo desde a sua produção.

Em lojas de artigos para casa, é possível encontrar muitos modelos diferentes de papéis de parede. Há uma gama imensa deles – com texturas, estampas e cores diferentes – e seu custo é relativamente acessível. 

Os vinílicos têm alta resistência e durabilidade. Os chamados TNT imitam tecido. Ainda tem os acetinados, os anti chamas, os antialérgicos e outros.

Infinity Spaces e Cristina Rocha Andrade

O legal dos novos papéis de parede é que eles podem provocar efeitos inesperados. Isto porque muitos modelos conseguem simular efeito de 3D e textura de outros materiais – como madeira, cimento, tijolo e pedra; e têm ainda outros com detalhes brilhosos. 

Depois de aplicados à decoração de uma casa, mudam instantaneamente a cara dos cômodos, deixando-os mais coloridos, elegantes e cheios de personalidade.

Lucia Wjuniski e Larissa Silva LH
Maria Eunice Fernandes e CASA COR 2016

Por que usar papel de parede, afinal?

Se um determinado ambiente de sua casa apresenta falhas ou imperfeições no acabamento das paredes, pode usar papel para encobrir estes defeitos. 

Ou se um cômodo do seu imóvel parece meio sem graça ou pouco aconchegante, usar papel de parede em sua decoração deve ajudar. E este revestimento pode ser combinado com espelhos, tintas, pastilhas e mais. Tudo vai depender do projeto de interiores.

Ambientes pequenos, como hall de entrada, podem ser beneficiados com uma decoração com papel de parede. Por se tratarem de espaços de recepção e circulação, acabam tendo uma ambientação limitada, com poucos elementos. 

Então um revestimento como este pode ajudar a tornar o espaço mais convidativo e marcante, fazendo uma conexão estética com o restante do imóvel.

Andrea Petini e Ricardo Guilhen Arquitetura
Andrea Petini e Deborah Basso

Papel de parede no hall de entrada

Em sua casa, se preferir, você pode aplicar papel em todas as paredes do hall de entrada. Ou, se o modelo de revestimento escolhido for muito escuro ou chamativo, pode-se aplicá-lo à apenas uma parede – evitando, assim, possíveis exageros. 

Não é indicado, neste caso, misturar modelos de papéis neste cômodo pequeno, pois isto criaria uma combinação desfavorável.

Como o hall é o primeiro local de acesso das pessoas à moradia, este ambiente deve gerar uma mensagem positivas de boas vindas – é como o cartão de visitas da casa. 

Sendo assim, é importante pensar nas cores e desenhos do papel de parede utilizado em sua decoração, para não gerar uma poluição visual ou outro efeito desconfortável. Papéis lisos e em tons neutros são sempre a opção menos arriscada, mas é possível ousar mais.

Em hall, pode ser interessante criar algo com mais dramaticidade. Talvez usar um papel com linhas expressivas, porém suaves – talvez um listrado. 

Como o ambiente é pequeno, qualquer papel floral ou geométrico deve apresentar um desenho de gramatura menor, proporcional à área de superfície. Em tese, qualquer cor cai bem para este cômodo. Contudo, os tons mais alegres, como amarelo, são ainda mais favoráveis.

Paulinho Peres
Liliana Zenaro e Deborah Basso

Para tornar mais alegre este setor da sua casa, você pode colocar, num canto estratégico, um vaso de plantas ou uma luminária de piso. 

Agora, o layout que a maioria das pessoas utiliza para hall é ter, na maior área de parede livre, um aparador acompanhado de espelhos ou quadros, abajures, arranjos e mais. E este móvel ficaria frente a uma parede coberta de papel ou à um boiserie emoldurando o papel.  

Então, o que acha destas sugestões? Gostou de alguma? É muito fácil instalar papel de parede, sem sujeira e quebra quebra, por isso, não deixe de escolher o seu e comece logo essa renovação do seu hall de entrada!

Essas dicas de decoração com papel de parede foram criadas pela equipe Viva Decora