Quarto do bebê: as melhores cores segundo Feng Shui

Escolha cores harmoniosas para o quarto de bebê de acordo com a técnica do Feng Shui e garanta energias positivas para ele.

5 de setembro de 2018

Escolha cores harmoniosas para o quarto de bebê de acordo com a técnica do Feng Shui e garanta energias positivas para ele.

As dicas deste post vão para aqueles que acreditam nas energias das cores e como elas se relacionam para harmonizar os ambientes.

Uma tradição milenar muito usada para isso é o Feng Shui. Seus princípios se baseiam na combinação das energias dos que moram na casa com as energias da própria casa e as energias do céu e da terra.

Essa combinação pode gerar um fluxo energético para cada local da moradia. Muitas vezes, alguns deles estão em maior ou menor harmonia com a natureza, gerando sensações de bem-estar em uns, enquanto em outros sentimos uma vontade de sair.

Um dos elementos usados no Feng Shui para harmonizar os ambientes são as cores, sobre as quais vamos tratar neste post para que você possa escolher a mais indicada para o quarto do bebê.

Confira o que cada cor representa e proporciona, segundo o Feng Shui, e escolha aquela que mais tem a ver com você e com o que você deseja para seu filho.

O que é Feng Shui?

Esta é uma técnica chinesa que é usada há mais de cinco milênios. O significado das palavras Feng Shui pode ser traduzido como “vento e água”. Esses são dois elementos que se encontram na natureza na forma fluída e que têm o poder de transformar a paisagem.

No caso das cores, o caráter é mais simbólico. Para se escolher a cor de um cômodo é fundamental atentar-se às sensações que cada um dos tons de cores pode despertar nas pessoas que vão conviver nesse ambiente.

As cores no Feng Shui

Para o quarto do bebê o mais indicado é optar por tons suaves e claros. Alguns dos mais usados são:

  • Lilás;
  • Azul;
  • Verde;
  • Rosa;
  • Branco.


Andrea Bento

É importante evitar cores quentes e muito marcantes, como o vermelho, o amarelo ou a cor de laranja. Essas cores podem ser estimulantes em excesso, atrapalhando o sono e o sossego da criança. Caso goste dessas cores, elas podem ser usadas em um quarto de brinquedos, por exemplo.

Veja alguns exemplos de como usar cores neutras no quarto do bebê.

Verde: família

Esta cor é ideal para quem quer estreitar os laços com o filho. Além disso, é versátil, uma ótima opção para os pais que não querem saber o sexo do bebê até o nascimento. De acordo com o Feng Shui, esta é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento.

O verde não precisa necessariamente ser a cor das paredes, mas estar em móveis e elementos importantes da decoração do quarto do bebê. Usar diferentes tons de verde com a cor marrom pode remeter à natureza, trazendo a sensação de calmaria.


D&D Show

Lilás: prosperidade

Esta tonalidade é mais recomendada para quartos de meninas, mas se combinada com diferentes elementos, pode ser unissex. Além de ser uma cor moderna, funciona muito bem para os detalhes e pode ser combinada com o verde. De acordo com o Feng Shui, é uma cor relaxante, o que irá proporcionar um bom sono ao seu filho.


Janete Rangel

Rosa claro: relacionamentos

O rosa é responsável por estimular os relacionamentos, é recomendada, portanto, para pais que procuram interagir mais com o filhote no quarto do bebê. Adicionar elementos de tons claros ao rosa também pode ser uma boa ideia, pois trazem conforto ao bebê e à quem estiver no quarto.


Eduarda Corrêa

Azul claro: fé e tranquilidade

O azul é uma cor muito significativa, energeticamente falando. Em seus diferentes tons de azul, é a cor ideal para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. Para um bebê recém-nascido, o ideal é que fique em um ambiente assim, sereno e tranquilo.


Milla Holtz

A cor azul claro representa a espiritualidade angelical, segundo o Feng Shui. Simboliza o elemento água, que é pura emoção. É uma cor que acalma e tranquiliza, o ideal é que seja harmonizado com objetos de decoração ou papel de parede branco.


Helaine Goes Pinterich

Existem algumas outras dicas do Feng Shui para deixar os ambientes mais harmoniosos. Mas como a cor é um dos principais elementos ao pensar na decoração, é importante escolher bem a tonalidade para o quarto do bebê, levando em conta tudo o que mencionamos.


Paulinho Peres

Um critério que conversa com a ideia das cores é o de luminosidade. Para garantir que haja harmonia no ambiente, a iluminação não pode nem ser excessiva, nem escassa. Ou seja, cortinas são bem-vindas para as horas de sol intenso, mas devem ser abertas quando o dia refresca, para que a luz entre.


Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Além dos tons que trouxemos nesse post, existem outras cores que podem decorar o quarto do seu bebê, mas lembre-se de procurar sempre por tons mais claros, que tragam tranquilidade, segurança e conforto para seu pequeno. Não esqueça que se o seu bebê tiver uma boa noite de sono, você também será recompensado por isso.

Escolha a cor que mais se encaixa com aquilo que acredita ser importante para o seu filho e procure manter também as janelas abertas, especialmente ao acordar, para a energia do ambiente ser renovada pelo novo dia.

Estas dicas para escolher as cores do quarto do bebê segundo o Feng Shui foram criadas pela equipe Viva Decora e atualizadas pela Tecnisa.