Ideias fáceis para projetos difíceis

O espaço livre dos sonhos nem sempre vem pronto para ser explorado com plantas. Existem fatores que interferem severamente nas possibilidades de criar um jardim ao seu gosto. Pode ser a laje que impede o plantio de espécies mais profundas, a varanda estreita, impossível de ser tomada por vasos, ou o terreno com lençol freático a apenas 1 m de profundidade do solo.
Em uma primeira análise, estes empecilhos com certeza inviabilizariam muitas ideias, mas é justamente nesta fase que a presença de um profissional conta. Diante de qualquer limitação, o arquiteto ou paisagista cria possibilidades de solucionar o problema. Quase sempre elas tornam-se curingas e diferenciam o seu jardim dos demais. Aqui vão alguns exemplos, demonstrados a partir das imagens ordenadas a seguir:
1. No projeto assinado pelo paisagista Alex Hanazaki (Tel. 11 3061-3420, São Paulo, SP), espécies como a jabuticabeira só puderam ser previstas graças às caixas de concreto aparente que aumentaram a quantidade de terra no terreno com lençol freático a 1 m de profundidade do solo. Quase imperceptível, a caixa foi encoberta pelos aspargos-rabo-de-gato.
2. Na cobertura idealizada pela paisagista Claudia Muñoz, da Linea Paisagismo (Tel. 11 3578-1178, São Paulo, SP), a madeira escondeu o desnível entre o entorno da piscina e a entrada de acesso ao jardim.
3. Uma varanda estreita e pouco espaço para vasos foi o desafio facilmente resolvido pelo paisagista Raul Pereira (Tel. 11 3812-0185, São Paulo,SP) com os vasos em forma de espeto com cactos. A ideia não impediu que fosse previsto um canteiro em forma de “S”.
4. Susana Bandeira, da Maria Flor Paisagismo (Tel. 11 5507-4258, São Paulo, SP) teve de criar uma jardineira com ciclantus no corredor da casa. Importante, a espécie é grandiosa, mas não volumosa, portanto perfeita para uma área de passagem.
5. Por último, Paula Magaldi (Tel. 11 3050-0808, São Paulo, SP) plantou as jabuticabeiras em caixas de madeira para aumentar a área disponível de terra e ainda usou grama sobre a laje. Para instalá-la sobre a laje, criou uma contenção e a preparação foi parecida a de uma vaso, com terra sobre a manta de poliéster e argila expandida.
A jornalista Thaís Lauton é autora do blog Cheiro de Mato, da revista Casa e Jardim.