Jogos de inverno
Além de divertir e permitir que as crianças liberem energia, jogos podem ajudar no desenvolvimento físico e cognitivo, estimular a criatividade e o raciocínio lógico e ainda auxiliar os pequenos no processo de entendimento sobre algumas regras para o convívio em sociedade.
Por estes motivos, e também pelo início das férias escolares, quando os filhos costumam a ter mais tempo dentro de casa, resolvemos trazer 3 jogos, destinados a diferentes faixas etárias, para você montar e brincar com a criançada neste inverno!
ENCAIXE COLORIDO
Ideal para crianças de 2 a 4 anos.
• MATERIAL
1 cartolina, canetinhas coloridas, latas e potes em formatos diversos.
• COMO MONTAR
Escolha com a criança as peças que serão usadas no jogo e desenhe na cartolina o contorno das peças, se possível, com a caneta da cor do objeto escolhido para cada contorno.
• REGRAS DO JOGO
Misture as peças > coloque a cartolina no chão > peça para a criança encontrar a forma correta para cada contorno > após encontrar, para seguir, ela deve dizer qual a cor do contorno ou do objeto da vez.
LEGORINTO
Ideal para crianças de 4 a 7 anos.
• MATERIAL
1 chapa de lego (aquelas usadas para montar gramados), peças, bonecos e mini objetos de lego e 1 bolinha de gude.
• COMO MONTAR
Escolha com as crianças as peças que serão usadas para construir o labirinto e monte junto com elas as paredes na chapa de lego, posicionando como obstáculos, ao longo do percurso, alguns bonecos e mini objetos.
• REGRAS DO JOGO
Posicione a bolinha de gude no início do labirinto > peça para a criança, ao mover a chapa, guiar a bolinha até o fim do percurso.
JOGO DA VELHA PET
Ideal para crianças a partir de 7 anos.
• MATERIAL
1 cartolina, 1 régua, 1 canetinha, tinta guache em duas cores diferentes e 8 tampinhas de garrafa PET.
• COMO MONTAR
Pinte com a criança as tampinhas, sendo 4 com cada cor da tinta guache > enquanto esperam a tinta secar, peça para a criança, com a ajuda da régua, desenhar as 4 linhas do jogo da velha na cartolina.
• REGRAS DO JOGO
O objetivo é alinhar três peças em qualquer direção (horizontal, vertical ou diagonal). Aquele que começar o jogo deve escolher uma casa vazia e colocar nela uma de suas peças. Na próxima jogada, o outro jogador deve fazer o mesmo. Ganha o jogo quem conseguir formar primeiro uma linha com três peças. Se ninguém conseguir, o jogo termina empatado. Neste caso, usualmente, os jogadores dizem: “deu velha”, mas como neste jogo as peças foram feitas de tampinhas de garrafas, para estimular na criançada ainda mais a consciência de reuso de plástico, vale trocar por “deu velha PET”!