Modelos de rack para TV: do design tradicional aos de visual mais ousado

Rack é, hoje, uma peça necessária em decoração – principalmente de casas onde as pessoas utilizam bastante a TV. Conheça alguns modelos.

16 de setembro de 2020

Racks são uma grande sensação do momento em termos de artigos para casa. Estas peças vieram para substituir as antigas estantes que davam suporte aos aparelhos antigos aparelhos de TV. 

Agora existe rack de todos tipos à venda no mercado, incluindo aqueles que são acompanhados de painel – visando a instalação da televisão mais ao alto, mas sem danificar a parede. Confira, a seguir, algumas das opções de racks para casa.

Revista Viva Decora

A evolução dos racks

Logo quando surgiram os primeiros modelos de racks à venda nas lojas, eles em muito pareciam com variações de balcões comuns. 

Aliás, até pode-se utilizar balcões buffet e aparadores em substituição aos racks tradicionais que conhecemos, dependendo da situação decorativa. Mas os novos racks mostram como as coisas evoluíram juntamente com as novas tecnologias, sobretudo dos aparelhos de televisão.

Hoje em dia, existem vários racks pequenos para TVs, por exemplo, de 28” e 32”. Mas também existem outros muito maiores e até os extensíveis, que variam as suas medidas de acordo com as necessidades. 

Os novos racks também costumam apresentar espaços para outros aparelhos de mídia, como consoles de videogames e caixas de som. Além disso, pode-se reservar uma área vaga do rack para a colocação de puffs.

IBD Arquitetura
Gabriela Herde
SP Estudio

Mas vamos lembrar que racks e painéis não necessariamente precisam ser peças separadas. Na verdade, eles podem ou ser um conjunto – combinando ou contrastando em cores e acabamentos – ou até ser uma peça só. 

Veja na lista de ilustrações deste texto painéis que apresentam console para aparelhos auxiliares de mídia. Neste formato, eles liberam espaço de piso para outras peças, como os próprios puffs, antes citados. 

Luciane Mota

“(…) a melhor opção para uma sala pequena é colocar um rack com pouco comprimento e pouca profundidade. Em um ambiente mais estreito, um rack com pouca profundidade pode ser a solução, o suficiente para apoiar os equipamentos necessários.” – citação de reportagem de Zap Imóveis, com base na opinião da arquiteta Isabela Tejeda.

Os racks prontos disponíveis nas lojas

Os clássicos racks de TV são aqueles em madeira maciça – como os famosos móveis de imbuia. Mas os mais vendidos atualmente são aqueles fabricados em materiais como MDF ou MDP – que são aglomerados derivados da madeira. Estes racks apresentam uma qualidade melhor, além de excelente resistência. Suas placas também são fáceis de serem recortadas e personalizadas.

Assim, por serem macios, o MDF e o MDF permitem a produção de racks em diferentes desenhos, inclusive sinuosos. Mas é a cobertura destas peças, ou seja, o seu acabamento, que ganha mais notoriedade. Pode-se ter racks para TV em tom de madeira natural; também racks em cores neutras ou cores vivas, foscas ou brilhosas. Tais coberturas podem ser, por exemplo, em verniz, laca ou vinil.

Patricia Kolanian Pasquini e Paula Carvalho
Larissa Silva LH e Daniel Oliveira
Luiza Altman Bomchakier

Os racks em materiais mais inusitados

Neste último tópico, vamos falar dos racks para TV realmente diferentões. Pra começar, devemos citar os rack incorporados à estruturas maiores presas às paredes, muitas vezes feitas de madeira, gesso ou metal galvanizado. Claro que estas soluções requerem mais gastos com materiais e mão-de-obra. Contudo, existem outras opções mais fáceis.

Vamos lá falar de outras possibilidades. Por exemplo, pode-se montar um rack com restos de materiais, como pallets e caixas de feira. Se você deseja compor uma decoração moderna em casa, pode utilizar um rack todo de chapas de metal, bem ao estilo industrial urbano. Nos próprios exemplos deste texto, podemos ver dois modelos interessantes de racks feitos a partir de vergalhões de metal. 

Então, o que acha de todas estas peças que foram apresentadas? Qual o rack do que citamos que pensa que combinaria melhor com a sua casa? Lembre-se de destacar a peça escolhida do pano de fundo, para valorizá-la. 

Se o rack da sua sala for claro, por exemplo, coloque um painel por trás ou pinte a parede encostada de cor escura – ficará perfeito.

Mora Estúdio
Rua 141 Arquitetura e Tetriz Arquitetura e Interiores

Agora, escolha o modelo de rack que mais combina com você e com a decoração de sua casa e inicie esse projeto o quanto antes! Os resultados [podem ser surpreendentes. 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.