Decoração clean: como reproduzir este estilo dentro de casa

Decoração clean pode ser bem interessante e agradar a pessoas de gostos diferentes. Use-a de referência para mudar os ambientes da sua casa.

14 de abril de 2021

A casa da gente pode ser um local de muito mais paz e tranquilidade. Ela também pode parecer mais sofisticada e ser adaptada ao gosto de toda a família, sabia disso? E sabe como isso seria possível? 

Se a decoração do nosso imóvel seguir uma linha estética mais clean. E o que vem a ser mesmo uma decoração clean? É o que mostraremos para você, com dicas e exemplos de salas decoradas e outros cômodos, confira.

Caroline Yasmin Goncalves

O que poderia ser classificado como clean no mundo das artes?

‘Clean’ é uma expressão que já há algumas décadas é utilizada com mais frequência pelos artistas brasileiros. Este termo hoje tem relação com aquilo que é menos agressivo ao olhar, sendo mais neutro de detalhes extravagantes, ou seja, expressivos de um determinado estilo. 

O curioso é que, mesmo assim, ele também passou a ser considerado um estilo, utilizado em propostas de vestuário, design de produtos, arquitetura e decoração.

“A decoração clean tem sido um estilo cada vez mais usado por pessoas que prezam pela praticidade sem abrir mão da beleza.”,

“(…)  ela também se encaixa bem no perfil de pessoas solteiras ou com filhos. Nesse último caso, a dica é caprichar nos móveis funcionais.”

– trecho de reportagem do site Rio Verde Empreendimentos Imobiliários.

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Quais as principais características das arquiteturas e decorações clean?

Uma decoração clean é, obviamente, uma decoração limpa de detalhes, sem quaisquer ornamentos desnecessários. Mas ela se difere do minimalismo, por exemplo, porque não tem nada em seus cenários montados que apresente forte interferência visual. 

Tudo parecerá suave, com menos peso ao olhar, não importando se composto de objetos clássicos ou modernos.

Bianka Mugnatto

As decorações clean costumam seguir uma cartela de cores mais neutra e clara, por isto os seus ambientes vão parecer mais amplos e claros também. 

Óbvio que é possível presenciar a utilização de tonalidades de azul, bege e ou de outras cores de forma harmoniosa, em detalhes sutis em pontos estratégicos do espaço. E o verde das plantas – sempre considerado neutro – é utilizado para dar um clima de pureza e frescura aos ambientes.

Outra coisa importante para a decoração clean é a questão da funcionalidade, essencial em todos os objetos escolhidos. As linhas do conjunto, seguindo certo padrão, também vão ajudar a criar essa harmonia visual. 

Uma boa opção considerada pelos decoradores são os móveis minimalistas, sempre muito elegantes. Mas é óbvio que se pode utilizar outras peças neste caso. O segredo é cautela, bom gosto e bom senso.

Shiroma e Montemór Colab Decor

Quanto ao acabamento de todos os móveis e ornamentos, a decoração clean apresenta soluções bastante práticas. 

Em tese, seriam peças muito mais fáceis de sofrer manutenção e de serem limpas, simplificando a arrumação da casa no dia a dia. Talvez até fosse correto dizer que a madeira, considerada um material neutro, não possa ser utilizada de forma natural nestes ambientes caso apresente uma textura muito marcante, com veios e trincas profundas.

Batistelli Arquitetura e Design
Red Square Arquitetura

Como adaptar os ambientes de casa para um visual mais clean?

Bem, a decoração clean combina muito bem com diversos cômodos da casa – como quarto, banheiro e varanda. Sobretudo, combina com aqueles cômodos onde se deseja descansar os olhos e a mente. 

E é possível você tentar adaptar uma decoração inicialmente construída sobre outro conceito estético em decoração estilo clean, basta seguir indicações como as apresentadas a seguir:

  • Pintar ou trocar revestimento de fundo – incluindo pisos e paredes – para tonalidades neutras e claras;
  • Tirar de cena cortinas, almofadas e mantas com cores fortes e estampas marcantes;
  • Também tirar de cena aqueles elementos de design – de móveis à ornamentos – que apresentam um formato chamativo demais;
  • Usar e abusar das transparências;
  • Pode se valer de poltronas em preto e cinza, cadeiras bege com detalhes em madeira natural, elementos com partes espelhadas ou de cristais, estantes com partes vazadas, quadros com molduras brancas, e tapetes com estampas geométricas em gramatura grande, além de cortinas em tecido fino e leve;
  • Pode se quebrar a monotonia com elementos em 3D e peças com formatos circulares – como mesas de centro de tampo oval e luminárias de piso de base e cúpula circulares;
  • E preencha as paredes com ilustrações remetendo à natureza – tipo imagens de oceanos e campos verdes.
Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
Beneath My Heart

Gostou dessas ideias? Então, comece seu projeto ainda hoje!

Essas dicas de decoração clean para a casa foram criadas pela equipe Viva Decora.