Cortinas Fresquinhas
Cortinas com muitas sobreposições e feitas com tecidos pesados não estão mais tão em alta em qualquer momento do ano, e isso se reforça ainda mais quando os dias quentes chegam, não é mesmo?
Se você deseja aproveitar ao máximo os dias luminosos do verão, ao escolher suas novas cortinas, opte por tecidos claros ou transparentes. Chiffon, gaze de linho e oval levam um ar de frescor com bastante charme ao ambiente.
Por outro lado, se o local pega o sol da tarde, tornando o espaço exaustivamente quente durante o verão, vale investir em cortinas com tecidos mais encorpados como o linho puro, a seda rústica e o brim. Neste caso, também recomenda-se a escolha de cores claras, uma vez que elas ajudam tanto no toque de leveza da decoração quanto na temperatura do ambiente.
Se ainda assim quiser bloquear mais a entrada de luz natural no cômodo, componha um tecido leve com um forro (tergal, blecaute, náilon, microfibra e gabardine) para controlar a intensidade de luminosidade no ambiente.
Agora, se você gosta de persianas, a boa notícia é que elas, mais ainda do que as cortinas de tecidos leves e claros, não saem de moda com a mudança das estações. Se escolhidas em cores neutras ou em madeira clara, certamente, você não terá que se preocupar em trocá-las quando os dias frios chegarem. ;)