Decoração escandinava: como surgiu e como usar em sua casa

Estilo escandinavo é um tipo de decoração que, à princípio, parece impossível de ser reproduzido no Brasil. Mas já descobriram como. Veja!

8 de outubro de 2020

Independente do tipo de casa que você possui, de ambientes mais amplos ou compactos, o uso de estante na sua decoração sempre é uma ideia prática. E se o estilo de decoração for adequado, pode ficar lindo! 

Assim, é fundamental tentar aproveitar, ao máximo, a verticalidade de cada espaço. E um móvel como esse sempre pode se ajustar à diferentes propostas, seja de um modelo de ambientação mais clássica ou moderna.

Enfim, existem diversos modelos diferentes de estantes, com excelentes qualidades, capazes de atender bem ao gosto e às necessidades mais variadas. 

Mas algumas questões precisam ser respondidas no momento da escolha para que o modelo certo traga realmente o efeito visual desejado. 

Já pensou na decoração escandinava?

Pró-Reforma

O estilo escandinavo de decoração

Estamos no Brasil, um lindo país tropical. Seu grande território apresenta bastante diversidade e a maior parte das suas regiões tem uma temperatura média bastante elevada. 

Então, pode-se dizer que é verão o ano todo para quase todos os seus habitantes. Por isto mesmo, é bastante curioso ouvir de alguns especialistas em projetos de interiores a sugestão de uma casa decorada ao estilo escandinavo.

Revista Viva Decora

Se você já teve a incrível chance de visitar ou apenas de ver um documentário sobre os países do Hemisfério Norte vai entender o que vamos dizer. 

É que a aparência dos interiores das residências construídas nestes lugares é mesmo diferente de quase tudo o que se pode ver no Brasil. Algo semelhante só pode ser conferido nos Estados do sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde o inverno é mais rigoroso.

Mauricio Karam

Para todos estes endereços, seja pelo clima ou pelos materiais disponíveis, certos estilos decorativos foram adotados para casas. Um deles foi apelidado na contemporaneidade de ‘estilo escandinavo’. 

O mesmo se inspira nos modelos de ambientes criados em países como Escandinávia, Dinamarca e Noruega. Mas o que pode ser comum por lá, chegou aqui como novidade e virou tendência.

Assim como aconteceu com muitas outras artes em tempos atrás, o estilo escandinavo foi adaptado à nossa realidade – e muito bem por sinal. Mas antes de falar de como isto aconteceu, vamos lembrar do estilo escandinavo original. 

Pois bem, ele é bastante confortável e apresenta muitos objetos feitos de uma matéria-prima que ajuda a manter os ambientes aquecidos. Entende agora a dificuldade de reproduzi-lo nos trópicos?

Sabrina Tironi e Revista Viva Decora
Felipe Hess

As principais características do estilo escandinavo de decoração

Geralmente, os ambientes escandinavos criados nos nórdicos expõe muitos elementos em madeira – o melhor isolante térmico. Também se faz presente a utilização de itens feitos de outros materiais naturais. 

Sendo assim, é bastante comum ver nos projetos de decoração destas casas peças em vime, pele e lã. E os vasos de plantas sempre são usados como acompanhamentos.

O pano de fundo para o estilo escandinavo são superfícies em tons suaves – a não ser que seja uma parede revestida ou feita de tijolinho ou de painel de madeira natural. 

Isto cai muito bem à decoração de casas em zonas de clima quente, como o Brasil, pois pode ajudar a manter os interiores mais frescos. Contudo, o resto deve ser adaptado.

INÁ Arquitetura

No Brasil, o um ambiente em estilo escandinavo pode adotar outras linhas. É interessante, neste caso, usar na decoração peças em metal também. 

Vasos em cerâmica – mas preferencialmente mais brutos, não esmaltados. Também são bem vindas as cestarias em palha e os crochês para toalhas, cortinas e cachepots. E quanto aos móveis, o melhor é manter a pureza e a simplicidade total.

INÁ Arquitetura
Tria Arquitetura

Algumas estantes para decoração escandinava

Os modelos mais comuns de estantes à venda nas lojas brasileiras são aqueles de linhas retas e cores neutras, sem ornamentos. 

Muitos são feitos em MDF, mas também existem as belas peças em madeira natural, sem acabamento, que combinam não só com o estilo escandinavo, mas com outros modernos. Suas características clean e minimalistas são perfeitas, combinando com soluções para vários tipos de ambientes.

As estantes mais baixas podem servir aos banheiros, quartos infantis e salas pequenas. Já as maiores para quartos de adultos, escritórios, cozinhas e salas mais amplas. 

Inclusive estantes bem altas, feitas sob medida são as ideais para preencher melhor grandes áreas de ambientes de pé-direito duplo. Use-as para colocar roupas dobradas, expor brinquedos e utensílios, ou organizar produtos de limpeza e itens de papelaria.

Oliva Arquitetura e João Paulo Amaral
Gabriel Valdivieso

Gostou da decoração escandinava? Porque não experimenta em sua casa? O resultado pode ser incrível!

Essas dicas de decoração escandinava foram criadas pela equipe Viva Decora.