14/07/2017 | por

Não esqueceram de mim

Checklist para deixar a casa preparada para sua viagem de férias.

Compartilhe

Vai viajar nestas férias?

Então, antes de sair de casa, espie o checklist que preparamos para você lembrar de todos os detalhes para mantê-la segura, enquanto estiver longe, e também pronta para sua volta.

  • APARELHOS ELÉTRICOS & CARREGADORES

Desligue todos aparelhos elétricos que não serão usados automaticamente na sua ausência e tire da tomada carregadores de celulares e laptops – estes consomem energia, mesmo quando não estão plugados aos aparelhos.

  • GELADEIRA & FREEZER

Cheque a validade de tudo que estiver dentro da geladeira e do freezer, dispensando alimentos perecíveis e produtos que estão para vencer.

Se planeja ficar muito tempo fora, vale limpar totalmente a parte interna do refrigerador com um pano com álcool, desliga-lo da tomada, mantendo a porta aberta para que o interior não embolore.

  • REGISTROS & RALOS 

Feche registros de água dos ambientes que não têm itens domésticos que não irão exigir abastecimento durante a sua viagem, tais como máquina de gelo e sistema de irrigação automático.

Também vale fechar os ralos dos banheiros, cozinha e área de serviço para evitar que odores de encanamentos entrem na casa.

  • AQUECEDORES

Lembre-se de programar para o modo “férias” todos os aquecedores de água, evitando o desperdício de energia. Caso não tenha o temporizador, avalie quais deles podem ficar desligados durante a viagem.

  • LUZES & DESJUNTORES

Desligue todas as luzes, exceto as que você quer manter ligadas como medidas de segurança.

Avalie investir em temporizadores variáveis, que tenham sensor de escuro (fotocélula) e acendam as luzes automaticamente ao anoitecer. Assim, sua casa não fica às escuras, na sua ausência.

Desligue todos os disjuntores da casa, com exceção daqueles que são usados por geladeiras, sistema de alarme e outros itens domésticos que devem permanecer sempre ligados.

  • PORTAS & JANELAS

Verifique se todas as janelas estão fechadas, lembrando de usar as travas nas que tiverem este dispositivo de segurança.

Se não for ficar muito tempo fora, vale deixar alguns vidros de venezianas semiabertos para que a casa fique arejada e sem cheiro de “fechada” quando voltar.

Por fim, tranque portas e portões e faça uma boa viagem!

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

FAÇA SEU COMENTÁRIO