Investir em imóveis compactos: por que vale a pena?

Entenda as vantagens de comprar apartamentos menores para morar, vender e alugar.

4 de outubro de 2019

Os imóveis compactos são oferecem grandes vantagens aos moradores dos centros urbanos. A demanda por apartamentos menores têm aumentado bastante nos últimos anos, tornando-os uma excelente opção de investimento. Quer saber mais? Neste artigo explico para você por que comprar esse tipo de moradia vale a pena.

Nas grandes cidades, os apartamentos compactos se tornaram uma opção muito procurada. A busca por praticidade, mobilidade e liberdade, principalmente de jovens que estão saindo de casa ou de novos casais, fez com que as propriedades menores, com 40, 30 e 20 metros quadrados, se tornassem as queridinhas do mercado.

Nesse cenário, investir em imóveis menores é uma excelente opção. Apartamentos como lofts e estúdios são bastante valorizados por oferecerem mais qualidade de vida e boa localização, além de terem um preço menor. Com uma procura tão grande, se aventurar por essa área pode trazer grandes oportunidades de negócio. 

Neste artigo, conheça os motivos para investir em imóveis compactos. Boa leitura!

O investimento inicial é menor

Comparados com os imóveis de três ou mais quartos ou com os que têm áreas externas, os apartamentos compactos têm um valor significativamente menor. Isso acontece porque o valor da venda varia de acordo com o tamanho da propriedade — o cálculo leva em consideração a metragem —, mas o aluguel não leva esse fator em conta.

Normalmente, esses apartamentos são bem localizados, oferecem mais praticidade no dia a dia e dispõem de vários serviços de conveniência e espaços de lazer. Todas essas vantagens tornam esses locais bastante valorizados, e, caso você queira alugar a propriedade, os inquilinos aceitam pagar aluguéis um pouco maiores para ter mais facilidades em seu dia a dia.

Conheça as vantagens de morar em um apartamento bem localizado!

Mais facilidade para alugar e vender

Como você já sabe, imóveis compactos são bastante procurados. Com um dia a dia corrido, o estilo de vida dos brasileiros vem se alterando nos últimos anos. Nesse contexto, muitas pessoas preferem locais mais fáceis de limpar e organizar, que fiquem perto do trabalho, a apartamentos grandes, com vários cômodos.

Imagem de uma cozinha  com uma decoração linda
Houx Pinheiros

Com uma demanda alta pelos imóveis menores, alugar ou vender a sua propriedade não será um problema. A oferta desse tipo de moradia ainda não é suficiente para atender a toda a demanda, mesmo com os lançamentos recentes das construtoras. Ou seja, os apartamentos compactos se tornam ainda mais valorizados, favorecendo o retorno do investimento.

Leia também Como descobrir o potencial de valorização de um imóvel.

Despesas e manutenção mais baratas

Imóveis menores têm menos despesas e manutenção mais barata. O valor do IPTU — imposto cobrado pelas prefeituras —, por exemplo, varia de acordo com o tamanho das propriedades, e não apenas de acordo com a sua localização.

Mas, além de contas mais baixas, os custos com reformas e reparos também será menor. Em apartamentos alugados é o proprietário quem deve pagar pelo reparo dos itens estruturais do imóvel. Ou seja, mesmo que você compre um apartamento para alugar, terá menos problemas com isso. Áreas reduzidas precisam de menos equipamentos e instalações, o que facilita a manutenção e a realização de consertos.

Rentabilidade maior em menos tempo

Por todas as vantagens que oferecem, os apartamentos compactos tendem a se valorizar mais em menos tempo. Afinal, a forma de viver está mudando — principalmente nas grandes cidades — e a procura por esse tipo de moradia está só aumentando. Portanto, se você deseja investir em propriedades para alugá-las ou vendê-las no futuro, em pouco tempo conseguirá um retorno para o seu investimento.

Agora você já conhece as principais vantagens de investir em um imóvel com área reduzida. Mas como escolher a propriedade certa para ampliar o seu patrimônio?

Como escolher um imóvel compacto

Há várias vantagens de adquirir um apartamento menor, como mais praticidade e conforto para o dia a dia. Porém, é preciso avaliar alguns pontos antes de escolher o imóvel certo, não importa se o seu objetivo seja encontrar um local para morar, vender ou alugar.

Escolha propriedade bem localizadas, em regiões com acesso a linhas de ônibus e metrô, com segurança, boa infraestrutura e com serviços e comércios nas redondezas. Além disso, procure prédios ou condomínios que tenham áreas comuns e serviços de conveniência, como lavanderias, academias, coworkings e também áreas de lazer. 

Leia também 4 dicas para começar a investir em imóveis.

Como você viu neste artigo, os imóveis compactos são uma tendência crescente no mercado imobiliário. Esse tipo de moradia oferece muitas vantagens para quem procura mais tranquilidade no dia a dia e mais qualidade de vida nas grandes cidades, sendo uma boa oportunidade para investidores.

Imagem de um quarto com uma decoração linda
Houx Pinheiros

 E então, o que você está esperando para procurar apartamentos menores? O Houx Pinheiros, novo empreendimento da Tecnisa, tem 27 m² e fica no bairro Pinheiros, em São Paulo. Localizado a apenas 3 minutos a pé da estação de metrô Faria Lima, o imóvel também conta com várias opções de comércio e lazer em seu entorno, oferecendo conforto, comodidade e qualidade de vida. Saiba todos os detalhes clicando aqui!