Como funciona o Airbnb: aprenda como se tornar um host e ganhar dinheiro

Entenda como funciona o Airbnb, as garantias da empresa para quem deseja hospedar e os benefícios de comprar o imóvel para virar host.

29 de abril de 2019

Fiz um investimento na compra de um imóvel e meu principal objetivo é conseguir uma maneira segura e fácil de lucrar com ele. Conversando com amigos, eles me falaram do Airbnb e eu fui pesquisar mais sobre o sistema de hospedagem da empresa para descobrir como funciona e quais são os requisitos para ser um host – quem recebe os hóspedes. Se você também tem curiosidade, reuni algumas informações para esclarecer.

É seguro? Você não fica preocupado com as pessoas utilizando suas coisas? Como você vai gerenciar a locação sozinho? Estas são apenas algumas das muitas perguntas que as pessoas recebem e também se questionam quando cogitam o Airbnb como uma forma de ganhar dinheiro com suas propriedades.

Afinal, investir em um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa e o objetivo é preservar ao máximo esse investimento para mantê-lo por longos anos.

Mas as dúvidas são comuns ao tomar uma decisão locatária sem o apoio de uma imobiliária.

Como funciona o Airbnb

Etapa 1: como começar a hospedar

O primeiro passo de como funciona o Airbnb é se cadastrar no site e criar o anúncio do seu espaço.

Você pode anunciar um cômodo, um local anexo a sua casa, sua propriedade inteira – casa ou apartamento. Você escolhe!

Etapa 2: defina como você quer hospedar

Em seguida, escolha as datas nas quais o local estará disponível, os preços e os requisitos para os hóspedes. O Airbnb oferece suporte para tirar dúvidas.

Não há um tempo mínimo ou obrigatório que você precisa hospedar. Você pode bloquear datas quando não estiver disponível para receber hóspedes.

Etapa 3: comece a hospedar

Depois da aprovação do anúncio, é hora de aguardar os primeiros contatos de seus futuros hóspedes, selecionados de acordo com os filtros selecionados por você previamente.

Você pode tirar dúvidas – tanto suas quanto deles em relação ao detalhes do local – antes mesmo da estadia começar, através de mensagens.

Seguros e garantias do Airbnb

É importante destacar que o Airbnb tem duas políticas de segurança importantes para os anfitriões:

  1. Garantia ao Anfitrião, um seguro de US$ 1 milhão que cobre danos materiais;
  2. Seguro de Proteção ao Anfitrião de US$1 milhão para responsabilidade, onde os hosts têm o apoio da empresa durante todo o processo.

O Airbnb permite também que o host defina requisitos rigorosos para selecionar quem pode reservar e permitir que você conheça os candidatos a hóspedes antes da estadia.

É simples e fácil começar e todo processo é intuitivo, basta seguir o passo a passo. O Airbnb também possui atendimento ao cliente global 24h todos os dias da semana.

Agora que você entendeu como funciona o Airbnb no seu aspecto prático, vamos falar das vantagens que usar o sistema da empresa oferece.

Existem muitos motivos para comprar um imóvel e você deve conhecê-los. Mas pensar em como você vai usá-lo para criar uma renda pode ajudar a guiar o processo de compras.

No Airbnb, quanto mais personalizada for a experiência dos hóspedes, maior a chance de você atrair outras pessoas interessadas em estadia no seu imóvel. Mesmo que só por um tempo.

Benefícios de ser um host do Airbnb

O Airbnb está se tornando uma fonte popular de renda para muitos proprietários de casas e outros tipos de imóveis, enquanto eles seguem outros caminhos, vivem ou viajam para o exterior. Mas quais são os principais benefícios?

Você pode gerar renda passiva

Tornar-se um host do Airbnb significa que você pode acumular uma renda maior do que apenas deixar sua propriedade parada.

Ao cobrar por noite, as reservas podem variar, mas os anfitriões ainda podem ganhar mais dinheiro se souberem administrar e promover adequadamente sua casa. A chave é gerenciar corretamente para maximizar a receita.

O tempo é luxo: tenha mais tempo para você

Optar por ser um host do Airbnb pode fornecer uma renda que ajuda o proprietário a ter tempo livre para viajar, se envolver em outros empreendimentos ou seguir outras atividades do seu estilo de vida.

Então não é de admirar que seja uma tendência. Ser anfitrião significa mais tempo de qualidade e planos de lazer.

‘Experiências’ do Airbnb oferecem mais uma linha de renda

O Airbnb também criou sua nova plataforma chamada “Experiências”. Mas o que é isso? Os anfitriões do Airbnb Experience ajudam os viajantes a conhecer um destino em um nível mais profundo por meio de experiências locais autênticas.

Se você é apaixonado por ioga, pode aumentar sua renda no Airbnb inscrevendo-se como host de experiências e começar a envolver seus convidados oferecendo um retiro de ioga.

Se você gosta de panificação, pode preparar algo doce para seus convidados, ou você pode começar a preparar aulas para os hóspedes, oferecendo uma visão da cultura alimentar local – uma grande parte da experiência de viagem.

Isso tudo contribui para a sua jornada de forma geral no Airbnb, para o seu perfil como host e para sua renda.

Outros benefícios

  • Maior flexibilidade – mais tempo para a família, mais tempo para você;
  • A capacidade de vivenciar novas experiências – dedique algum tempo para fazer aulas de enriquecimento, aulas de idiomas ou outras atividades profissionais que você está adiando;
  • Conhecer pessoas novas – entreter convidados diferentes ou fazer amigos através de suas aulas e oficinas são as melhores maneiras de conhecer pessoas que compartilham os mesmos interesses;
  • Diversifique sua renda e ganhe mais – isso pode ser possível para alguns, mas depende de que tipos de projetos em tempo integral ou atividades você está envolvido;
  • Ame o que você faz (o ponto mais importante) – você é capaz de entrar em algo que lhe permita estar mais envolvido em coisas que você realmente ama e acreditar?

Se você não é da área de turismo ou não está familiarizado com receber pessoas, então está exercitando músculos mentais que nunca usou neste post.

Aprender a servir aos hóspedes, organizar finanças, marketing e muito mais acabará por torná-lo uma pessoa melhor. Essas habilidades são essenciais em quase todos os negócios, mas com o Airbnb, você pode aprender e implementá-las com um sistema comprovado.

Ao aprender novas maneiras de impressionar seus convidados, você pode levar essa criatividade à sua vida pessoal. Além da possibilidade de uma ótima renda com seu investimento, você terá uma boa dose de satisfação pessoal!

Animado em investir na compra de um imóvel novo, mas não sabe por onde começar? Leia nosso Guia de Compras com todas as informações que você precisa, como tipos de financiamento, uso do FGTS, compra de imóvel na planta, documentações e muito mais.

Conheça também os projetos da Tecnisa em diversas cidades do país e saiba quais são os aspectos mais valorizados do mercado para investir no imóvel certo!