Veja nossas 10 dicas para comprar apartamento na planta e suas vantagens

Está pensando em comprar apartamento na planta, mas não sabe se é seguro? Confira nossas 6 dicas e realize seu sonho com segurança!

16 de abril de 2021

As vantagens de comprar apartamento na planta são inúmeras. Facilidade no pagamento. Valorização do imóvel. Personalização do acabamento. Mesmo assim, podem surgir dúvidas se a compra é realmente segura, já que o imóvel ainda não está construído.

Para ajudá-lo nesse momento, criamos este guia com 6 dicas essenciais do que você deve ter em mente para comprar um apartamento na planta com segurança. Confira!

Entenda o que é a compra de apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é adquirir um imóvel que ainda está na fase de construção ou que será construído. 

Trata-se de uma forma muito comum e vantajosa para aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria ou investir em um empreendimento com preço mais em conta.

Isso porque os imóveis na planta tendem a ter um preço mais competitivo que aqueles já prontos para morar.

Veja 10 dicas para comprar apartamento na planta

1. Escolha uma boa localização

Como você só vai morar no imóvel daqui a alguns anos, é importante que se atente sobre a localização. Para isso, conheça previamente a região, caminhe pelas ruas ao redor e se certifique de que a estrutura do bairro atende às suas necessidades em relação à:

  • transporte;
  • comércio;
  • lazer;
  • e o que mais for importante para você.

2. Conheça o projeto e materiais de divulgação

Saber exatamente o que se vai comprar é essencial para fazer um negócio seguro e livre de mal entendidos. Por isso, quando for comprar apartamento na planta, comece olhando o projeto do empreendimento.

É nele que constam os detalhes técnicos do imóvel, como: 

  • metragens;
  • posição solar;
  • vista do edifício;
  • e vagas de garagens.

Outro ponto de atenção são os materiais disponibilizados pela construtora ou incorporadora. Geralmente, assim que lançado, um empreendimento já conta com imagens preliminares criadas em 3D para que o cliente possa ter uma ideia de como será o imóvel após finalizado. 

Você tem acesso a esses materiais visitando o stand de venda do empreendimento ou solicitando para os representantes de venda e corretores.

3. Visite o estande de decorados

A visita ao decorado é importante para avaliar a disposição da planta do imóvel, checar as áreas comuns e observar outros detalhes que podem passar despercebidos, como a posição do imóvel em relação ao sol, por exemplo.

Atualmente, as melhores construtoras estão oferecendo tour virtual pelo apartamento decorado e maquete do empreendimento, facilitando a rotina de quem deseja comprar sem precisar sair de casa.

4. Entenda como funciona o financiamento

Ao comprar apartamento na planta, os pagamentos são realizados diretamente para a construtora até a entrega do empreendimento. É exatamente isso que facilita a compra de imóveis na planta.

Assim que o imóvel fica pronto, é hora de contratar o financiamento para seguir com o pagamento do apartamento.

Porém, é importante que você entenda desde o início como funciona o financiamento, qual será o saldo a financiar, como é o processo de aprovação e quais taxas são cobradas ao longo do contrato.

Esse planejamento é essencial para manter sua saúde financeira e evitar imprevistos no momento da entrega do apartamento.

Casal negro se olhando sorrindo enquanto arquiteta mostra apartamento na planta para comprar
Casal escolhe comprar apartamento na planta

5. Confira o memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter em mãos antes de iniciar a construção do imóvel.

Ele reúne todos os detalhes sobre a realização da obra, tais como:

  • os tipos de materiais que serão utilizados;
  • a descrição das áreas sociais e privativas;
  • as etapas da obra;
  • o prazo de entrega;
  • o comprovante de propriedade do terreno;
  • a autorização da prefeitura para a construção;
  • e todas as informações que comprovam a regularidade do empreendimento a ser construído.

Mesmo antes de comprar o apartamento, você pode solicitar o memorial descritivo para a construtora. Dessa forma, terá certeza de que está lidando com uma construtora fidedigna.

6. Leia o contrato e cláusulas propostas

O contrato de compra e venda é o documento que oficializa o negócio realizado entre a pessoa que compra o imóvel e a construtora. Após assinatura, o cumprimento de suas cláusulas é obrigatório, por isso, é imprescindível a leitura com atenção de todo contrato.

Busque analisar todas as condições presentes em cada cláusula proposta. Se surgirem termos muito complexos ou jurídicos, vale a consulta a um advogado. 

Além disso, não deixe de conferir o prazo de entrega e carência do apartamento, assim como possíveis taxas de pagamentos.

7. Peça toda a documentação do empreendimento

Ter um um imóvel significa também dispor de documentos que comprovem a posse, ou seja, que confirmem que você é o proprietário daquele bem.

Solicitar toda a documentação do empreendimento para a construtora também auxilia você a confirmar se está tudo certo com aquele imóvel e se não existem dívidas pendentes, por exemplo. 

Abaixo relacionamos os principais documentos que você deve solicitar a construtora quando comprar um apartamento na planta ou até mesmo já pronto para morar:

  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidão de IPTU;
  • Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;
  • Certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata);
  • e o Habite-se na entrega do apartamento. 

8. Participe da convenção de condomínio

A convenção de condomínio é um documento que estipula as principais regras para o funcionamento do condomínio. Ela acontece próximo à entrega do imóvel e, para que o documento seja aprovado, é preciso que parte dos proprietários estejam de acordo.

Para ter uma ideia, a convenção de condomínio define pontos importantes, tais como:

  • funções do síndico;
  • administração do condomínio;
  • orçamento;
  • taxas do condomínio;
  • obras e manutenções;
  • uso de itens coletivos e áreas comuns.

É importante que você acompanhe as reuniões e dê sua opinião nas reuniões que antecedem a aprovação do documento. Assim, você contribui com a organização do condomínio em que vai morar.

9. Entenda custo-benefício dos prazos

Um dos principais motivos que leva alguém a optar pela compra de um apartamento ainda na planta é o valor mais atrativo, isso porque em média o imóvel costuma ser de 20% a 25% mais barato que aqueles prontos para morar.

Contudo, um ponto de atenção é a forma de pagamento desse valor: se não for à vista, por exemplo, o valor inicial sofre uma correção até a entrega do imóvel, pois é levado em consideração o INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Assim, o ideal caso você opte pelo parcelamento ou até financiamento do empreendimento, é realizar uma simulação para ter uma ideia do valor final que pagará pelo mesmo. E aí entender se está dentro do seu orçamento e expectativas. 

Busque analisar:

  • a quantidade de parcelas;
  • o valor de cada parcela;
  • o percentual a ser pago como entrada;
  • e as taxas de juros.

10. Escolha a melhor construtora

A escolha de uma boa construtora é um fator decisivo para quem quer comprar apartamento na planta com segurança.

Por isso, é importante que você verifique as informações legais sobre a construtora, quais os outros imóveis entregues por ela, além de avaliar a reputação da empresa perante aos clientes que já compraram apartamentos anteriormente.

Tire todas as suas dúvidas com o corretor de imóveis e certifique-se de que todos os documentos apresentados são, de fato, verdadeiros.

Conheça as vantagens de comprar apartamento na planta

Valorização 

Além da segurança do investimento, um empreendimento após a conclusão das obras passa a valer mais do que quando estava na planta. 

Menos burocracia

Como você vai ser o primeiro comprador, não sofrerá com taxas e impostos não pagos ou registros incompletos e documentações atrasadas.

Possibilidade de personalização do apartamento

Outra vantagem de comprar apartamento na planta é que muitas construtoras possibilitam a opção do cliente personalizar sua unidade. Você vai poder escolher os pisos, revestimentos e até mesmo os móveis planejados que desejar, economizando tempo e dinheiro.

Tempo para se organizar

Até a conclusão da obra, dá para planejar a mudança, a decoração e a rotina com calma e no seu tempo. Se você for mudar de cidade, por exemplo, terá tempo suficiente para estudar o novo destino, explorar a região e, ainda, fazer novas amizades.

Depois de todas essas informações e dicas, dá até mais segurança investir em um apartamento na planta, não é mesmo? E para isso, conte com a gente para ajudar você a encontrar o imóvel ideal para seu estilo de vida.

Ao longo dos nossos mais de 40 anos de Tecnisa, já entregamos mais de 30 mil apartamentos nas principais cidades do país. Não é à toa que vencemos em 2020 o prêmio  Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente pela 11ª vez.

Quer encontrar um empreendimento Tecnisa para chamar de seu? Conheça todas as nossas opções de apartamentos na planta, acessando nosso site.