Material escolar: comprar sem prejudicar o bolso.
Uma das principais preocupações das famílias no início do ano é justamente a
compra do material escolar. A preocupação faz muito sentido, ano após ano, percebemos que esse tipo de gasto cada vez se torna maior e a diferença de preço entre as
diversas lojas chega a 450% de acordo com a
Fundação Procon-SP.
Para tentar ajudá-lo nessa tarefa preparei algumas dicas:
•
Pesquise – Parece mentira, mas muitos ainda deixam de investir um pouco do tempo na procura de melhores oportunidades de compra. Coloque tênis e uma roupa confortável e vá á luta. Bater perna e anotar os valores em uma lista organizada fará com que o valor pago seja muito menor.
•
Produtos mais caros – Quando compramos algum material que tenha estampado figuras ou personagens conhecidos o valor é muito mais alto. Então é bom ficar atento não só a marca que está comprando, mas também a esse detalhe. A diferença de preços é gritante.
•
Aproveite melhor o material – É comum todo ano descartarmos diversos materiais que poderiam se reaproveitados. Um bom exemplo disso é a bolsa ou mala e também os estojos para lápis. Converse com seu filho (a) no decorrer do ano e explique o quanto custa esse tipo de produto. Peça para que tenha cuidado e que dessa forma poderão economizar o dinheiro para ser utilizado de outra forma.
•
Não tenha vergonha de pechinchar – Boa parte dos brasileiros tem vergonha de pedir desconto. Se você faz parte dessa “parte” é hora de perder a vergonha. Você está pagando caro por um produto e é natural buscar uma oferta que seja interessante não só para o vendedor, mas também para você. Converse com o vendedor, se não conseguir fale com o gerente e proponha sempre uma negociação, principalmente se o pagamento for realizado à vista.
•
Se organize agora para o próximo ano – Outra grande verdade a respeito de nós brasileiros é que deixamos para o último momento algumas decisões. Fazemos assim com as compras diversas: presente de aniversários, presente de natal, material escolar, entre outros. Atualmente, boa parte das escolas já envia no final do período de aulas a lista com o material do ano seguinte. Como me preparei com antecedência, fiz a compra do material de minha filha no
começo de dezembro. Tive a curiosidade de ir ao mesmo lugar que comprei para fazer a cotação, quase cai de costas: paguei em dezembro pela lista inteira R$ 345,23. Agora em janeiro, dia 18 a mesma lista R$ 567,18. O que você achou dessa diferença?
Aproveite esse momento, para se programar para a próxima lista. Veja
quanto gastou agora, divida por 12 esse v
alor e faça uma poupança para que no final do ano você tenha o dinheiro para pagar a vista, mais barato e negociando um bom desconto. Claro, até lá os valores mudarão a inflação certamente vai influenciar os valores, mas com certeza você terá poupado grande parte do que será preciso e como eu sentirá a sensação de que tomou a melhor decisão.
Até a próxima.