Guia para montar uma horta em apartamento

A varanda é um espaço agradável e que sempre pode ser melhor aproveitado. Por isso, quando decidi criar uma horta em apartamento pesquisei bastante e descobri formas simples de fazer e organizar para manter a harmonia da decoração da casa.

19 de junho de 2019

Nem todo mundo tem espaço para construir uma horta no apartamento, mas você sabia que ainda pode cultivar um pouco da sua própria comida mesmo com  pouco espaço disponível?

Aqui está um guia para montar uma horta em apartamento de forma rápida e fácil. Você pode até mesmo cultivar sua comida e ganhar uma folga em seu orçamento. Descubra por onde começar!

GUIA para montar uma horta em apartamento

mulher cuidando das plantas em casa

1) O que cultivar na sua horta em apartamento

Em geral, as ervas são relativamente fáceis de cultivar e as plantas que têm vinhas ocupam pouco espaço porque podem crescer verticalmente. Aqui estão algumas das plantas que são mais propensas a crescer facilmente em uma varanda:

  • Pepinos
  • Tomates
  • Pimentas
  • Abobrinha
  • Muitos verdes (alface, couve, mostarda, espinafre etc)
  • Brócolis
  • Hortelã
  • Alecrim
  • Coentro
  • Lavanda
  • Salsinha
  • Manjericão
  • Cebolinhas, dentre outras.
Imagem de uma horta feita em vasos
Fonte: Nutriculture.

As ervas tendem a gostar de luz solar total ou parcial (pelo menos 4 horas), portanto, considere posicioná-las na parte mais ensolarada da varanda do seu apartamento.

Você também pode mantê-las dentro de uma janela e deixar a varanda para as plantas que necessitam de vasos maiores e um pouco mais de espaço.

A maioria dos verdes, por outro lado, pode crescer na sombra, assim como os vegetais de raiz.

Antes de plantar suas sementes e colocá-las para fora, veja se não é uma boa ideia começar as mudas dentro e depois transferi-las para a varanda.

2) Calcular a quantidade de sol sua varanda obtém

Se a sua varanda tiver 6 ou mais horas de sol (conhecida como sol pleno), você está com sorte e poderá cultivar uma grande variedade de plantas. De 3 a 6 horas se qualifica como sol parcial e de 1,5 a 4 horas é considerado sombra parcial. Qualquer intervalo menor que 3 horas é considerada sombra total.

Se a luz do sol não é direta e está passando por folhas de árvores ou está obstruída de alguma outra forma similar, é denominada luz filtrada (ou manchada).

Os pacotes de sementes geralmente informam a quantidade de luz solar necessária para que uma planta cresça e prospere. Você também verá informações ideais sobre o clima.

Essas informações permitirão que você crie uma horta em apartamento que funcione onde você mora (e pode até mesmo tomar sua decisão quando começar a procurar outra casa, se conseguir cultivar certos tipos de comida é especialmente importante para você).

3) Decida quanto tempo você tem

Como os requisitos de rega e fertilização combinados com a necessidade de poda para os alimentos que você deseja cultivar podem ser encaixados na quantidade de tempo que você deseja gastar em sua horta?

Por exemplo, se você tem uma varanda muito quente e ensolarada, vai precisar molhar as plantas, especialmente as que precisam de mais água, duas vezes ao dia, certo?

mulher cuidando das plantas na varanda do apartamento

Não importa o quanto você esteja comprometido com o seu jardim, é inteligente começar pequeno. É menos provável que você fique sobrecarregado com a manutenção e tenha uma ideia verdadeira do quanto gosta de cuidar de uma horta em apartamento antes de dedicar muito dinheiro ou energia a ela.

4) Como é o clima?

O clima na sua varanda pode não ser o mesmo que o clima no chão. Venta muito? Tem muita sombra? Mais quente ou mais frio? Observe esses fatores antes de escolher suas plantas.

Você pode precisar de plantas mais resistentes para suportar o vento que passa pela altura do seu apartamento, por exemplo.

5) Pergunte se você tem permissão para ter um jardim

Se você tem o espaço e a luz do sol para o que você quer cultivar, há mais uma coisa que você deve verificar antes de começar: se você tem permissão para ter uma horta em apartamento no seu prédio.

Faça o check-in com o escritório administrativo ou o proprietário onde você mora e descubra se há alguma regra contra uma horta na sua varanda.

Nada seria mais decepcionante do que arrumar tudo para descobrir que você precisava desmontar depois.

6) O que você precisa, além das sementes

  • Vasos adequadamente dimensionados para a quantidade de espaço das raízes que as plantas precisarão;
  • Materiais para as videiras escalarem;
  • Cestos ou calhas (opcional, mas eles podem ajudar a otimizar seu espaço, já que eles não estarão no chão);
  • Luvas para manter as mãos limpas e sem riscos;
  • Colher de pedreiro para escavar;
  • Regador (quanto mais plantas você tiver e quanto mais água precisar, maior deve ser o regador para que você seja mais eficiente);
  • Terra;
  • Fertilizante orgânico.
Imagem com vazo e planta e uma pá para plantar

7) O design da horta

O design da horta dependerá, em última análise, de onde estão os locais mais ensolarados, da quantidade de mobília que você tem na varanda, de quanto espaço você precisa para entreter os convidados e de como organizar os contêineres de uma forma que ainda possa regá-los com facilidade.

Outra dica é fazer camadas de plantas com as mais altas na parte de trás, perto de uma parede e as menores na frente. É mais fácil regá-los e esteticamente mais agradável.

8) Plantando frutas e vegetais

  • Sempre organize seus recipientes antes de despejar a terra. Eles são muito mais leves e mais fáceis de mover dessa maneira;
  • Despeje a terra e misture um pouco de fertilizante orgânico;
  • Plante suas sementes ou mudas com a quantidade de terra recomendada;
  • Adicione mais terra ao redor da base das mudas, se necessário, uma vez que todas as plantas estejam no lugar.
  • Adicione água até que o solo esteja úmido, mas não completamente saturado, e mantenha a água longe das folhas enquanto as plantas crescem.

9) A importância do planejamento

Planejar com antecedência é talvez a dica mais importante neste guia para montar uma horta em apartamento rápida e fácil.

Você precisará verificar o espaço e a quantidade de luz solar que a área recebe, é claro, mas você deve ser realista sobre quanto tempo e energia deseja dedicar a sua horta para não ficar desapontado ou sobrecarregado.

Em vez disso, você pode celebrar sua saúde, qualidade de vida e a deliciosa comida que vai cultivar bem na sua porta!

Finalmente, antes de encerrarmos este post, ficamos curiosos:

Atualmente você tem uma horta no seu apartamento? Quais são suas variedades de plantas favoritas? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Procura um apartamento novo e espaçoso o suficiente para montar uma horta? Conheça os projetos sustentáveis da Tecnisa como o Jardim das Perdizes, um bairro planejado e completo para morar com mais qualidade de vida.