Corredores verdes
Passagens – mesmo estreitas, ficam muito mais interessantes com plantas. A aridez de uma circulação com paredes que oprimem e tornam o espaço menor do que realmente é, pode ser facilmente resolvida com arbustos e arvoretas. Você não tem espaço para vasos. Que tal usar as paredes a favor do seu projeto verde? Um painel vegetal com plantas pendentes em cascata pode “aumentar” a largura do corredor.
Se ele é permeável, as possibilidades são inúmeras. Você pode alternar o caminho com bolachas de madeira, tijolos ou placas de pedra e grama. E as plantas entram para abraçar este desenho cuidadoso de revestimentos.
Alturas diferentes de espécies podem contribuir para tirar a altura do muro. O que é proibido é escolher arbustos muito encorpados como bananeiras, que podem dificultar a passagem pela área depois de muito tempo plantadas por lá.
Outra opção igualmente interessante, para lajes e espaços impermeáveis, é o uso de vasos. Mas nada de escolher um mesmo modelo e espalhá-lo em série percorrendo o corredor. O legal mesmo é variar alturas, desenhos e diâmetros. Assim como as plantas, os diâmetros não devem ser enormes. Calcule entre 45 e 50 cm de largura para a circulação de pessoas.
E para não pisar em falso na hora da escolha das espécies, um rápido certo e errado. Certo: 1. Use plantas perfumadas para brindar os seus convidados ao caminharem pela passagem; 2. Crie surpresas ao longo do passeio com frutíferas, flores diferentes e até arvoretas esculturais. Errado: 1. Nunca, mas nunca mesmo, coloque plantas com espinhos. Em algum momento de distração, alguém pode sair machucado; 2. Evite usar apenas pedriscos para a circulação se a área tem um grande fluxo de gente. Placas de pedra, madeira ou tijolos facilitam o livre passeio.
Nas fotos, a partir da esquerda, projetos assinados pelos paisagistas
Ricardo Pessuto,
Marcelo Bellotto,
Susana Bandeira e
Sylvia Luz .
A jornalista Thaís Lauton é autora do blog Cheiro de Mato, da revista Casa e Jardim.