Quais as vantagens de morar em um bairro bem localizado?

Entenda como viver em uma boa região pode afetar a sua qualidade de vida.

8 de outubro de 2019

Quando resolvi procurar um apartamento para começar a minha vida sozinho fiquei em dúvida sobre quais aspectos deveria levar em consideração. Durante minha busca, porém, descobri que a localização é o primeiro fator a ser avaliado, pois imóveis bem localizados podem trazer diversas vantagens aos moradores. Quer saber quais são elas? Leia o artigo.

Para quem está saindo da casa dos pais, nada melhor que encontrar um espaço confortável e que se ajuste às necessidades do dia a dia, não é mesmo? Decidir onde morar é uma das tarefas mais importantes nesse momento, pois a localização do imóvel é o fator que mais vai impactar a sua qualidade de vida.

Imagem mostra moço tomando café em frente ao notebook

Uma localização privilegiada pode trazer diversos benefícios para os seus moradores, como mais segurança, mais opções de lazer e serviços e assim por diante. Em São Paulo, um dos bairros que se encaixa nesse perfil é Pinheiros. Localizado na Zona Oeste, é considerado uma das melhores regiões da cidade, contando com várias linhas de metrô e muitas opções de lazer.

Está procurando um novo espaço e não sabe como começar? Entenda as vantagens de morar em um bairro bem localizado!

Mais segurança

Com a violência nas cidades, um dos pontos que mais merecem atenção na hora de escolher o bairro em que você vai morar é a segurança. Bairros bem localizados costumam ser mais preparados nesse sentido, contando com bastante policiamento e, em alguns casos, até com serviços de segurança particular.

Por terem muitas opções de comércio e lazer esses bairros também tendem a ser mais movimentados e iluminados. Mais pessoas na rua significa mais segurança para se locomover — convenhamos, a sensação de tranquilidade é muito maior em locais ocupados que em locais desertos.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre leis de condomínio!

Melhor infraestrutura

Bairros bem localizados são mais valorizados. Por isso, contam com uma infraestrutura urbana mais planejada, têm boas ruas e calçadas, iluminação, sinalização e, em alguns casos, também são mais arborizadas.

Imagem mostra mãe e filha caminhando

Além disso, esses bairros costumam ter uma grande variedade de comércios, como padarias, mercados, farmácias, bancos e academias. Com tantos serviços disponíveis perto de casa, é possível comprar o que for necessário e resolver questões comuns da rotina a pé, sem correr o risco de perder horas no trânsito, e reduzir os gastos com transporte.

Facilidade para se deslocar

Com uma boa infraestrutura que oferece diversos serviços, os bairros bem localizados facilitam o deslocamento no dia a dia — o que permite poupar tempo, dinheiro e ainda ajudar a reduzir o estresse. 

Além disso, morar perto de centros comerciais ainda traz outra vantagem: mais pontos de ônibus e linhas de metrô O apartamento Houx Pinheiros, por exemplo, fica a apenas 200 metros da estação de metrô Faria Lima. Você imagina como é andar por apenas 3 minutos para pegar o seu transporte público?

Imagem mostra jovem aguardando o seu transporte

Há também bairros mais próximos de importantes vias de acesso, beneficiando pessoas quem trabalha longe ou viaja com mais frequência, e regiões centrais, que têm acesso mais fácil a outros locais da cidade. Esse é o caso do Parque Jardim das Perdizes, que fica no coração de São Paulo, e do Jardim Vista bela, que tem opções de transporte para toda a cidade.

Leia também: Como montar o seu home office e trabalhar de casa.

Variedade de opções de lazer

Bairros bem localizados também contam com várias opções de lazer, com estabelecimentos como teatros, museus, shoppings, restaurantes, pontos turísticos, parques e assim por diante. Nesses lugares é possível aproveitar tanto o dia, fazendo caminhadas ou passando um dia no parque, quanto a noite, em baladas, restaurantes e cinemas.

Com tantas opções à disposição você pode se divertir com muito mais facilidade e gastando menos, já que não precisará se deslocar muito para sair de casa. O Araribá Home Resort, na Vila Regente Feijó, é outro empreendimento da Tecnisa que fica próximo a estabelecimentos comerciais, como o shopping Anália Franco.

Valorização do imóvel

Por fim, uma boa localização ajuda a valorizar o seu imóvel. As facilidades de morar em uma boa região atraem muitas pessoas, por isso casas ou apartamentos bem localizados valem mais — e o valor de mercado ainda tende a aumentar com o tempo. Ou seja, se um dia você resolver se mudar, não terá problemas para encontrar um comprador.

Morar em um bairro bem localizado é uma excelente escolha para quem está começando uma nova vida e busca conforto e praticidade no dia a dia. Escolher a região onde você vai morar é um passo muito importante para o seu futuro, por isso não deixe de estudar as opções e visitar todos os lugares antes de bater o martelo.

Se convenceu sobre as vantagens de focar na localização na hora de escolher o seu imóvel? Aproveite para ler o conteúdo 6 apps para a hora da mudança!