04/07/2018 | por

7 dicas de como utilizar um painel de TV

Tire todas as suas dúvidas sobre painel para TV.

Compartilhe


Seja na sala de estar, no quarto e principalmente na sua sala de TV, usar um painel para instalar esse aparelho é uma solução prática e bonita que vem conquistando cada vez mais adeptos. Esclareça todas as suas dúvidas sobre painel de TV agora mesmo e já providencie o seu.

Afinal, o que é exatamente um painel para TV?

Muito usados hoje em dia, por conta da praticidade e beleza, painéis para TV são uma espécie de móvel e de acabamento para ambientes, ao mesmo tempo.
Acabamento porque podem servir para revestimento até de um a parede inteira (dependendo do modelo escolhido).

Móvel, porque alguns contam com prateleiras, nichos e até gavetas para acomodar outros aparelhos e acessórios ligados ao uso da TV.

Você tem dúvidas sobre como usar um painel de TV em sua casa? Temos as respostas para todas elas!

Em que cômodos é mais indicado usar um painel para TV?
Muitas pessoas acreditam que um painel de TV só fica bem em uma sala exclusiva para assistir televisão.
Na verdade, um belo painel de TV pode ficar muito bem na sala de estar, dando um acabamento refinado ao ambiente e organizando bem melhor aquele monte de fios.


BY Arq & Design

Nos quartos, principalmente quando são pequenos, o painel de parede cumpre a tripla função de decorar, economizar espaço e deixar a TV muito bem instalada, valorizando o ambiente.


Patricia Kolanian Pasquini

Portanto, não limite suas opções: use o painel de TV no cômodo que quiser.

Quais materiais utilizar?
O mais comum são painéis de MDF, com a textura da madeira aparente ou mesmo de outras cores.
Mas o painel para TV pode utilizar diversos outros materiais, como madeira maciça, madeira de reuso, materiais sintéticos e até mármore. Tudo vai depender do seu projeto de decoração.

Paolo Ribeiro

O painel deve cobrir a parede inteira?
Não necessariamente. Aliás, muitos deles não cobrem toda a parede, mesmo porque podem estar instalados em paredes imensas. Isso vai depender do cômodo onde ele for instalado e de suas opções de decoração.

Aquiles Nicolas Kilaris 

As duas formas podem trazer um bonito efeito para no ambiente, mas painéis de TV de parede inteira costumam ser mais usados em paredes menores.

Luciane Mota

É preciso fazer sob medida?
Não. Na verdade, existem diversos modelos de painéis prontos para você usar em sua casa, já com tudo preparado.
É mais prático, mas pode limitar um pouco suas opções, apesar de existir uma grande variedade de modelos.

Quitete e Faria

É fácil instalar painéis prontos?
O ideal, se você não tem prática com este tipo de atividade, é contratar um profissional para fazer a instalação do seu painel de TV. Mas os painéis prontos, normalmente, têm uma instalação mais prática e rápida do que os modelos encomendados sob medida.
Esses, com certeza, demandarão o auxílio de um profissional especializado, o mesmo que fez o projeto, na maioria dos casos.

Existe uma regra de qual é a melhor parede para o painel de TV?
O mais indicado é evitar a incidência de luz sobre a tela para não surgirem reflexos que atrapalham a visualização da TV.
Por isso, um painel de TV instalado em oposição a uma janela pode não ser a melhor ideia.
Usa-se, normalmente, uma parede em ângulo com a janela, mas essa não é uma regra que não pode ser quebrada, apenas uma sugestão. Existem TVs com tela antirreflexo além de se poder usar cortinas e persianas para evitar esse efeito indesejado sobre as telas da TV.

Danyela Corrêa

Sanou todas as suas dúvidas sobre como usar um painel de TV nos ambientes de sua casa? Comece agora mesmo seu projeto, seja com um painel pronto ou sob medida, e deixe o espaço para assistir TV muito mais elegante e funcional para assistir seus programas favoritos.

Estas dicas sobre painel de TV foram criadas pela equipe Viva Decora.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS