Planta de apartamento: conheça todos os tipos

Conheça os tipos de planta de apartamento, suas características e saiba o que avaliar na hora de escolher a opção ideal para você.

9 de maio de 2019

Decidi comprar uma planta de apartamento. Sabia que a escolha era muito importante para a qualidade de vida e o bem-estar da minha família, pois alguns aspectos fariam toda a diferença em nosso dia a dia. Durante o processo, analisei diversos pontos que vou compartilhar aqui.

Está procurando uma planta de apartamento? Estudar as opções disponíveis pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem tem pouca experiência no ramo. Por isso, conhecer os tipos de planta, compreendendo a distribuição do espaço e o tamanho de cada cômodo, é uma forma de se preparar para fazer a escolha certa.

Leia também: Vale a pena comprar um imóvel na planta?

Conheça os tipos de planta disponíveis, os tamanhos e a disposição mais indicados para cada necessidade e veja algumas dicas para fazer uma boa escolha. Boa leitura!

Conheça os tipos de planta de apartamento

Há diversas opções de plantas de apartamento disponíveis no mercado. Como você já sabe, conhecê-las é fundamental para encontrar a oferta que atenda melhor às suas necessidades. Saiba quais são as principais plantas recomendadas para cada tipo de ambiente.

Apartamento

Os apartamentos são as unidades de habitação de edifícios. Eles são residências separadas, em que vivem famílias ou pessoas, e costumam ser classificados de acordo com o número de dormitórios. Esses imóveis podem ter um ou mais andares — apartamentos duplex ou triplex —, parte externa, área de lazer e outras especificações.

Confira os apartamentos da Tecnisa.

Loft e estúdio

Lofts são apartamentos amplos, sem paredes ou divisórias, que costumam ter o pé direito alto. Em alguns casos, podem ter banheiro e dormitório separados por paredes. Os estúdios ou quitinetes são imóveis que também têm os cômodos integrados, mas são mais compactos que os lofts.

Flat

Com uma área um pouco maior que a de um quarto de hotel, os flats são apartamentos residenciais que oferecem um diferencial: serviços como lavanderia, limpeza e alimentação. Por oferecer essas facilidades, a rotina no imóvel acaba se parecendo com a de um hotel.

Conheça os Flats da Tecnisa.

Cobertura

As coberturas ficam no último andar dos edifícios. Assim, na maioria dos casos contam com áreas externas. Por ter mais espaço, esse tipo de imóvel pode abrigar mais atrativos que os apartamentos dos outros andares, como piscinas, churrasqueiras, varanda gourmet etc. Apartamentos duplex ou triplex também podem ter cobertura.

Saiba qual tipo de planta é mais adequado para você

Agora que você já conhece os tipos de planta de apartamento chegou a hora de pensar nas suas necessidades para encontrar a opção mais adequada. Veja abaixo algumas características das plantas e as suas indicações para cada morador.

Compacto

Residências compactas são mais indicadas para pessoas que moram sozinhas ou para casais sem filhos. Os lofts e estúdios, por exemplo, são opções de plantas que têm menos espaço e apenas um dormitório. Já o flat, que oferece as facilidades de um hotel, é ideal para pessoas que têm pouco tempo e precisam de mais praticidade no dia a dia.

Para quem procura essas opções, a Tecnisa tem plantas como o Taguá, que é um flat localizado em Taguatiniga, no Distrito Federal. O It’s 163 e o Line, em São Paulo, também são apartamentos mais compactos, com um ou dois quartos.

Amplo

Plantas amplas são boas opções para pessoas com filhos, já que apartamentos com mais cômodos oferecem mais conforto a famílias maiores. Para quem deseja ter mais espaço, imóveis com dois ou três andares também são uma boa opção. Há ainda as coberturas, que contam com ambiente externo e podem ter áreas de lazer.

No bairro planejado Jardim das Perdizes, em São Paulo, há plantas maiores, como o Recanto Jacarandá, o Bosque Araucária e o Reserva Manacá. Elas têm entre 2 e 4 dormitórios e cômodos mais espaçosos.

Saiba o que considerar na hora de escolher uma planta

Como você viu, há várias diferenças entre os tipos de imóvel. Para ajudar você a fazer a melhor escolha, falaremos um pouco sobre pontos que merecem atenção na hora de avaliar as opções de plantas disponíveis.

Região

A localização do imóvel é a primeira coisa que você deve levar em consideração. A região onde você vai morar pode oferecer vários serviços, mais tranquilidade, menos ou mais barulho, proximidade do trabalho ou da escola das crianças e assim por diante. Por isso, é importante pensar no seu estilo de vida e na rotina que você deseja ter para escolher a planta certa na região certa.


Jardim das Perdizes

Tamanho

Você procura um apartamento compacto ou deseja ter espaço ao ar livre para receber convidados? Precisa apenas de um quarto ou pensa em ter filhos em breve? Todas essas questões devem ser avaliadas na hora de escolher um apartamento.

Pense nos seus gostos e nos seus planos a médio e longo prazo para escolher uma planta com o número de quartos, espaços comuns e a disposição ideais para você.

Imagem interna de uma sala grande do Bosque Jequitiba

Bosque Jequitibá

Serviços

Alguns condomínios garantem mais comodidade que outros. Os flats, por exemplo, trazem para o dia a dia uma série de facilidades que outros tipos de apartamento não oferecem. Em alguns prédios também estão disponíveis opções de entretenimento e trabalho, como piscina, academia, parquinho e área para reuniões.

Por isso, pense mais uma vez no seu estilo de vida e nos seus planos e avalie os serviços e a infraestrutura oferecidos pelo prédio em que está a sua planta.

Imagem interna de uma academia no Centro Civico

Residence Centro Cívico

Residence Centro Cívico

Você já sabe que é preciso avaliar vários aspectos antes de escolher a planta de apartamento ideal, não é mesmo? Afinal, as características do imóvel e do local onde ele está podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Agora que você já conhece os tipos de planta e sabe o que precisa observar antes de escolher uma, já pode começar a sua busca. Quer saber mais sobre as opções disponíveis? Leia o conteúdo Apartamento de luxo: 9 qualidades de um imóvel de alto padrão!