Modelos de cortina para inspirar a decoração de sua casa

Cortina não é só um elemento ornamental para as decorações de interiores, mas também funcional. Saiba escolher os modelos para a sua casa.

20 de agosto de 2020

Cortina é um elemento de decoração que possui muitas funções. Além de contribuir para a estética dos ambientes, deve ajudar a controlar – reduzir ou bloquear – a entrada de luz natural, a poeira e os ventos vindos do meio externo. 

Ela também ajuda a proteger móveis e eletrodomésticos dos raios solares. E, por fim, oferece mais privacidade aos moradores – sobretudo no período da noite.

Saber escolher os modelos de cortinas certos para casa é fundamental por várias razões. Mas, acima de tudo, tais peças precisam se adequar às necessidades dos ambientes e também das pessoas que os habitam. 

O preço jamais deve ser um indicativo de qualidade. O certo é comprar aquelas peças que possam contribuir positivamente para a decoração, que apresentem qualidade satisfatória e que agradem ao seu gosto.

Rodrigo Kolton e Beto Monzon

Opções de materiais para cortina

O material de fabricação das cortinas escolhidas para casa é outro fator que precisa obrigatoriamente ser avaliado no momento da compra. Isto deve influenciar na durabilidade desses elementos e na forma como eles poderão ser limpos. 

Também na sua eficiência em evitar a entrada de luz; na temperatura dos cômodos; e no visual das decorações. São opções de tecidos muito utilizados em cortinas: algodão, seda, voil, linho, veludo e algodão.

Iara Kilaris

Alguns modelos de cortinas 

Percorrendo as lojas já é possível notar que existem muitos modelos diferentes de cortinas à venda. Claro que sempre é possível encomendar um modelo em especial a um costureiro também. 

As peças tradicionais são aquelas feitas de tecido e fixadas em trilhos ou varões. Seu design costuma ser bem simples, atemporal, quase sem dobras, e justamente por isto podem combinar facilmente com diversos tipos de decoração.

Oscar Mikail e Revista Viva Decora

Cortinas mais elaboradas podem apresentar vários detalhes especiais, como barrados, bandos e pingentes. E sendo pesadas, devem precisar ser penduradas em trilhos largos ou varões duplos. 

Quando o desejo é bloqueio total da luz, vale investir num modelo com camada de blackout – que deve ser escondida por um tecido grosso. Mas, certamente, as cortinas mais vendidas do mercado são as em voil.

Iara Kilaris
Lucia Tacla

É preciso citar também que além das cortinas comuns, outra opção de fechamento de janelas viável nesta linha são as cortinas persianas. 

Tem as persianas comuns – que podem ser encontradas em materiais como madeira, alumínio, bambu, palha e PVC –; e as romanas e tipo rolô – em tecido. Basta estudar o sistema de fechamento, as cores e o estilo da cortina que melhor combinar com o ambiente a ser decorado na sua casa.

Cristina Lembi
Revista Viva Decora

Qual a cortina ideal para cada ambiente?

Vamos começar pensando na decoração da sala de estar. Para este ambiente social tão importante, o modelo de cortina precisa muito bonito, que consiga criar um clima bem agradável. 

Talvez seja o caso de usar uma cortina com mais efeito, como as que possuem várias pregas; ou mesmo uma persiana tipo celular – lembrando uma colmeia – acompanhada de dois barrados de cortina ilhós nas laterais.

Helen Granzote

O quarto é outro ambiente onde o uso de cortina pode ser um grande diferencial para a decoração. Este é um cômodo onde o objetivo principal é dormir e relaxar corpo e a mente. 

Tal cantinho da casa merece, então, um modelo de cortina igualmente muito bonito, mas que, acima de tudo, garanta este descanso. Certamente uma cortina com camada blackout e em um estilo mais romântico – com pregas fêmea, macho ou americana.

Patrícia Azoni

A decoração de quarto infantil já pode ser vista de uma maneira diferente. Neste caso, a cortina não precisa ser tão longa e ir até o chão, mas parar na altura de um balcão abaixo da linha da janela. 

O tecido externo dessa peça pode ser mais leve e com lacinhos, botões ou outros detalhes charmosos. Neste caso, combina muito bem as cortinas retas com alças ou ballon simples, e também a persiana tipo romana.

Helaine Goes Pinterich

Quartos jovens, quartos de hóspedes ou home offices podem receber uma cortina simples de voil com blackout, persiana silhouette ou persiana de madeira. 

Para cozinhas, talvez uma cortina plissada comum de varão ou uma persiana laminada, para não acumular sujeira. E para os banheiros uma cortina persiana romana cascade, por exemplo.

Opções não faltam! Escolha a sua e comece seu projeto.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.