Confira 9 tipos de animais de estimação para apartamento e seus cuidados

Querendo um novo melhor amigo para viver com você no seu apartamento, mas não sabe qual escolher? Temos algumas dicas de pet para lhe apresentar. Confira!

16 de fevereiro de 2022

Com o aumento da urbanização nas diferentes cidades do mundo, aumentou o número de pessoas que procuram tipos de animais de estimação para apartamento. Novos empreendimentos inclusive já contam com espaço pet adaptado para diferentes raças.

Não faltam motivos para ter um animal de estimação no apê: evitar a solidão, compartilhar amor e cuidado, buscar novas responsabilidades etc. A verdade é que um lar com um animal de estimação, seja ele um cão, um peixe ou até um hamster é um ambiente mais propício à alegria e saúde.

Inclusive, existem estudos que afirmam que pessoas que têm animais de estimação são mais felizes, ricas e praticam mais atividades físicas. 

Se você é uma pessoa que deseja adotar um pet para viver aí no seu apartamento e não sabe qual a melhor opção, não se preocupe, temos nove dicas que com toda certeza irão ajudar muito. 

Continue lendo este artigo e confira todas! 

Entenda o espaço e o tempo que você tem

O primeiro passo para entender o melhor tipo de animal de estimação para seu apartamento é fazer uma análise no espaço que você tem por aí, assim como o tempo que terá para se dedicar a esse novo amigo. 

Apartamentos maiores comportam animais maiores e também em maior quantidade, caso queira mais de um. Porém, não é porque seu apartamento não tem muitos m² que não será possível ter um novo integrante. 

Se seu espaço for menor, mas tiver uma varanda, por exemplo, já é excelente para a escolha por pets de porte médio, como cães e gatos.

Outro ponto de atenção é o tempo disponível que você terá para interagir com seu novo amigo. Coloque na ponta da caneta quantas horas semanais você pode dispor para se dedicar ao seu pet. 

Animais como os cães, necessitam de passeios diários, assim como minutos para brincadeiras e gasto de energia. Caso você não tenha esse tempo, melhor focar em outro animal que não necessite de tanta atenção.

9 tipos de animais de estimação para apartamento

Dito tudo isso, vamos agora para alguns animais de estimação ideais para você ter no seu apartamento.

1. Tartaruga tigre d’água

Se você procura um animal de estimação para apartamento que seja calmo, de pequeno a médio porte e que não faça muita bagunça no seu apê, uma tartaruga — ou melhor dizendo: um cágado — pode ser a escolha certa.

Populares por serem calmas e até mesmo fofas, as tartarugas são um tipo de pet que exige responsabilidade. Tudo isso porque sua estimativa de vida é de 50 anos, tendo espécies que podem chegar até os 100 anos. Incrível, né?

Cágados (tartaruga tigre d'água) são ótimos animais de estimação para apartamento
As tartarugas tigre d’água, que são cágados, são pequenas e fáceis de cuidar, ideais para crianças que precisam aprender responsabilidades

Para adotar este tipo de pet é preciso de uma autorização do IBAMA, por isso, quando for adquirir esse animal silvestre, procure um estabelecimento especializado, que tenha um processo legal. Fuja das compras via internet. 

Ficha técnica
  • Porte: pequeno a médio, podendo chegar até a 35 cm de tamanho;
  • Expectativa de vida: até 50 anos;
  • Ambiente: aquário ou tanque espaçoso com ⅔  do espaço com água e ⅓ com terra.

Diferença entre tartaruga, jabutis e cágados

É muito comum que essas três espécies sejam confundidas pela sua semelhança física, mas quando falamos em tartaruga, é importante lembrar que elas são sempre aquáticas, passando a maior parte de suas vidas dentro da água, doce ou salgada.

Já o jabuti, ao contrário da tartaruga, passa sua vida na terra e, por isso, ambos se distinguem pela aparência física. 

Enquanto um possui casco mais alto e hidrodinâmico, com patas que se parecem a remos para nadar com mais facilidade, o outro tem um casco alto, grosso e pesado, com patas que lembram a de um elefante. 

Por fim, o cágado, outra espécie do grupo dos quelônios, se diferencia dos demais pelo fato de ser semiaquático, ou seja, vive tanto na terra como na água, mas somente em água doce. Suas patas também são diferentes: cilíndricas, com membranas para se mover dentro d’água e pequenas unhas para fazer isso na terra.

E agora que vem a surpresa: apesar do nome “tartaruga tigre d’água”, na verdade, esse animal é uma espécie de cágado. 

2. Furão

Quando o assunto é animal exótico, o furão vem sendo uma escolha de pet para muitos moradores de apartamento que desejam fugir das opções mais óbvias.

Natural da América do Norte, o furão é um pet curioso, ágil, que gosta de companhia e, diferente do que a maioria das pessoas acha, é muito dócil e amável.

Furão ou ferretti é um ótimo tipo de animais de estimação para apartamento
Furão, ou ferret, são animais de estimação para apartamento ótimos por causa de seu tamanho

Contudo, é importante dizer que apesar de dócil, esse tipo de animal de estimação precisa de treinamento, uma vez que não é naturalmente doméstico como cães e gatos.

Se você deseja adotar um furão como pet, tenha em mente que esse mamífero é um caçador e carnívoro por natureza, é muito ativo e exige cuidados específicos com alimentação, higiene e socialização com pessoas e outros animais.

Também chamados de ferrets, os furões são pets que podem ser encontrados em pet shops especializados e certificados pelo IBAMA para venda de animais exóticos. É obrigatório que seu furão tenha um passaporte e chip de identificação.

Ficha técnica

  • Porte: pequeno, podendo chegar até 2 kg;
  • Expectativa de vida: entre 6 e 9 anos;
  • Ambiente: gaiola grande e com climatizador, caso seu apartamento seja muito quente.

3. Iguana

Apesar de ser considerada um animal silvestre, no geral, a iguana costuma ser dócil e tranquila. O segredo é respeitar seu espaço e proporcionar um ambiente adequado ao seu estilo de vida.

Assim, ela é um dos animais de estimação para apartamento ideal, para quem curte répteis, é claro.

Além de um espaço que imita seu habitat natural, as iguanas gostam de ficar em paz e quietinhas. Isso somado a uma alimentação balanceada com frutas, legumes e verduras ajudará que seu novo pet não fique agressivo.

Iguana são indicadas como animais de estimação para apartamento
Iguanas são animais exóticos e precisam de permissão para serem criados no apartamento

Outro ponto de atenção é a socialização desse réptil, que, como já dito, costuma gostar de ficar quieto. Dessa forma, caso você não seja o único morador do seu apartamento, acostume sua iguana desde cedo com a presença das demais pessoas que moram com você.

E se um dia resolver adotar uma segunda iguana, opte sempre por uma do sexo oposto para evitar brigas e mau comportamento entre os mesmos. 

Anote essa dica: nunca tente pegar uma iguana enquanto ela estiver dormindo ou comendo, ela pode se sentir ameaçada e reagir atacando. 

Fique de olho em sinais como movimentos rápidos de cabeça, agitação do rabo e a boca aberta, pois podem significar mal-estar e agressividade. 

A adaptação de uma iguana leva tempo e é preciso paciência. Pode levar em média 3 meses até você conseguir com que ela não se assuste contigo ou ataque.

Assim como os furões, as iguanas, para serem adotadas, precisam ter autorização do IBAMA e contar com um chip de identificação, por isso, procure estabelecimentos seguros e que atuem legalmente.

Ficha técnica

  • Porte: pequeno a médio, podendo chegar até 2 metros;
  • Expectativa de vida: até 30 anos;
  • Ambiente: terrários verticais com troncos, temperatura média de 30 °C e boa umidade.

4. Tarântula

De início pode parecer assustador e até incomum ter uma aranha como animal de estimação, mas ao contrário do que você pode imaginar, a maioria das tarântulas não é agressiva ou venenosa.

Da família dos aracnídeos, esse é o tipo de pet exótico que vem atraindo cada vez mais tutores com seu jeito extraordinário de ser. 

Tarântula é um ótimo tipo de animais de estimação para apartamento
Tarântula é um ótimo tipo de animais de estimação para apartamento, mas é só para quem não tem medo

Se você se encaixa no perfil curioso e gosta de analisar o mundo animal, ter uma tarântula em casa vai ser uma aventura. Além de ocupar pouco espaço e não necessitar de muitos cuidados, você vai ver que esse animal é bastante interessante de ser assistido.

Assim como os demais animais de estimação citados anteriormente, a tarântula é uma espécie de natureza exótica, por isso, para sua criação é necessário ter licença do IBAMA. Procure um estabelecimento seguro e que atue dentro da legislação.

Ficha técnica

  • Porte: pequeno, de 15 a 25 cm;
  • Expectativa de vida: fêmeas até 14 anos e machos até os 6 anos;
  • Ambiente: terrário com média de 60 cm de altura x 40 cm de largura e profundidade.

5. Porquinho-da-índia

Além de fofo e extremamente dócil, um porquinho-da-índia é uma excelente opção de animais de estimação para apartamento que fazem pouco ou nenhum barulho.

Por ser um animal sociável e que gosta de companhia, especialistas recomendam que seja adotado sempre com um parceiro para não se sentir sozinhos. 

Um cuidado que você deve ter de forma redobrada com seu porquinho-da-índia é a alimentação: busque sempre manter sua água limpa e fresca, e dê uma variada na alimentação, mesclando ração, frutas e vegetais frescos.

Porquinhos da índia são ótimos animais de estimação para apartamento
Porquinhos-da-índia são roedores amáveis e excelentes animais de estimação para apartamentos

Cuidando da saúde e bem-estar desse animalzinho, você não vai ter muito com o que se preocupar.

Por fim, aqui vai uma curiosidade um tanto quanto engraçada sobre esse mamífero: apesar do nome “porquinho-da-índia” ele não só não é originário da Índia, e sim da América do Sul e também não é bem um porco, mas um roedor. 

Ficha técnica

  • Porte: pequeno a médio, de 20 a 40 cm;
  • Expectativa de vida: 4 a 8 anos;
  • Ambiente: Gaiola espaçosa com temperatura de 18 °C a 25 °C.

6. Hamster

Se você está em busca de animais de estimação para apartamento que sejam tranquilos, que não faça muita bagunça e ocupa pouco espaço no seu apê, um hamster é a resposta.

Graciosos, inteligentes, muito ativos e extremamente amigáveis, esses pequenos roedores caem na graça de todos, inclusive, dos tutores de primeira viagem.

Hamster é um ótimo tipo de animais de estimação para apartamento
Hamster são parceiros de brincadeiras e descobertas infantis

Se você tem crianças em casa, prepare-se para ver uma parceria nascendo dessa convivência, por serem dóceis e sociáveis, os hamsters são um dos animais de estimação favoritos da criançada.

Para mantê-los sempre saudáveis e fortes, aposte em uma alimentação rica, variando entre ração e muita fruta, verduras e legumes. Assim, com os cuidados certos e as doses de carinho diárias, você vai ver esse bichinho se tornar o xodó de toda a família. 

Ficha técnica

  • Porte: pequeno, de 13 a 18 cm;
  • Expectativa de vida: 2 a 3 anos;
  • Ambiente: Gaiola espaçosa com serragens, túneis e roda para correr.

7. Coelho

Ter um coelho no apê é com certeza mais fácil que um cão ou um gato, por exemplo, porém, tem um grau de dificuldade maior que os demais animais de estimação para apartamento citados anteriormente.

Coelhos são pets bastante carinhosos e independentes, mas que pedem uma atenção especial de seus tutores. Reserve um espaço no apartamento para ser o cantinho do seu novo pet, seja uma gaiola bem espaçosa ou um cercadinho, com água, comida, brinquedos e feno. 

Coelho como animal de estimação de apartamento
Coelhos como animais de estimação de apartamento são ótimas companhias

Outro ponto de atenção é a socialização desse animal, nunca faça isso de maneira imediata, faça por etapas para entender como ele se adapta e evite juntar um coelho macho e uma fêmea não castrados para não ter ninhadas indesejadas. 

Além disso, ao contrário do pensamento popular de que a cenoura é o único alimento de um coelho, a alimentação desse pet deve ser balanceada e rica em fibras. 

Ficha técnica

  • Porte: médio;
  • Expectativa de vida: 9 anos;
  • Ambiente: Gaiola ou cercadinho.

8. Gatos

Amados por uns e incompreendidos por outros, os gatos são nossa próxima dica de animais de estimação para apartamento. Apesar da dualidade dos humanos, os felinos vêm cada vez mais conquistando o coração de novos tutores.

A verdade é que se precisássemos listar aqui somente um animal de estimação para se ter em apartamento, o gato seria uma forte opção. 

Gatos são um ótimo tipo de animais de estimação para apartamento
Gatos são ótimos animais de estimação para apartamento

O motivo? São calmos, não fazem muita bagunça, convivem muito bem em ambientes mais fechados e — para surpresa de muitos — são extremamente carinhosos. 

Não é necessário muitas adaptações para permitir que esse pet viva com qualidade, saúde e bem-estar. Basta bebedouro e comedouro sempre limpos e cheios, areia higienizada, um lugar para descansar e algo para arranhar.

Gatos costumam também serem mais independentes, o que faz com que não precisem tanto da sua atenção, bastam alguns minutos diários para garantir a diversão e bem-estar dos bichanos.

Ficha técnica

  • Porte: varia conforme a raça, indo de pequeno a médio;
  • Expectativa de vida: 12 a 18 anos;
  • Ambiente: não precisam de um ambiente específico ou muito espaçoso.

9. Cachorro

Seja em um apartamento ou em uma casa, a verdade é que sempre existe espaço para o melhor amigo dos seres humanos — ainda mais se for dividido com o grande coração do tutor.

Por isso, não poderíamos deixar de trazer aqui o cão como uma das opções de animais de estimação para apartamento.

Cachorro é ótimo animal de estimação para apartamento
Além de ótimos animais de estimação para apartamento, cachorros podem ajudar pessoas com deficiência com suporte médico e outras rotinas

O segredo é escolher raças com porte entre pequeno e médio, o que ainda assim nos dá uma imensa variedade de escolhas. Veja a seguir algumas raças de cães indicadas para apartamento:

  • Yorkshire;
  • Chihuahua;
  • Pug;
  • Pinscher;
  • Spitz Alemão;
  • Poodle;
  • Boston Terrier;
  • Cofap.

Uma alternativa interessante para quem deseja criar um cachorro em apartamento é investir no adestramento, evitando, assim, comportamentos muito exaltados, que podem gerar desconforto com os vizinhos.

Mas, de modo geral, cães gostam de atenção e muito carinho. Isso somado aos cuidados certos na alimentação e higiene, farão com que sua experiência com esse pet seja extremamente especial.

4 cuidados para ter com seu pet em apartamento

Independentemente de qual ou quais animais de estimação para apartamento que você tenha escolhido na lista, existem cuidados universais para se ter com todos morando em um apartamento, como:

  • Instalar redes de proteção nas janelas e sacadas para garantir maior segurança;
  • Separar um espaço para deixá-los à vontade;
  • Não descuidar da sujeira natural do pet — troca de pelos, troca de pele e outros materiais orgânicos;
  • Cuidar para que tenham uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades.

Por que optar pela adoção responsável?

Quer adotar um animal de estimação? Sempre que possível e, principalmente para cães e gatos, opte por uma adoção consciente em abrigos e ONGs. 

Além disso, ao adotar, você ajuda a reduzir o número de animais abandonados, dando a eles um lar com amor e livre de sofrimentos.

Abaixo relacionamos algumas ONGs que você pode encontrar em São Paulo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler outros similares que já criamos por aqui. E nos acompanhe também em nossas redes sociais, onde estamos sempre compartilhando dicas como essa.