Dicas de conservação de telhados
A última edição da revista Secovi Condomínios, publicada pelo Secovi-SP, traz uma matéria sobre a conservação de telhados, aspecto que muitas vezes é deixado de lado tanto em casas quanto em condomínios. Segundo Sérgio Meira, diretor de Condomínios da entidade, “a manutenção periódica é fundamental. São pequenos detalhes que, por falta de conservação, podem ser transformar em grandes dores de cabeça.”
O síndico deve ter em mente que, quanto antes tomar alguma atitude, melhor. À medida que o tempo passa, vai ficando mais caro consertar um telhado em mau estado. De acordo com o engenheiro Juvenal Rolim, diretor da TC Shingle do Brasil, o reparo pode sair até cinco vezes mais caro do que a manutenção. Nos prédios com cobertura, onde há lajes, as ocorrências são um pouco mais complexas. “Tudo começa com uma boa impermeabilização. Se a base do trabalho não for bem feita, não há manutenção que dê jeito”, diz Rolim.
Veja abaixo as principais dicas:
- Vazamentos são geralmente causados por telhas quebradas ou que não têm a inclinação necessária, além de calhas entupidas;
- A superposição lateral de telhas onduladas deve seguir a posição predominante do vento;
- As subcoberturas evitam vazamentos e auxiliam na proteção térmica e acústica da cobertura;
- Mantas de PVC preservam o telhado e têm garantia média de 20 anos;
- Calhas precisam de limpeza periódica para que folhas e fuligem não entupam a passagem da água;
- A impermeabilização de calhas deve ser refeita a cada dois anos;
- Para melhorar o desempenho térmico, o beiral do telhado pode ser projetado de modo a provocar sombras na parede.
Para acessar a matéria completa da revista Secovi Condomínios,
clique aqui.