Azulejos Limpos
Banheiro, lavabo e cozinha; três lugares da casa que mais precisam ser mantidos limpos e os que mais temos dificuldade em fazê-los parecerem assim por serem revestidos de azulejos, certo? Errado! Com as dicas abaixo, você vai perceber como é possível manter estes quadradinhos sempre limpos sem passar horas esfregando.
ANTES
Se você é daqueles que não suporta ver uma sujeirinha sequer, mas não tem quem limpe a casa diariamente, opte por revestir os banheiros e a cozinha com azulejos em tons de bege/caramelo e evite rejunte branco.
Para evitar a formação de mofo nos rejuntes, vale investir em impermeabilizante ou selantes – materiais que podem ser encontrados em lojas de construção.
Antes de aplicar, leia atentamente as instruções da embalagem.
DURANTE
Para cada tipo de limpeza, existe um ou um grupo de produtos adequados.
Limpezas de manutenção podem ser feitas com água sanitária ou com produtos especiais para cada local da casa, vendidos em supermercados.
Se precisar eliminar mofo, use bicarbonato de sódio ou sapólio, ambos diluídos em um pouco de água, aplicando nos azulejos por 10 minutos e depois esfregando o local com uma esponja.
Quando o problema é com gordura, basta limpar os azulejos com água, detergente e um pano.
Caso o rejunte possua algumas manchas, aplique vinagre com algumas gotinhas de limão, deixe descansar por 20 minutos e depois esfregue a área com uma escova macia.
DEPOIS
Após realizar a limpeza, certifique-se de que todos os produtos – químicos e naturais – não estejam mais presentes nos azulejos, evitando danos à pele de quem usufruir destas áreas e também manchas em toalhas de banho, panos de prato e tapetes.
Vale realizar limpezas de manutenção semanalmente e ter a disciplina de buscar por pontos de mofo e eliminá-los a cada 30 dias. Com estes cuidados, certamente, seus azulejos vão brilhar! :)