Como descobrir o potencial de valorização de um imóvel?

Saiba quais fatores influenciam a valorização de um imóvel e escolha os melhores investimentos

2 de setembro de 2019

Antes de comprar um imóvel estudo bastante para entender as chances de que ele se valorize no futuro. Há alguns aspectos que precisamos observar com bastante atenção para saber se estamos diante de um bom investimento. Quer saber quais são eles? Neste artigo vou dividir com você.

Para ter sucesso em seus investimentos é muito importante pensar sobre o potencial de valorização de um imóvel antes de comprá-lo. Nesse sentido, é preciso observar diversos fatores que ajudam a prever as possibilidades de valorização. 

Embora alguns dos fatores sejam mais complicados — por dependerem da economia e das flutuações do mercado —, há questões mais fáceis de identificar e acompanhar. Algumas das características do imóvel e da região onde ele está, por exemplo, são fundamentais para saber se a propriedade será mais procurada no futuro.

homem fazendo anotações sobre investimento imobiliário

A seguir, conheça os principais aspectos que indicam o potencial de valorização de um imóvel.

Localização

A localização é um dos fatores que mais influenciam a valorização de um imóvel. Quando alguém procura por uma nova casa, começa a pesquisa pelas regiões em que deseja morar. Isso porque é a localização que determina o acesso a outras partes da cidade, a comércios, o tipo de bairro e até de estilo de vida.

casal mexendo no tablet

Leia também: Melhores bairros de São Paulo para investir.

Por isso, é comum ver apartamentos com o mesmo número de quartos, de vagas na garagem e construídos com materiais parecidos, mas vendidos a preços diferentes. Abaixo, veja alguns dos pontos mais afetados pela localização que merecem a sua atenção.

Segurança 

O crescimento das cidades trouxe o aumento da criminalidade e, consequentemente, mais preocupação com a segurança no dia a dia. Buscando mais qualidade de vida e segurança para a família, as pessoas procuram imóveis em regiões consideradas como tranquilas e com acesso a serviços de segurança

mulher com celular na mão na escada rolante

Ou seja, propriedades em locais com menores índices de furtos, assaltos e outros crimes, mais policiamento e condomínios com equipamentos de segurança têm mais chances de serem escolhidas por compradores. 

Acessibilidade

Com o trabalho e as atividades do dia, muitas pessoas procuram soluções que trazem mais praticidade para a rotina. Por exemplo, muitos preferem pegar ônibus e metrôs para fugir do trânsito das grandes cidades e procuram casas que tenham opções variadas de comércios e serviços nas proximidades.

Procure saber se a região do imóvel tem boas linhas de ônibus e metrô, se há investimentos ou obras previstas para melhorar a qualidade do transporte público, se ela  está próxima de vias de acesso e tem padarias, escolas, farmácias e opções de lazer à disposição.

Infraestrutura da propriedade

As características físicas também devem ser levadas em consideração quando o assunto é o potencial de valorização do imóvel. Casas maiores, com mais vagas na garagem, banheiros extras e varandas tendem a valer mais, pois oferecem mais conforto.

Também é importante observar a estética, a arquitetura e os materiais usados na construção. Revestimentos externos mais nobres, assim como bons acabamentos, tornam o bem mais atraente. O uso de materiais mais resistentes indicam que o imóvel precisará de menos  manutenção e o morador terá menos gastos no futuro.

A possibilidade de fazer reformas também agrada bastante os compradores. É comum que as pessoas queiram deixar a casa personalizada ou trazer mais facilidades para o dia a dia, por isso é importante que elas possam fazer obras caso desejem.

Por fim, se o imóvel estiver em um condomínio, a estrutura oferecida pelo espaço também pode interferir na sua valorização. Há condomínios que têm área de lazer, academia, playground e piscina. Itens tecnológicos, como portões automáticos, câmeras de segurança e elevadores codificados, ainda trazem mais segurança para o dia a dia.

Entenda como funciona a taxa de condomínio.

Documentação do imóvel

Imóveis com dívidas ou outras pendências podem ter o seu valor diminuído. Por isso, é fundamental analisar toda a documentação detalhadamente e conferir se as taxas e os impostos estão em dia, se todos os documentos estão em ordem e se não há nenhuma pendência relacionada a heranças e inventários.

Vamos supor que um apartamento não tenha autorização para a construção de uma cobertura. Nesse caso, o dono da propriedade corre o risco de precisar lidar com algumas despesas, ao receber multas da prefeitura ou fazer a correção do IPTU.

Para evitar essas questões, procure empresas sérias e confiáveis e sempre confira toda a papelada com bastante cautela.

Mercado imobiliário

Conhecer as características do imóvel, da região onde ele está e conferir toda a documentação são fundamentais para avaliar o potencial de valorização de um bem. No entanto, também é preciso estudar bastante e acompanhar o estado do mercado imobiliário.

dois homens olhando o notebook em uma mesa de escritório

Com as flutuações da economia, há períodos em que as vendas podem aumentar e os preços podem variar. Se a procura por novas moradias estiver alta e a oferta de imóveis estiver baixa, os valores para venda tendem a aumentar, por exemplo. Há outros fatores que também podem provocar alterações no mercado, como as taxas de hipoteca e de juros.

Avaliar o potencial de valorização de um imóvel é um passo necessário para fazer bons investimentos. Há diversos fatores que podem influenciar a procura e o valor desses bens. Embora alguns deles sejam bem subjetivos, com uma boa pesquisa é possível estudar os principais itens que atraem compradores e investidores.

Como você viu neste artigo, a localização é um dos aspectos mais importantes quando o assunto é a valorização de imóveis. O Houx Pinheiros, novo lançamento da Tecnisa, é localizado no bairro Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Considerada como uma região de alto padrão, ela é bastante procurada e tende a se valorizar ainda mais no futuro. Saiba mais!