Sapateira: modelos bem diferentes para a decoração da casa

Sapateira é um móvel que tem uma função especial: proteger os sapatos. Mas precisamos ter uma? Como ela seria e onde ficaria dentro de casa?

10 de setembro de 2020

Os sapatos são os melhores amigos dos nossos pés. Eles nos protegem do frio e também podem ajudar a nossa coluna, mudando a nossa postura. Sapatos até nos deixam mais sexy. 

Então, por que não criar um local adequado para guardá-los, em respeito a tudo de bom que eles oferecem à nós? Por exemplo, criar uma sapateira em um canto especial da casa.

O texto a seguir irá lhe apresentar alguns modelos bem bacanas de sapateiras. Confira as dicas e imagens a seguir e descubra alternativas para a decoração da sua casa.

Dall Anese Arquitetura

Locais para sapateira dentro de casa

Primeiro, antes de falar do design das sapateiras, de um modo geral, vamos falar dos locais onde podemos colocar peças como estas dentro de casa. 

Nestes últimos tempos, nossos hábitos mudaram. Aprendemos com outras culturas que é importante deixar os calçados trazidos da rua na entrada de casa – pelo menos até que os pares sejam higienizados na lavanderia. Então, o local número um para sapateiras seria no hall da casa.

Revista Viva Decora

Agora, infelizmente, o nosso costume ocidental não é expor sapatos no hall de entrada. Então, neste caso, que tal trocar os sapatos na entrada e levar os usados para uma sapateira definitiva na varanda ou mesmo num cômodo de serviços da casa? 

Mas se não quiser misturar seus sapatos com de outros membros da família, basta manter a sua própria sapateira no quarto, closet ou banheiro privativo – desde que não pegue muita umidade.

Gisele Petroli

Modelos planejados de sapateira

Sapateiras, na maioria das vezes, costumam ser móveis pequenos. Então, elas podem até ajudar na otimização de espaços estreitos e sem utilidade dentro de casa. 

Sendo assim, os melhores modelos de sapateiras são, na verdade, aqueles feitos sob medida. A tecnologia dos móveis planejados deve servir bastante nesta estão. Com isso, é possível você encomendar com os fabricantes modelos que atendam bem às suas necessidades.

Quando uma sapateira é bem planejada, ela é compatível com o número e medidas dos sapatos de seu usuário. 

Por falar nisto, uma boa sapateira deve ter aproximadamente de 35 à 40 cm de profundidade, sendo com prateleiras retas; ou de 15 à 30 cm, para prateleiras inclinadas. E tem as alturas dos nichos – de 15 à 20 os menores e 35 à 40 os maiores. Lembrando que botas não podem ser guardadas com os seus canos dobrados, viu?.

Quanto a materialidade da sapateira planejada, der ser a melhor, pensando na higienização do móvel. A maioria dos modelos hoje oferecidos no mercado são aqueles montados com placas de MDF. 

Mas as melhores sapateiras são aquelas com estruturas metálicas ou plásticas, mais fáceis de limpar. Só que alguns sapatos precisam “respirar” vez e outra, para não ficarem danificados. Neste caso, as sapateiras de pano funcionam melhor.

CASAon e Nicolle do Vale
Ednilson Hinckel

Modelos criativos de sapateira

Pode-se explorar bastante o design da sapateiras. Elas podem ser estantes comuns ou estantes em formatos diferenciados. 

Podem funcionar em módulos que se inclinam ou que são giratórios. Também podem apresentar um sistema de gavetas ou placas que deslizam, para fora e para dentro. Mas você tem liberdade para inventar um modelo diferente de sapateira para a sua casa, com um design bem especial. Explore a sua imaginação.

Larissa Minatti e Revista Viva Decora

Observe os lindos exemplos de sapateiras que trouxemos para este texto. Perceba como a criatividade pode ir longe. 

Nas imagens, vemos sapateiras feitas de materiais reciclados, como restos de canos, além de ripas ou pallets de madeira. E também há dois modelos de sapateiras com estruturas feitas de arame – uma fixada na parede e outra presa por um gancho, em forma de coração.

Na internet, também podemos ver mais ideias geniais. Vamos citar algumas: sapateiras feitas a partir de cabides, para serem penduradas em varões; sapateiras criadas dentro de puffs; sapateiras feitas de triângulos de papelão; sapateiras de plásticos para ficarem atrás da porta; sapateiras em forma de escada; e muito mais.

Então, o que acha destas soluções de sapateiras? Inspire-se nelas e crie algo bonito e prático para a sua casa. A partir de agora, cuide dos seus sapatos com mais carinho.

Revista Viva Decora e AH.SIM
Revista Viva Decora

Essas dicas de modelos de sapateira para casa foram criadas pela equipe Viva Decora.