Almoço Dominical

Parece que todo domingo pede casa, família e uma boa comida à mesa, não é mesmo?
O último dia da semana é quando muitos reúnem em casa pessoas queridas, sejam elas familiares ou amigos que são praticamente da família, para comer uma comidinha caseira.
Para este momento especial, geralmente, reservamos a maior parte do tempo para elaborar o cardápio. Mas o que nos esquecemos é que o tradicional almoço de domingo pede, como já dito na frase, a boa e velha tradição. Logo, o menu não necessariamente precisa sempre variar – pelo contrário, os convidados possivelmente já esperam por comer o bacalhau da “vó”, o suflê de chocolate que só a “tal” tia sabe fazer, o bolinho de peixe que o anfitrião sabe temperar como ninguém, etc.
Outro momento que demanda dedicação é a preparação dos pratos, os quais comumente são feitos pelos donos da casa ou por quem participa com frequência do almoço. Uma maneira para ninguém ter que dedicar muito tempo a esta tarefa antes do domingo, é deixar para elaborar os pratos, ou algumas etapas deles, junto com os convidados. Pode ser divertido e ainda alivia o trabalho do cozinheiro.
Por fim, mas não menos importante, existe a decoração do ambiente para receber os convidados. Como a ideia é trazer à mesa carinho e aconchego, vale não sofisticar muito nos detalhes decorativos. Quanto mais a casa estiver com clima de cotidiano, mais alinhada a decoração estará para o momento em família.
Se ainda assim quiser caprichar, invista em pequenos e charmosos detalhes, colocando um vaso de flores no centro da mesa e combinando o jogo de copos e talheres com a toalha e os guardanapos.
E aí, vai ter almoço este domingo na sua casa? :)