Casa sempre cheirosa! Conheça as melhores técnicas para a limpeza de tapetes

Tapetes podem acumular muita poeira e sujeira – inimigos da boa saúde. Ainda bem que podemos limpá-los com facilidade. Conheça as técnicas.

24 de junho de 2021

Saúde não tem preço. Podemos ter uma residência repleta de ambientes muito bem decorados, mas, além disso, nossa casa precisa estar sempre muito bem organizada e limpa. E uma das peças que mais retém poeira e outras sujeiras é o tapete. Pensando nisso, fizemos uma lista das melhores técnicas para a limpeza de tapetes. Confira.

Adell e Porto

#1 Limpeza a seco

No dia a dia, é muito difícil tirar os tapetes do lugar para realizar a sua limpeza. Então, precisamos apelar para soluções menos arriscadas. A primeira medida é passar uma vassoura ou algum aspirador de pó só no local só para retirar a poeira superficial. 

Depois, jogar um pouco de amido de milho ou bicarbonato nas áreas úmidas e manchadas, deixar reagir por alguns minutos e passar o aspirador de pó outra vez – em movimentos verticais e horizontais.

O bom desse tipo de limpeza é que não necessita de nenhum produto químico para a sua realização. Esse serviço é perfeito para aqueles tapetes de fibras mais delicadas, que podem apodrecer quando expostos à água. 

E aqui vai mais uma dica: adicione umas gotas de essência à mistura de amido ou bicarbonato – como canela, cravo ou lavanda. Assim, mesmo depois de aspirar a peça, a sua sala de casa ficará bem cheirosa.

Espaço do Traço Arquitetura
Studio GPPA – Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

#2 Lavagens especiais

Realmente, é bastante difícil acertar nos produtos químicos para limpeza de tapetes.  Qualquer erro pode comprometer em definitivo a qualidade da peça. 

Os especialistas geralmente recomendam substituir as soluções mais agressivas por produtos menos corrosivos, como sabão de coco e detergente neutro. Jamais, sob hipótese nenhuma, deve-se utilizar água sanitária para limpar tapetes. Veja mais recomendações:

  • Tapete de crochê: não deve ser colocado em máquina de lavar; e, depois de lavado e enxaguado, deve ser seco na sombra, de preferência sem pendurar.
  • Tapete de vinil: preferencialmente deve ser lavado à mão, em temperatura ambiente ou, no máximo, morna.
  • Tapete de fibra sintética – poliéster ou náilon: precisa ser bem seco para não ficar com cheiro ruim, e isto pode ser feito sob sol bem forte, se o mesmo for lavado com água e sabão neutro; e para evitar qualquer cheiro desagradável, basta borrifar um pouco de vinagre.
  • Tapete de pêlo alto: deve ser aspirado com mais frequência; e se precisar ser lavado, só pode ser seco na sombra.
Espaço do Traço Arquitetura
Espaço do Traço Arquitetura

#3 Receitas caseiras

Por hora, vamos realmente deixar de lado os produtos de limpeza vendidos nas lojas. Já falamos que amido de milho e bicarbonato de sódio podem ajudar na limpeza dos tapetes, mas tem mais coisas na sua despensa que podem entrar nessa lista. 

O vinagre é mais um produto ecologicamente correto que podemos usar. É considerado um desinfetante natural e neutralizante, capaz de matar germes e bactérias alojados entre as fibras.

Você pode fazer uma mistura de, por exemplo, água morna, detergente neutro e vinagre branco para tentar tirar manchas e mau cheiro dos tapetes da casa.

MAV ARQUITETURA
Vanessa Trad

#4 Soluções de emergência

Aconteceu um acidente doméstico sobre o seu tapete de casa? Não se preocupe. Dependendo do que ocorreu, pode haver uma solução. Eis algumas receitas:

  • Tira manchas: solução de água com vinagre; espuma de água e detergente líquido; ou solução efervescente de água oxigenada e bicarbonato, que deve ser aplicada sobre a mancha.
  • Xixi de Pet: pulverizar a área com vinagre branco, não diluído, e secar com papel absorvente.
  • Neutralizador de odores: pulverizar vinagre, bicarbonato ou talco de bebê.
  • Para dar bom cheiro: solução de detergente neutro, água e amaciante de roupas para escovar, de leve, o tapete.

Lembre-se que as fibras dos tapetes, independente do material de que são feitas, sempre são muito delicadas. Então, na hora da limpeza, esfregue sempre de forma suave a peça e  com escovas ou panos bem macios.

Preferencialmente, siga o sentido destas fibras ou faça movimentos circulares – jamais movimentos em vai-e-vem ou zigue-zague. E depois de retirar as manchas, se necessário, use um secador de cabelo para secar a área, por exemplo.

“As pessoas costumam esfregar os tapetes vigorosamente e usar vassouras e escovas com cerdas duras, com isso, os fios dos tapetes se desfazem.” – Walid Abdouni, lojista de tapetes, em reportagem de Dicas de Mulher.

Aquiles Nicolas Kílaris

Pronto, agora seus tapetes vão estar sempre impecáveis!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.