Como usar sofá de canto e manter sempre limpo e aconchegante

Para otimizar melhor a área de uma sala, pode-se prever na decoração a utilização de um sofá de canto. Confira algumas variações dessa peça.

13 de outubro de 2020

A sala é um cômodo que gostamos muito de frequentar. É o melhor ponto da casa para reunir a nossa família e amigos. E, por uma questão de lógica, condizente com as preferências de uma vida contemporânea, toda a nossa movimentação parece girar em torno do sofá. Aliás, existem muitos modelos desse móvel no mercado, como o sofá de canto.

A ideia é poder aproveitar, ao máximo, a área de estar, otimizando o seu espaço e valorizando o seu layout e decoração. 

Pietro Terlizzi

O sofá ideal para a decoração de sala de estar

Mais assentos. Tenha em mente sempre isto. Quanto mais assentos você puder ter na sala de estar da sua casa, melhor. É necessário, pelo menos, um número fixo compatível com os ocupantes da sua residência. 

Fora isso, é aconselhável pensar em alternativas para assentos extras para momentos de receber visitas em casa, como pufes e bancos – preferencialmente que possam ficar escondidos dentro ou sob outros móveis.

O desafio maior é conseguir explorar bem as possibilidades da sala com o maior sofá ou com o sofá de mais assentos. 

Quando é possível, pode-se tentar utilizar um conjunto de dois e três lugares. Outra alternativa são os sofás de três, quatro ou mais lugares com diferentes funcionalidades – como ser retrátil, extensível ou ter chaise. Mas o sofá de canto é o melhor para explorar cantos vazios ou marcar bem a área de estar.

Marel – Grupo Factory
Officina 44

As melhores qualidades do sofá de canto

O modelo de sofá de canto tem muitas boas qualidades. Claro que ele não funciona para qualquer sala, vai depender do espaço disponível em planta baixa – o que em muitos casos só é verdadeiramente entendido por um designer ou arquiteto. 

Mas quando entende-se que é possível, o sofá de canto pode fazer até a sala parecer maior; e a união familiar, na situação, é incentivada ainda mais.

A.M Studio Arquitetura
Pró-Reforma

Se você permanece com dúvidas, o sofá de canto é aquele tipo de sofá que apresenta um formato de ‘L’. Não necessariamente um sofá como este precisa ficar preso a este formato. 

Ele pode, por exemplo, vir com uma estrutura modular, que permite que o usuário mude o seu desenho sempre que desejar – deixando os assentos em fita, ‘U’ de outro jeito. 

E é claro que este tipo de sofá ainda pode vir com o acompanhamento de pufe – peça que pode substituir a mesa de centro da sala.

Dentre os sofás de canto, pode-se ver aqueles com encostos altos e baixos; os com braços em ambas as laterais ou em nenhuma; e os com vários almofadões. Sua aparência é sempre muito bonita, moderna e confortável. 

Deve combinar com propostas de todos os estilos, dependendo do modelo. Em cores escuras ou mais vivas, vira destaque; em cores claras, deixa o painel para TV ser o foco principal da decoração.

Korman Arquitetos
Quattrino Arquitetura

Como manter sempre lindo o visual do seu sofá de canto

É bem fácil manter o lindo visual de qualquer sofá de canto. Primeiro, para deixar a sua aparência sempre atual, o melhor é investir, logo que possível, em novos acompanhamentos – como mantas, capas de almofadas e mais. 

Isto deve acontecer de tempos em tempos, nas trocas de estações ou de outros elementos estratégicos da decoração da sala – como cortinas, tapetes e revestimentos de cadeiras ou poltronas próximas.

Os sofás de canto em cores neutras são atemporais, mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração. Eles também são mais fáceis de sofrerem manutenção – principalmente os em couro, que precisam de hidratação regularmente. Claro que deve-se ter mais cuidado com as peças em tons claros. Mas mandar fazer uma impermeabilização do móvel deve ajudar a evitar manchas.

Estudio Sespede Arquitectos

No geral, para manter o sofá de casa limpo, é preciso, primeiro, passar uma vez por semana o aspirador sobre as suas superfícies – de forma leve e suave, em movimentos circulares. 

Periodicamente, será preciso passar um pano macio umedecido com água e sabão neutro para retirar algumas marcas de sujeira. Mas para uma limpeza mais pesada, você deve solicitar os serviços de uma empresa especializada em estofados.

Juliana Pippi
Duda Senna

Pronto, agora é só escolher o sofá de canto perfeito para sua sala e seguir nossas dicas para que ele fique sempre lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.