Quais as vantagens de morar em um apartamento studio?

Conheça os benefícios dos apartamentos compactos e de ambientes integrados conhecidos como studios e saiba como aproveitar ao máximo um apartamento pequeno.

13 de junho de 2019

Quando decidi sair da casa dos meus pais, comecei a procurar o apartamento ideal para mim. Encontrei um com tamanho e estilo ideais e que, ainda por cima, cabia no meu orçamento: o apartamento studio. Para quem busca praticidade e conforto como eu, essa pode ser uma opção muito vantajosa. Por isso, vou dividir os benefícios do studio com vocês.

Muitas pessoas têm procurado imóveis mais compactos e aconchegantes, que ofereçam as facilidades de um espaço pequeno e, ao mesmo tempo, garantam a segurança e os benefícios de um condomínio. Por isso, o apartamento studio se tornou uma tendência nos últimos anos. Você já ouviu falar sobre ele?
O studio é um tipo de apartamento mais compacto e com os cômodos integrados — exceto o banheiro. Eles têm como objetivo trazer mais praticidade para os moradores sem abrir mão do conforto, sendo uma ótima opção para pessoas que moram sozinhas, têm a rotina muito atarefada ou jovens que estão saindo de casa.

Quarto apartamento studio com bicicleta

Está procurando um imóvel para morar e quer saber mais sobre os apartamentos studio? Neste artigo, conheça as vantagens dessa moradia e veja algumas dicas para aproveitá-la melhor. Boa leitura!

Apartamento, loft e studio

É normal que você confunda apartamento, loft e studio, pois esses tipos de imóveis têm algumas características em comum. Por isso, antes de começar a falar sobre as vantagens do apartamento studio, explicaremos algumas de suas particularidades.

O studio se diferencia dos apartamentos tradicionais por ter seus cômodos integrados. Ou seja, tem em um mesmo espaço a cozinha, a sala e o quarto. Em alguns casos, o dormitório, assim como o banheiro, pode ficar separado por paredes.

Esse tipo de imóvel tem em comum com o loft o fato de ser um espaço aberto, sem divisórias. Porém, é mais compacto: o studio tem cerca de 30m² enquanto o loft pode chegar a mais de 50m².

Saiba mais lendo o artigo Planta de apartamento: conheça todos os tipos.

Vantagens de morar em um apartamento studio

O aumento da procura pelos studios revela que um bom imóvel não precisa ser muito espaçoso. Nos dias de hoje, essa opção se torna vantajosa por oferecer uma série de facilidades aos seus moradores. Veja quais são elas a seguir.

Praticidade

Por ter um tamanho menor em comparação com os outros tipos de apartamento, os esforços para fazer a limpeza e a manutenção do espaço também são menores. Ou seja, a preocupação com a organização diminui, permitindo que pessoas que têm a rotina muito corrida tenham mais tempo livre.

Além disso, os ambientes integrados facilitam a otimização do espaço de acordo com o gosto do morador. É possível, por exemplo, ter uma sala ou um quarto maior, investir em uma decoração que priorize um ambiente específico e assim por diante — as opções para tornar o dia a dia mais prático são muitas!

Sala com poltrona amarela e quadros na parede.

Localização

É comum que os studios estejam nas regiões centrais de grandes cidades, em que há vários comércios próximos e mais opções de transporte público disponíveis. Assim, facilitam o acesso a serviços, como bancos, farmácias e restaurantes, e a locais como trabalho e faculdade.

Morar em regiões centrais, portanto, reduz o tempo de deslocamento no dia a dia, facilita o acesso a serviços diversos e traz mais opções de lazer. Há também studios localizados fora do centro da cidade. No entanto, eles também ficam em bairros ou condomínios que oferecem diversos serviços ao morador.

Economia

O metro quadrado é um dos fatores que mais impactam o valor de um imóvel. Por serem mais compactos, os studios estão em uma faixa de preço menor. Além disso, impostos e contas também são menores, tornando a opção mais barata e ideal para quem não pode fazer um grande investimento.

Leia também: Vale a pena comprar um imóvel na planta?

A praticidade desse tipo de moradia também ajuda a reduzir os gastos dos seus moradores. Isso porque é preciso comprar menos móveis e aparelhos eletrônicos, a limpeza e a manutenção são menos complexas e a facilidade para se locomover e encontrar os serviços necessários é maior.

Conforto

Os studios são tipos de apartamento que se tornaram mais populares recentemente. Por isso, muitos dos projetos são bastante modernos e estão em apartamentos que oferecem uma estrutura completa, com serviços de conveniência e espaços de lazer capazes de trazer mais conforto e praticidade para o dia a dia.

Piscina, churrasqueira, academia, espaço para home office, espaço gourmet, lavanderia e serviço de diaristas são algumas das facilidades que esse imóvel pode oferecer. Por estarem em condomínios, a segurança dos moradores também é assegurada.

Para quem o studio é recomendado

São muitas as vantagens de morar em um apartamento studio, não é mesmo? Ainda assim, há pessoas que podem se beneficiar ainda mais ao optar por esse tipo de moradia. Jovens que estão saindo de casa e começando a vida sem uma família, por exemplo, podem arcar com despesas menores e ter a praticidade de um espaço mais compacto e aconchegante.

Está de mudança? Leia o artigo 8 dicas para morar sozinho pela primeira vez.

Quem trabalha o dia inteiro ou viaja muito também pode aproveitar as comodidades de um studio. Como esses moradores passam pouco tempo em casa, não precisam de um imóvel muito grande. No entanto, têm à disposição os espaços e os serviços oferecidos pelo condomínio e podem se locomover com mais facilidade pela cidade.

Dicas para aproveitar melhor o studio

Muitas pessoas ficam atraídas pelas vantagens do apartamento estúdio, mas enxergam a vida em um espaço menor como um desafio. Quer aproveitar o imóvel da melhor forma? Veja abaixo algumas dicas.

1. Use a decoração a seu favor

Alguns itens de decoração podem fazer com que a casa se pareça maior. Espelhos grandes, por exemplo, “alargam” os cômodos. Usar tintas claras e aproveitar a luz natural também são formas de expandir o espaço visualmente.

A disposição dos móveis também é um ponto que merece atenção. Os móveis devem ficar agrupados em cada ambiente para ajudar a delimitar cozinha, sala de estar e quarto, ajudando a deixar o ambiente mais organizado.

Sala com sofá e quadros nas paredes

2. Tenha poucos objetos

Muitos móveis e itens de decoração, em um espaço pequeno, podem trazer a sensação de bagunça e desorganização. Por isso, é muito importante escolher os objetos que estarão dentro do studio. O ideal é ter poucos móveis, que estejam em harmonia, e itens decorativos bem planejados.

3. Escolha móveis e eletrodomésticos menores

Móveis menores facilitam bastante a decoração de apartamentos pequenos, ajudando a deixar espaço livre para a circulação. Com os aparelhos eletrônicos não é diferente. Escolha aparelhos menores e, sempre que possível, use eletrodomésticos embutidos, que ajudam a ganhar mobilidade e deixar o ambiente mais organizado.

4. Tenha uma rotina de organização

Em um espaço pequeno, qualquer bagunça se torna logo evidente. Mantenha uma rotina de organização e limpeza — que será bem mais simples que a de um apartamento convencional.

Não deixe de arrumar a cama, lavar a louça, arrumar o banheiro e deixar cada coisa em seu lugar. Um espaço organizado é mais agradável e traz mais bem-estar para os moradores.

Para ver mais dicas sobre a organização de apartamentos pequenos, clique aqui.

Agora que você já conhece os benefícios de viver em um apartamento studio e sabe como aproveitar ao máximo um espaço pequeno, que tal avaliar as opções? Alguns dos imóveis com ambientes integrados da Tecnisa são o East Batel e o Centro Cívico, em Curitiba, e o Morumbi, em São Paulo.