Artes Decorativas
Quando o assunto é arte em casa, logo pensamos em pinturas, esculturas ou, no máximo, em fotografias assinadas por grandes artistas. Mas o universo de trabalhos que podemos ter em nossos próprios domínios vai além dos suportes convencionais. Já imaginou, por exemplo, em uma vídeo-instalação na sala de estar? Projeções nas paredes ou filmes-arte que podem ser exibidos na tevê de casa são alternativas para quem não teme ousadias artísticas. E por que não manter no hall de entrada uma peça de arte feita a partir de pontos de tricô? Bons exemplos são as criações da artista plástica Carolina Ponte, representada aqui no Brasil pela Zipper Galeria (zippergaleria.com.br).
Ernesto Neto cria esculturas feitas com tecidos maleáveis, que parecem pender do teto em uma brincadeira de pesos e medidas. Arte decorativa da melhor qualidade. Não há limites para a liberdade criativa. Por isso há quem invista em esculturas que parecem brinquedos. Em bonecos que se parecem com pessoas de carne e osso. Em esculturas compostas de tubos de neon espalhados pelo chão. O artista plástico Amaury (coletivoamordemadre.com) é expert em criar esculturas com lâmpadas de segurança. Composições disputadas por colecionadores antenados e de humor afiado.
Bom design também é arte. Bancos feitos com pregos, parafusos, colheres e até martelos estiveram em exibição na Galeria Coletivo Amor de Madre (coletivoamordemadre.com) recentemente. Arte decorativa e funcional.