Dicas de como usar cadeira de balanço de balanço na varanda: já pensou em usar uma suspensa?

Existem vários móveis que podem combinar com decoração de varanda, como a cadeira de balanço e a cadeira de balanço suspensa. Veja exemplos.

25 de fevereiro de 2021

O que podemos fazer em meio à rotina tão agitada que temos vivendo nas cidades para ter um momento mais tranquilo para relaxar?

Bem, dentro de casa, podemos transformar a varanda em um verdadeiro refúgio particular. E sempre que tivermos alguma folga, podemos ir até este ambiente e ficar com a família – para brincar, jogar conversa fora, degustar de algum alimento ou simplesmente apreciar a paisagem.

Pensando em tudo isto, podemos planejar uma decoração bem especial para este ponto da casa. Combina com decoração de varanda vários elementos. 

Em especial, podemos usar e abusar dos vasos de plantas. Mas, em meio a isto, podemos colocar, na área livre disponível, vários tipos diferentes de assentos, como um belo jogo de estofado. Fora isto, bancos e banquetas, cadeiras e mesinhas auxiliares.

Andréa Esteves

Aliás, por falar em cadeiras e decoração de varanda, devemos lembrar como estas peças podem ganhar um design bem ousado numa situação assim. 

Afinal, o propósito deste espaço é mesmo promover a diversão e, ao mesmo tempo, descansar enquanto admira a paisagem. Então, por que não utilizar, na sua decoração, cadeiras de balanço e cadeiras de balanço suspensas? Te explicamos melhor esta ideia no texto a seguir.

Revista Viva Decora

Tudo sobre cadeiras de balanço 

Existem peças de design que mais surpreendem por sua funcionalidade, e outras por sua beleza. Mas as cadeiras de balanço têm as duas qualidades. Elas oferecem uma possibilidade de relaxamento corporal incomparável. 

Além do mais, são muito bonitas e, por isto, tornam os cenários onde se encontram muito mais atraentes. Inevitavelmente, elas acabarão como protagonistas das decorações em que estiverem.

Geralmente, peças assim podem ser vistas em decoração de ambientes abertos, como varandas de residências. 

Contudo, alguns designers já lançaram propostas onde há a utilização de cadeiras de balanço em ambientes fechados também – como sacadas, salas de estar e quartos. O modelo mais simples já está na moda desde o século XVII. Mas hoje existem muitos outros.

Resumindo, podemos explicar que as cadeiras de balanço comuns possuem sustentações traseiras e dianteiras ligadas por uma estrutura curva. 

Isto permite que o móvel oscile para frente e para trás, com o balançar do nosso corpo. E ainda existem as cadeiras de balanço suspensas, que ficam presas no teto ou em uma estrutura independente – que as fazem ficar no ar, longe do piso.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Como usar cadeira de balanço na varanda?

Como já dissemos antes, as cadeiras de balanço, além de lindas, possuem uma função muito especial, que é nos oferecer conforto e a possibilidade de relaxamento. 

Por isso, elas combinam muito bem com decorações que também servem a este propósito. O ideal é que possam ser posicionadas de frente para uma linda vista – seja para a cidade ou um jardim do lado de fora da casa.

Agora, em outras situações também pode ser aceitável colocar estas cadeiras voltadas para um conjunto de sofás, poltronas e bancos. Deste modo, se estaria incentivando as pessoas a interagirem. E estas peças, as cadeiras de balanço, podem tanto combinar quanto sutilmente contrastar com estes outros elementos do conjunto, de acordo com o que foi proposto na decoração para o ambiente.

Dica: se a área de planta do cômodo for reduzida, pode-se dar preferência às cadeiras de balanço de piso; mas se o espaço for maior, pode-se pensar em utilizar uma cadeira de balanço suspensa para preencher com estilo uma zona vazia, sem nada ao redor que bloqueie o seu balançar.

Revista Viva Decora e Valeu. Estúdio

Modelos diferentes de cadeira de balanço, inclusive a suspensa, para decoração de varanda

As cadeiras de balanço tradicionais são mesmo as de piso, feitas de madeira ou metal – às vezes, com revestimento de assento e encosto de tecido. 

Mas as peças mais modernas apresentam traços até mais minimalistas e podem ser feitas de plástico, acrílico ou fibra – tanto natural quanto sintética. Contudo, outra aposta bem atual são as cadeiras de balanço de visual retrô, ou antigas e repaginadas.

As cadeiras de balanço suspensas já apresentam um design mais arrojado. Elas quase lembram aqueles balanços de parquinhos infantis. Porém, são, sem dúvidas, muito mais confortáveis. 

Podem apresentar um formato tipo “banco de praça”, de madeira. Ou um formato mais redondo, parecendo uma rede de pesca aberta – em macramê, vime ou trama de cordas náuticas – ou bolha de sabão – em acrílico transparente.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora
Luciana Tomas

Observe outra vez as imagens deste texto e note como as cadeiras de balanço foram valorizadas nestes projetos de interiores. Como elas ganham notoriedade nos cenários. E como combinam com os ambientes. 

Use isto de referência e aposte numa peça como esta para incrementar a decoração de um ponto especial da sua casa.

Essas dicas de decoração para a varanda foram criadas pela equipe Viva Decora.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS